As plantas com flores são muito procuradas pelos jardineiros. Qualquer pessoa pode plantar um áster no outono ou antes do inverno. Mas com uma condição, você deve seguir as recomendações de jardineiros experientes. Caso contrário, as sementes podem simplesmente não brotar.
- Por que semear ásteres no outono, antes do inverno - vantagens e desvantagens
- Quais sementes de áster são adequadas?
- Momento do plantio de inverno
- Estágios do plantio de ásteres no inverno
- Preparando o local e o solo
- Semeadura
- Abrigo para o inverno
- Preparando flores perenes para o inverno
- Como aparar
- Fertilizantes
- Métodos de propagação adequados antes do inverno
- Dividindo o mato
- Plantando por sementes
- Estacas
- Cuidados de primavera
- Tratamento para doenças
- Alimentando
Por que semear ásteres no outono, antes do inverno - vantagens e desvantagens
Plantar áster antes do inverno tem uma série de vantagens e uma pequena desvantagem.
Prós:
- imunidade estável a doenças;
- endurecimento de plantas;
- o período de floração muda 2 a 3 semanas antes;
- não há necessidade de cultivar mudas;
- as flores são resistentes às mudanças de temperatura.
Menos:
- alto consumo de material de plantio, algumas sementes não conseguem germinar.
Plantar sementes no outono traz muitas vantagens. Portanto, os jardineiros costumam recorrer a esse método de cultivo de áster. Isso torna mais fácil o cultivo de flores na primavera.
Quais sementes de áster são adequadas?
Os produtores de flores recomendam o plantio de variedades adaptadas ao cultivo desta forma. Os tipos de ásteres Pompon são usados com mais frequência. Eles também semeiam seu próprio material de plantio. As sementes para plantio antes do inverno devem ser frescas. No 2-3º ano, a germinação na primavera é muito fraca.
Uma condição importante para o plantio antes do inverno é o cumprimento estrito das instruções de jardineiros experientes.
Momento do plantio de inverno
As sementes são plantadas no solo em épocas diferentes, o período depende da região em que o jardineiro mora:
- Na região de Moscou são semeadas no final de outubro e início de novembro.
- Nos Urais e na Sibéria, o plantio está previsto para final de setembro, início de outubro.
- Mas o sul em novembro.
Na escolha da data de plantio das sementes de áster em campo aberto, leva-se em consideração a previsão do tempo. É aconselhável planejar o plantio quando chegar o tempo gelado. Durante o degelo, as sementes germinam e depois congelam. Na primavera eles nem brotam. Portanto, quando semear, o morador de verão decide por si mesmo.
Estágios do plantio de ásteres no inverno
As recomendações de jardineiros experientes são rigorosamente seguidas. Caso contrário, o residente de verão corre o risco de ficar sem sementes e flores.
Preparando o local e o solo
É aconselhável escolher um local onde os ásteres fiquem iluminados pelo sol a maior parte do dia.
Em seguida, a área selecionada é desenterrada, acrescentando os seguintes componentes:
- turfa;
- superfosfato;
- ureia;
- potássio;
- cinza de madeira;
- areia do rio.
O solo é escavado até 25 cm de profundidade, formam-se imediatamente sulcos e o canteiro é coberto até o início do frio persistente.
O solo para preenchimento dos sulcos é coletado previamente. Coloque em local seco, a estrutura deve estar quebradiça. Porque na primavera, quando os brotos começam a surgir, a crosta sobre o canteiro não permite que germinem.
Semeadura
O plantio das sementes é realizado dentro do prazo estipulado dependendo da região de residência do produtor. O material de plantio é disposto ao longo das ranhuras e polvilhado com solo preparado. A profundidade de plantio é de 2 a 2,5 m.É necessário semear ásteres corretamente no inverno. As sementes são plantadas com freqüência. Na primavera, após o surgimento das mudas, as mudas são desbastadas. O excesso de material de plantio não é jogado fora. É usado para plantar em outros lugares.
Abrigo para o inverno
As plantações são cobertas com polietileno, prensadas nas bordas e deixadas até o degelo da primavera. Em seguida, a tampa é removida e coberta com restos de plantas secas. Eles não são removidos até que chegue um tempo consistentemente quente.
Preparando flores perenes para o inverno
Se houver representantes perenes da família no jardim, não se esqueça de prepará-los para o inverno. Se tudo for feito corretamente, as plantas irão deliciar-se com uma floração abundante no próximo ano.
Como aparar
Os residentes de verão estão se perguntando se é possível podar ásteres perenes. Os floricultores experientes aconselham a realização de podas. Você precisa esperar até que os caules sequem. Na maioria das vezes isso acontece após a primeira geada severa. Em seguida, corte-os a uma altura de 2 a 5 cm do solo. A serragem é utilizada para cobrir variedades que não toleram geadas, bem como arbustos jovens.
Fertilizantes
Uma etapa importante na preparação das plantas para o inverno é a fertilização.Antes do inverno, a planta coleta mais nutrientes do solo. É necessário adicionar matéria orgânica ou fertilizante complexo. Os produtores de flores recomendam alimentar ásteres perenes com cinza de madeira. 0,2-0,3 kg da substância são distribuídos pelas plantas e depois o solo é solto.
Métodos de propagação adequados antes do inverno
Os ásteres perenes são propagados de diferentes maneiras. É difícil determinar o método correto. Cada residente de verão escolhe um método que seja conveniente e simples para ele. É preciso plantar plantas respeitando os prazos, para não destruí-las, mas propagá-las.
Dividindo o mato
Um método simples é desenterrar uma planta adulta e dividi-la em várias partes. Deve haver 3-5 brotos restantes em um arbusto. O sistema radicular das partes separadas de uma planta adulta deve ser forte. Os ásteres perenes são plantados cerca de um mês antes do início do frio. Os arbustos conseguem criar raízes nesse período. Uma condição importante é regar e fertilizar plantas imaturas.
Regue enquanto a camada superior seca. Alimente com uma solução fraca de verbasco, aproximadamente 15-20 dias após o transplante.
Plantando por sementes
O material de plantio pode ser adquirido na loja ou coletado de forma independente. As sementes coletadas permanecem viáveis por até 3 anos. Mas é melhor usar material de plantio fresco, pois as plantas precisam de muita força e energia para plantar antes do inverno.
O áster perene é propagado por sementes da mesma forma que o áster anual. Os sulcos são preparados com antecedência e semeados em solo congelado. Em seguida, cubra com polietileno e deixe até a primavera.
Estacas
A propagação por este método é mais adequada para o verão. Mas alguns residentes de verão plantam usando esse método no outono. As estacas são cortadas com 40-45 cm de comprimento, o corte inferior é feito num ângulo de 45⁰. Eles cavam o solo e esperam que as mudas criem raízes.Em seguida, as raízes são cobertas com cobertura morta e deixadas até a primavera.
Cuidados de primavera
Quando a neve derreter, se foi usado filme, remova-o. Alguns residentes de verão aconselham cobrir com restos de plantas, outros não.
Mudas que começam a emergir do solo precisam de bastante luz solar. O jardineiro tem o direito de decidir por si mesmo o que fazer. Se as plantações não estiverem cobertas, o jardineiro precisa monitorar a previsão do tempo. Durante as geadas, cubra os brotos para evitar que sejam danificados pela geada.
Quando chega um clima consistentemente quente, as mudas são desbastadas. Como as sementes são plantadas com mais densidade do que no plantio de primavera, o excesso deve ser removido.
As flores desbastadas crescerão mais rápido. Eles formarão um sistema radicular forte, a chave para uma parte aérea bem desenvolvida e uma floração abundante. Regue os brotos conforme necessário. Não esquecendo que o áster não gosta de excesso de umidade. Eles começam a apodrecer. Mas o solo também não deve secar. É necessário monitorar o nível de umidade. Para preservar a umidade, afrouxe o solo. Além disso, reduz o número de ervas daninhas, que também interferem no bom desenvolvimento das plantas.
Tratamento para doenças
Aster, como outras plantas, é frequentemente atacado por vírus e fungos. O cumprimento das práticas agrícolas reduz significativamente o risco de doenças nas plantas.
Se aparecerem sinais de doença, é necessário tratar imediatamente com medicamentos especiais. Eles são comprados em lojas. Os veranistas tratam os ásteres com produtos químicos sem medo, pois têm efeito eficaz e aliviam doenças por muito tempo.
Use produtos químicos com cuidado se houver frutas e vegetais crescendo nas proximidades. Especialmente se for realizada pulverização. O cumprimento dos requisitos de plantio ajuda a evitar a ocorrência de doenças.
Alimentando
Plantas jovens e imaturas requerem fertilizantes. É importante lembrar que é melhor subalimentar do que superalimentar.
Na primavera adicione ao solo:
- fósforo;
- cálcio;
- azoto.
Não há necessidade de adição de matéria orgânica, pois ela é adicionada em quantidade suficiente na formação dos canteiros no outono. Plantar áster antes do inverno ajuda muitos jardineiros. Seguir as recomendações e técnicas da tecnologia agrícola permitirá que você obtenha um canteiro de flores com várias semanas de antecedência.