O antúrio é um dos representantes mais proeminentes do mundo da botânica. A combinação de ricos tons de vermelho, laranja ou rosa da flor e folhas verdes escuras ou brilhantes realmente atrai a atenção de muitas pessoas. No entanto, a planta não é tão famosa na Rússia como, por exemplo, as tulipas, por isso nem todas as pessoas conhecem as regras de cuidado. É melhor dar uma olhada mais de perto na descrição e nos cuidados com a flor do antúrio.
Informações básicas sobre antúrio
O antúrio também é conhecido como “língua de fogo”. A flor chama a atenção pelo seu formato incomum e cor viva. Apesar de a planta preferir um clima tropical, ela consegue se adaptar a outras condições climáticas. Tem funções estéticas e de melhoria da saúde.
O que é antúrio: descrição da planta
O antúrio pertence ao gênero das sempre-vivas, da família Araceae. A planta cresce em condições tropicais, preferindo ambientes úmidos e claros, mas pode se adaptar a espaços internos e a diferentes condições climáticas. Existem diferentes tipos, diferindo em cor e textura.
A lâmina foliar é em forma de flecha, brilhante e densa. As folhas são verdes claras ou escuras. A inflorescência consiste em espata e pequenas flores. Spatha pode ser vermelha, rosa, branca ou laranja. Os caules são grossos, encurtados, atingindo 30 centímetros de comprimento.
A floração ocorre durante a maior parte do ano, principalmente de fevereiro a novembro, e é acompanhada pela retenção prolongada da forma e da saturação da cor. A floração é excluída durante os meses frios do inverno.
A planta também é conhecida por suas propriedades curativas, que incluem:
- umidificar o ar do ambiente, o que tem efeito positivo na saúde do aparelho respiratório;
- filtragem natural do ar;
- liberando o ar de formaldeído e benzeno.
A flor prefere regas regulares, mas não tolera umidade estagnada, por isso é necessário monitorar o estado do solo e evitar ressecamento ou encharcamento. Além disso, a flor precisa de luz suficiente, mas a luz solar direta deve ser evitada.
Condições necessárias para o cultivo de antúrio
Cuidar e cultivar qualquer planta de interior requer esforço e tempo. O antúrio não foi exceção.Para cultivar esta flor com sucesso, você deve cumprir condições obrigatórias, mas simples.
Cuidando do antúrio em casa: regras básicas
Apesar de o habitat da planta ser os trópicos, ela pode ser cultivada em casa. O principal é proporcionar condições de vida adequadas. Sete regras a seguir:
- Iluminação – de preferência iluminação brilhante, mas com luz diluída. A luz solar direta é proibida, portanto para colocação deve-se escolher locais com sombra parcial ou leve sombra.
- Temperatura - o indicador ideal é de 20 a 25 graus Celsius durante o dia e não inferior a 16 graus Celsius à noite. Há sensibilidade ao frio, por isso existe um alto risco de prejudicar o antúrio se a temperatura for mantida baixa.
- A rega deve ser regular. O solo no vaso deve estar constantemente úmido, mas não saturado de água. A rega ocorre quando a camada superior do solo começa a secar. É necessário evitar o ressecamento e a estagnação da umidade.
- Umidade – você precisa manter o nível em torno de 75-80%. Você pode colocar um recipiente com água ao lado da flor e também usar um umidificador. Pulverize as folhas e caules com água decantada.
- O solo deve ser drenado e nutritivo. Recomenda-se a utilização de substrato à base de turfa com adição de perlita ou vermiculita.
- Fertilizante – Alimente regularmente com fertilizante líquido para todos os fins.
- Corte – o formato e a beleza dependem da frequência do procedimento. É necessário estar atento às folhas murchas e danificadas, bem como aos caules brotando.
Regras para cuidar do antúrio quanto à sua saúde e beleza
Além de temperatura, umidade, iluminação corretas, regas regulares e solo adequado, é importante aplicar fertilizantes e podas na hora certa.
A alimentação deve incluir quantidades iguais de nitrogênio, fósforo e potássio, pois esses elementos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das plantas, afetando a floração e a saúde do sistema radicular. O fertilizante só deve ser aplicado em solo úmido para evitar queimaduras nas raízes. A alimentação é realizada uma vez por semana, quando se observa a fase de crescimento ativo. É necessário seguir rigorosamente a dosagem indicada na embalagem, pois o excesso de nutrientes pode afetar negativamente o antúrio e causar a morte das raízes.
O segundo ponto importante é a poda. Em primeiro lugar, deve ser realizada quando aparecem folhas e flores murchas ou doentes, o que afeta não só o lado estético, mas também ajuda a prevenir a propagação de doenças. A poda adequada permite modelar o arbusto e controlar sua altura e largura. Processo passo a passo:
- Prepare ferramentas de jardinagem limpas e afiadas. É melhor levar uma tesoura com lâmina reta.
- Procure folhas e flores murchas, danificadas, amarelas ou doentes e remova-as. É proibido aproximar-se muito dos botões e do caule para manter o suporte para novos brotos.
- Apare a extremidade superior das hastes para estimular o crescimento dos brotos laterais.
- Remova peças cortadas e detritos.
- Regue a flor.
A época recomendada para a poda é a primavera e o verão, pois são períodos ativos de crescimento.
Regras para transplante e propagação de antúrio
O transplante é realizado apenas na primavera e no verão. Processo passo a passo:
- Prepare uma panela nova, terra, detergente para o recipiente antigo, luvas de jardinagem, desinfetante para as mãos e água em temperatura ambiente.
- Retire a flor do vaso.
- Prepare um novo recipiente, que deve ter o dobro do tamanho do anterior. Preencha com fresco, você pode adicionar areia e perlita.
- Coloque a planta e cubra-a novamente com terra, deixando um pequeno espaço entre a camada superior da terra e a borda do vaso.
- Coloque o antúrio à sombra por 2 dias.
A reprodução pode ser feita usando um dos seguintes métodos:
- Estacas - o caule é cortado em um ângulo de 5 a 10 centímetros. O corte é colocado em um copo d'água para que a posição vertical seja mantida. O recipiente é colocado em um local bem iluminado. Transplantado para vasos permanentes após 2 semanas.
- Dividindo o arbusto - a flor é retirada do recipiente, o sistema radicular é dividido em duas partes, cada uma é transplantada para vasos separados.
- Sementes - compradas ou coletadas de flores. As sementes são cobertas com musgo úmido e colocadas em um saco plástico, que é guardado em local aquecido e ventilado periodicamente. Eles são transplantados para vasos permanentes após 2 semanas.
O antúrio é um magnífico representante do mundo botânico que, com os devidos cuidados, irá deliciar-se com a sua beleza e brilho durante muitos anos. A flor vai exigir um pouco mais de atenção do que outras plantas de casa, mas vale a pena pela estética.