Spring Adonis é uma cultura medicinal frequentemente usada na medicina. A partir do extrato dessa planta são feitas tinturas e comprimidos que auxiliam no enfrentamento de patologias cardíacas, melhoram o quadro de doenças renais e distonia vegetativo-vascular. As propriedades medicinais da erva estão associadas ao alto teor de componentes biologicamente ativos.
Descrição da planta
Adonis vernatum é uma planta perene que possui caule grosso e encurtado e rizoma marrom escuro.Esta cultura é caracterizada por caules simples ou ramificados. Eles podem ser diretos ou desviados. A altura da planta é de 20 a 50 centímetros.
Esta cultura é caracterizada por folhas fortemente dissecadas. Durante o período de floração, grandes flores espirais de cor amarela brilhante aparecem nos arbustos. Eles estão localizados nas extremidades dos brotos e atingem 40-80 milímetros de diâmetro.
Após o término da floração, frutos esféricos alongados aparecem nos arbustos. Sua estrutura inclui 30-40 nozes. A floração da cultura começa no momento do aparecimento das folhas - abril-maio. O amadurecimento dos frutos ocorre em junho-julho.
Área de crescimento
Esta cultura generalizou-se nas estepes e estepes florestais da parte europeia da Rússia. Também cresce na Sibéria Ocidental. Adonis vernatum cresce principalmente em estepes de gramíneas mistas, em solos calcários, em encostas secas e nas bordas de pinhais. Ao mesmo tempo, devido à lavoura das estepes, a distribuição de Adônis diminuiu bastante.
Lenda da flor
A flor recebeu esse nome em homenagem ao amante de Afrodite. Um dia, a princesa Mirra irritou a deusa do amor. Como punição, ela transformou a menina em uma árvore. Porém, quando uma criança nasceu de uma rachadura no porta-malas, Afrodite decidiu sequestrá-lo. Ela entregou o bebê ao reino de Perséfone, pedindo que ele fosse escondido de olhares indiscretos. Logo o lindo bebê conquistou o coração da esposa de Hades.
Perséfone não queria devolver Adônis para Afrodite. A deusa ficou com raiva e recorreu a Zeus para ajudar a resolver a disputa. Ele ordenou que Adônis vivesse seis meses com Perséfone e Afrodite. Quando o menino cresceu, ele se tornou um belo jovem e se tornou amante de Afrodite. Ares não aguentou. Ele emboscou Adônis enquanto caçava nas montanhas e o matou, transformando-o em um javali.
Afrodite lamentou amargamente seu amante. Como resultado, a menina desenvolveu uma anêmona com gotas de sangue dele. No dia do luto, ela ordenou que a tenra planta florescesse. Foi essa grama que as pessoas chamaram de Adônis.
Propriedades medicinais
Desde a antiguidade, as pessoas conhecem as propriedades medicinais da planta. Eles são descritos por fitoterapeutas do século XVI. Os curandeiros tradicionais usavam a erva para tratar doenças cardíacas, febre e hidropisia. Adonis inclui muitas substâncias valiosas que têm um efeito benéfico na condição do corpo humano. Usando esta planta você pode obter os seguintes resultados:
- Acalme o sistema nervoso, livre-se da excitação de várias neuroses.
- Melhorar o funcionamento do corpo em vários tipos de psicoses e lidar com convulsões.
- Normalize as funções do coração e dos vasos sanguíneos. A planta ajuda a equilibrar a frequência cardíaca, aumentar as contrações dos órgãos e ativar o fluxo sanguíneo. Adonis também ajuda a lidar com sintomas de insuficiência crónica, falta de ar e outras patologias do sistema cardiovascular.
- Melhorar a condição de dores reumáticas nas articulações, ligamentos e tecido muscular.
- Fortalecer as defesas do corpo contra infecções bacterianas. Adonis ajuda com pneumonia, escarlatina e dor de garganta.
- Melhorar a condição de tosse seca e irritante.
- Lidando com patologias urológicas infecciosas.
- Melhorar a condição das pedras nos rins e na bexiga.
Composição química
Adonis contém 0,83% de glicosídeos cardíacos. A quantidade máxima desses componentes está presente nos frutos verdes e na folhagem. Também fragmentos da planta acima do solo incluem adonitoxina, K-estrofantina e cimarina.
Além disso, a erva contém flavonóides e fitoesterol. Contém dimetoxiquinona, ácido ascórbico, colina e cumarinas.A planta também inclui álcool de adonita, caroteno e ácidos orgânicos. O teor máximo de componentes biologicamente ativos é observado durante a floração e a frutificação. Os glicosídeos se acumulam no sistema radicular no final da estação de crescimento.
Indicações de uso
As preparações feitas de adônis de primavera são prescritas para as seguintes patologias:
- insuficiência cardíaca, acompanhada de distúrbios circulatórios;
- neuroses do coração;
- isquemia;
- epilepsia;
- exaustão do sistema nervoso;
- distonia vegetativo-vascular;
- doenças pulmonares;
- exacerbação da cistite;
- parkinsonismo.
Contra-indicações
A cultura de tecidos inclui glicosídeos cardíacos tóxicos. Porém, devido ao baixo efeito cumulativo, não se acumulam no organismo e, se a dosagem for observada, não representam ameaça ao corpo humano. Se você violar as recomendações de uso de uma substância ou tiver intolerância individual, existe o risco dos seguintes sintomas:
- náusea;
- dor nos órgãos digestivos;
- vomitar;
- supressão do sistema nervoso;
- excitação aumentada.
As principais contra-indicações para o uso de adônis de primavera incluem o seguinte:
- hipertensão arterial;
- gastrite;
- úlcera péptica;
- enterocolite;
- aterosclerose;
- angina de peito.
Uso na medicina popular
Antes de usar o Adonis vernáculo, deve-se consultar um médico, pois a planta possui propriedades venenosas. Os seguintes remédios são usados na medicina popular:
- O chá Adonis é usado para doenças cardíacas e infecções. Para prepará-lo, é necessário tomar 2 colheres de sopa da erva para cada 800 mililitros de água. Você precisa tomar 1 colher a cada hora.
- Em caso de formação de cálculos na bexiga e nos rins, é necessário tomar uma infusão de 2 colheres de sopa de erva Adônis triturada e 4 copos de água fervida morna. Esta mistura deve ser infundida em local aquecido durante a noite. Recomenda-se tomar 1 colher de sopa a cada hora.
- Para lidar com as cólicas, recomenda-se tomar 1 colher de sopa de adônis seco e despejar 300 mililitros de água fervente. Deixe a composição em infusão por 2 horas. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
- Se ocorrer tosse forte, misture 1 colher pequena de adônis seco com 100 mililitros de água fervente. Após 2 horas o produto estará pronto para uso. Deve ser tomado 1 colher antes de cada refeição.
- Em caso de desenvolvimento de miosite, misture 7 gramas da erva com 250 mililitros de água fervente. Depois de uma hora, você pode beber a composição na quantidade de 1 colher de sopa. O curso do tratamento dura 1 mês. Depois disso, você precisa interromper por 10 dias e continuar a terapia novamente.
Coleta de matérias-primas
Para fins medicinais, é melhor usar formas de cultura das estepes. Neste caso, recomenda-se coletar a matéria-prima de arbustos poderosos, cortando a parte superior da planta. Vale a pena deixar 10-15 centímetros dos arbustos. Ao final da floração, Adonis perde sua atividade biológica. Recomenda-se secar as matérias-primas coletadas no sótão ou em secador especial a uma temperatura de +50-60 graus.
Adonis vernatum é uma planta medicinal valiosa que contém muitos componentes úteis. É por isso que a cultura é utilizada na medicina oficial e popular.