Muitos jardineiros estendem o prazer de cultivar plantas até meados do outono e até mesmo no inverno. Por exemplo, o tomate cereja no parapeito de uma janela tem uma aparência estética e, com os devidos cuidados, pode dar frutos o ano todo. Existem muitos tipos dessas plantas com cores diferentes. Pertencentes à família das beladuras, não exigem muito esforço para cuidar deles e darão muitos frutos em agradecimento. Tomates frescos em miniatura na mesa de jantar no inverno parecem exóticos e têm um sabor adocicado incomum.
Características de cuidado
A criação de condições favoráveis para o crescimento normal das plantas é uma grande preocupação para os jardineiros. Para cultivar tomate em um apartamento, você precisará criar um ambiente o mais próximo possível do campo. Vejamos os principais critérios que devem ser atendidos primeiro.
Terra
Para cultivar tomates, você precisa de solo ácido neutro misturado com nutrientes como:
- húmus;
- cinzas;
- superfosfato;
- turfa;
- excrementos de frango.
Isso é suficiente para plantar sementes e cultivar mudas. A alimentação durante o período posterior é selecionada individualmente. O principal é não superalimentar o tomate, o excesso de nutrientes no solo fará com que se acumulem nos frutos.
Os jardineiros alemães usam um truque ao cultivar tomates em casa. Acontece que as mudas podem ser plantadas em baldes de metal comuns. Os íons de ferro interagem com o solo e inibem a atividade das bactérias do solo. Como resultado, a planta não sofre requeima e frutifica melhor.
Antes de plantar sementes, recomenda-se desinfetar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
Iluminação
A iluminação é um fator importante na vida do tomate. Eles amam muito a luz e geralmente é preparada iluminação adicional. Sem iluminação adequada tomate cereja crescem lentamente, os caules e as folhas perdem a sua rica cor verde brilhante. Um pequeno número de ovários é formado e eles caem.
Recomenda-se selecionar lâmpadas especiais que brilhem nas seguintes faixas:
- azul;
- verde;
- vermelho.
Mas é possível usar lâmpadas incandescentes comuns? Ao aquecer o filamento de tungstênio, eles produzem luz próxima ao vermelho. O espectro violeta é praticamente inacessível para eles. Além disso, as lâmpadas emitem raios infravermelhos, que aquecem o solo e o próprio arbusto, podendo levar à morte da planta.
Mas como cultivar tomate cereja no parapeito de uma janela sem usar vários reguladores de temperatura? Recomenda-se preparar lâmpadas compostas por três faixas de LED - azul, verde e vermelho, respectivamente. Eles emitem luz monocromática nos espectros especificados. Devem ser instalados a uma distância de pelo menos 15–20 cm da bucha. Alguns amadores usam iluminação por baixo, mas isso não desempenha um papel especial.
Para o desenvolvimento de caules e folhas na fase inicial, as luzes azul e vermelha são muito úteis para o tomate.
Para cultivar frutas, é necessária iluminação no espectro verde. A iluminação é usada durante o dia no ciclo natural. À noite, as plantas descansam, não é necessário acender as luzes LED.
Temperatura
A temperatura mais favorável para o desenvolvimento do tomate está na faixa de 18 a 22 graus. Seu excesso ou diminuição levará à inibição das funções vitais e à morte da planta. Mas como cultivar tomates em um apartamento se os tomates são tão sensíveis à temperatura? É por isso que é recomendado o uso de lâmpadas LED para iluminação. A temperatura da superfície de trabalho desses dispositivos não ultrapassa 40 graus, caso contrário eles simplesmente falham sem causar nenhum dano à planta.
Como plantar
Como escolher as sementes certas, já que existem mais de uma dezena de variedades diferentes de tomate cereja? Tudo depende da preferência pessoal.
O método de cultivo de sementes não difere do método de campo:
- As sementes são colocadas em pano úmido pré-preparado a uma distância de pelo menos 1 cm uma da outra.
- Coloque em um local escuro.
- Mantenha a temperatura e a umidade necessárias.
- Brotar até aparecerem caules de sementes com até 1-2 cm de comprimento.
Preparamos copos plásticos ou caixas com terra.Depois disso, pode-se plantar as sementes germinadas em meio previamente preparado. A seguir, expomo-los à luz ou à estufa. Organizamos cuidados diários e iluminação.
O rápido cultivo de mudas depende diretamente do horário de rega e fertilização escolhido. O solo não deve ficar molhado o tempo todo - isso levará à rápida acidificação do solo e ao desenvolvimento da requeima. É melhor esperar até que o solo seque após a rega e depois soltar o solo. Depois de algum tempo, regue o solo novamente.
No período outono-inverno, o cultivo de mudas tem características próprias. Um dos erros é organizar uma pequena horta diretamente no parapeito da janela de um apartamento particular. O ar frio sai por baixo dos peitoris e janelas, principalmente no inverno, o que pode interferir seriamente em todos os seus empreendimentos. É melhor cultivar mudas sob filme plástico e começar a endurecê-las antes de plantá-las em um jardim improvisado. Nesse caso, o ar frio não entrará pelas frestas da janela e a corrente de ar não danificará a planta.
Se necessário, você pode piquetear as mudas - isso permitirá que os brotos restantes se desenvolvam melhor. Os tomates cereja não são plantas de interior; eles precisam de mais espaço para crescer. Após o endurecimento, as mudas acabadas podem ser plantadas preparando-se previamente uma pequena horta. Adequado para plantio de mudas:
- Panela redonda de barro com bordas lisas. O modo como os tomates cereja crescem depende da variedade; alguns gigantes podem crescer até um metro. Normalmente o vaso é pendurado de forma que o arbusto se forme não só para cima, mas também pendurado nas bordas.
- Um balde de metal comum não causará nenhum problema adicional ao seu proprietário. A única coisa que você precisa cuidar são as bordas.Os tomates cultivados em vaso têm a vantagem de não serem danificados pela superfície brilhante de sua “casa”.
- Você pode cultivar cerejas no parapeito de uma janela ou varanda usando pequenas caixas de madeira. Escolha o lado leste, pois os tomates adoram luz.
Como podem ver, existem pelo menos várias opções, tudo depende das condições e da imaginação do jardineiro.
Cultivo de frutas
Se todas as condições acima forem atendidas, é perfeitamente possível cultivar tomate cereja em casa e obter uma boa colheita. Resta combinar o cronograma de rega e fertilização e monitorar cuidadosamente o crescimento das plantas.
Por vários dias, as mudas podem parecer feias: todos os arbustos foram cultivados em casa de vegetação e ainda não se adaptaram ao novo ambiente. Gradualmente, os caules e as folhas devem adquirir uma cor verde rica e brilhante.
Se não houver iluminação suficiente, os brotos se esticarão excessivamente, tentando alcançar a fonte de luz. Por terem sido plantados em um ambiente incomum para eles, é importante posicionar imediatamente e corretamente a retroiluminação e a iluminação principal. Ao se curvar em busca da luz, a planta perde força. Uma “lavagem” uniforme de luz proporcionará um estímulo adicional ao crescimento.
Se notar alongamento excessivo das hastes, isso pode ser sinal de iluminação insuficiente. Existe um método interessante que você pode usar. Como experiência, plante dois arbustos idênticos um ao lado do outro. Usando uma escova macia, escove levemente ao longo das folhas e do caule de uma delas. Existem pêlos sensíveis nas folhas que ficam deformados. Surpreendentemente, o crescimento do arbusto diminui e o caule fica mais espesso.
Se se deixar levar pelo processo de cuidar das plantas, sem dúvida obterá uma grande colheita de tomate cereja em casa ou numa estufa privada, na varanda e até na garagem: com os devidos cuidados e atitude atenta à natureza, você certamente terá sucesso.