O Patinho Tomate recebeu esse nome devido ao fato da planta dessa variedade adorar muito a umidade. Este é um tomate maravilhoso, que se caracteriza pela vegetação rasteira e pelos saborosos frutos suculentos.
A variedade foi criada por criadores russos e tem efeito curativo no corpo. O vegetal é utilizado na alimentação infantil e dietética, também há informações de que o tomate combate o câncer. O valor do produto está no teor de betacaroteno em seus frutos, que é de 3%, o que certamente é benéfico para o organismo.
Características da planta
Os arbustos da planta têm formato padrão, são do tipo rasteiro e crescem em altura até 55-70 cm.Se a cultura foi cultivada em estufa, então, em condições de temperatura mais aceitáveis, a cultura pode atingir uma altura de 1 metro. Não há muitas folhas na planta e são de cor verde escura. Graças a isso, o arbusto não precisa ser amarrado ou beliscado. A cultura é caracterizada por inflorescências simples.
Além disso, a planta não é exigente quanto à temperatura e cresce bem em áreas com clima fresco.. O tomate pode ser plantado tanto em área aberta quanto em estufa. A vantagem é a resistência à requeima. A cultura pertence ao tipo determinante. Para cultivar a planta, você deve escolher um solo altamente fértil.
O tomate tem boa imunidade e raramente está exposto a diversas doenças.
Descrição da fruta
Os tomates têm a seguinte descrição. O fruto é redondo e possui bico na ponta. Quando visto à distância, o formato lembra um coração. O peso médio deste tomate é de 60 a 85 gramas. As frutas são convenientes para uso fresco em saladas e enlatados. A única cor amarela do tomate vai decorar a sua mesa.
Além disso, eles não são exigentes quanto ao transporte e podem ser transportados por longas distâncias. Neste caso, a fruta não ficará enrugada e terá o seu aspecto original. Portanto, os frutos desta variedade caracterizam-se pela boa qualidade de conservação. Em média, um tomate pode durar mais de 1 mês sem perder o sabor e a apresentação.
Quando conservadas, as frutas não racham e ficam atraentes no pote.
Prós e contras da variedade
Depois de plantar repetidamente a safra, os jardineiros identificaram as seguintes vantagens do tomate:
- compactação do arbusto - O patinho não ocupa muito espaço, mas ao mesmo tempo dá uma boa colheita;
- retorno amigável da colheita;
- as propriedades do tomate são utilizadas para fins medicinais, em particular para o câncer;
- a variedade possui boa imunidade e é resistente ao apodrecimento das partes inferior e superior da planta;
- Além de regas frequentes, o tomate não requer cuidados constantes, por isso não será difícil cultivar uma planta saudável.
A cultura praticamente não tem desvantagens, a única desvantagem é que o tomate não dá uma colheita muito grande de um arbusto.
Como é feita a semeadura?
As sementes são plantadas no início de abril. Antes de plantar uma planta é necessário preparar um solo especial saturado de nutrientes essenciais, para isso são adicionados fertilizantes ao solo. As sementes são plantadas a uma profundidade de 1,5-2 cm. Depois disso, a caixa deve ser coberta com uma película grossa e deixada até que as sementes comecem a eclodir.
Quando a muda tem duas ou três folhas é preciso colhê-la para que a planta fique mais forte e ganhe força.
Os tomates são plantados no solo em meados de junho. O cuidado consiste em rega abundante, capina, remoção de ervas daninhas e parasitas. A muda tem um bom sistema imunológico, mas para prevenção é melhor tratar o solo e as folhas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Esta variedade adora regar abundantemente mais do que outros tomates. Se a planta for comida por lesmas ou ervas daninhas do repolho, elas devem ser removidas manualmente.
A variedade é considerada um tomate de maturação precoce e produz a primeira colheita aos 107 dias após o plantio das sementes.
É necessário observar a rega durante a floração do tomate. A falta de rega pode levar à queda na produção.
Possíveis problemas
Embora as características da planta descrevam um bom sistema imunológico, ainda podem surgir algumas dificuldades no cultivo do tomate. Isso se deve ao fato de que cada jardineiro planta as plantas à sua maneira e a estrutura do solo é diferente em todos os lugares. Com base na experiência, os jardineiros decidiram compartilhar problemas e medidas preventivas para eliminar as causas.
A perda de cor e dos ovários do tomate pode ser causada pela falta de nutrição e umidade. Se um tomate cresce em uma estufa, a causa pode ser falta de ventilação e apodrecimento dos frutos. Para eliminar este problema, é necessário realizar regas sistemáticas com água à temperatura ambiente. É imperativo ajustar a quantidade de rega dependendo das condições climáticas.
Se for notada queda de flores e ovários devido à ocorrência de podridão na parte superior da planta, é necessário controlar a ventilação da estufa e a rega sistemática.
Conclusão
O seguinte pode ser dito sobre o tomate Patinho: é uma variedade maravilhosa que se provou bem, recebeu boas críticas e ganhou popularidade sem precedentes entre os jardineiros. As crianças gostam muito desta variedade de tomate e, no inverno, graças à sua cor amarela e ao excelente sabor, pode surpreender hóspedes e vizinhos com lindas conservas.