Todo jardineiro sonha com uma grande colheita em seu terreno. O tomate “Tarpan f1” é um excelente exemplo de planta que produz excelentes rendimentos, mas ao mesmo tempo não necessita de cuidados especiais.
Característica da variedade
Além do tomate Tarpan f1 apresentar alto rendimento, os frutos apresentam excelente sabor. Este híbrido possui as características positivas de um tomate ideal. A descrição da variedade pode começar pelo fato de que esta variedade de tomate pertence às variedades de maturação precoce. Já 100 dias após o surgimento dos brotos, já podemos esperar a primeira colheita.Se o agricultor reunir as condições necessárias para o cultivo da planta, podem ser colhidos até 12 kg de frutos em cada metro quadrado.
Esta variedade foi criada por criadores holandeses. Foi especialmente desenvolvida para ser plantada em regiões com condições climáticas moderadas. O tomateiro desta variedade não é grande, com número mínimo de folhas. As folhas são de tamanho pequeno, com uma agradável tonalidade verde claro. Uma média de 4-6 tomates se desenvolvem em cada cacho.
Vantagens do Tarpan
Entre as diferenças positivas mais características da variedade, destacam-se as seguintes:
- aspecto atraente da fruta e excelente sabor a tomate maduro;
- alto rendimento;
- a capacidade de resistir a muitas doenças comuns do tomate;
- pequenos arbustos podem ser marcados de forma compacta em uma estufa ou em uma pequena área de um terreno pessoal.
Avaliações desta variedade de quem a plantou, apenas positivo, nenhum lado negativo encontrado.
Descrição das frutas
Quase toda a colheita contém frutos comercializáveis. Sua característica distintiva são os seguintes parâmetros:
- os tomates têm uma tonalidade vermelho-rosa;
- a forma lembra uma esfera achatada na parte inferior e superior;
- as nervuras são fracamente expressas;
- pele externa relativamente densa;
- polpa bastante suculenta;
- sabor adocicado agradável;
- os frutos são de tamanho médio, mas cultivados em casa de vegetação podem chegar a 200 gramas;
- mantêm suas qualidades e não perdem sua apresentação durante o armazenamento a longo prazo;
- não têm medo de transporte;
- Após a colheita na fase de maturação técnica, amadurecem bem.
Na culinária, esses tomates são utilizados para consumo cru e para fazer saladas. São adequados para preparar conservas. O tamanho pequeno permite marinar inteiros em potes.Os tomates Tarpan são frequentemente usados na comida de bebê para preparar purês e sucos de vegetais.
Regras crescentes
Os tomates da variedade Tarpan não requerem cuidados especiais durante o cultivo. Necessitam dos requisitos básicos inerentes às variedades mais comuns e o cultivo não causará dificuldades tanto para quem já planta essas hortaliças há muitos anos, como para os jardineiros iniciantes.
Como a maioria das variedades precoces, as sementes são semeadas em recipientes no início de março. Esses tomates não requerem desinfecção do solo nem uso de preparações especiais para estimular o crescimento. O solo em que as sementes são plantadas deve consistir em uma quantidade igual de solo de jardim e húmus podre. O solo do jardim pode ser substituído por solo de grama.
Após as sementes serem colocadas em recipientes com terra, elas são levemente regadas e cobertas com filme para garantir a retenção de umidade. Ao garantir que a temperatura do ar na sala com as sementes semeadas seja de +23 graus, em breve você poderá esperar as primeiras entradas. As plantas emergentes devem ser instaladas de forma que a luz solar incida sobre os recipientes. Para regar os brotos de tomate jovens, use um borrifador. Desta forma, ao regar, a água não danificará as plantas delicadas.
O mergulho é realizado depois que a maioria das plantas apresenta 2 folhas verdadeiras. A colheita de mudas cultivadas envolve o replantio de plantas retiradas do solo em outros recipientes. Neste caso, cada planta pode ser colocada em um vaso separado. Para tanto, são utilizados com sucesso copos de turfa vendidos em lojas especializadas. Após o plantio das mudas, é realizada a primeira alimentação.
Plantando mudas
A época de plantio de mudas em campo aberto é afetada principalmente pelas condições climáticas. Deve-se levar em consideração a possibilidade de recorrência de geadas e a temperatura do solo da região.
Embora o tamanho dos arbustos seja pequeno, não é recomendável engrossar o plantio do tomate. Regue os tomates com água aquecida ao sol. Evite regar excessivamente. É melhor fazer isso com mais frequência, mas com moderação. Após a rega, no dia seguinte, o solo ao redor dos arbustos está solto. Isso garante que as raízes retenham a umidade por mais tempo. Para aumentar a produtividade, os tomates são alimentados três vezes por temporada.
Pragas do tomate e doenças típicas
O "Tarpan f1" é resistente às doenças características da erva-moura, mas ainda devem ser tomadas medidas preventivas para cultivá-las e aguardar a colheita. Assim, no momento do plantio das sementes, o solo é desinfetado com água oxigenada ou solução de sulfato de cobre. Isso ajudará a evitar que as plantas sejam infectadas com fusarium. Recomenda-se tratar o tomate plantado no solo com antifúngicos, além de antivirais, antes do aparecimento do ovário.
Se forem observados danos à requeima nas plantas, neste caso elas serão tratadas com preparações contendo cobre.
Os pés de tomate e seus frutos podem ser afetados pelas seguintes pragas de jardim:
- lesmas;
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- Besouros da batata do Colorado.
Se não forem tomadas medidas adequadas, estes insectos podem privar completamente o agricultor da sua colheita de tomate.
Observação! Quando aparecem frutos ou ovários, é contra-indicado tratar pés de tomate com agrotóxicos.
Para se livrar dos pulgões, os arbustos devem ser borrifados com água e sabão e as lesmas devem ser removidas manualmente.Você pode se livrar dos besouros da batata do Colorado removendo imediatamente os ovos que a fêmea do inseto plantou na folha ou usando preparações especiais.