Conseguir uma colheita extra-precoce de tomate é o sonho de qualquer jardineiro. Se desejar, você pode usar o tomate híbrido Morozko. Esta variedade recebeu ampla aprovação entre residentes de verão e agricultores. Esses tomates são adequados para cultivo em ambientes internos e externos. Inscrita no Cadastro Estadual desde 2006 como variedade cultivada na região da Terra Negra Central.
Descrição da variedade
Os arbustos são pequenos (variedade determinada). As folhas são verdes escuras. O início do amadurecimento dos frutos ocorre 90–95 dias após o aparecimento das entradas em massa. A variedade aumentou a produtividade.Com tecnologia agrícola adequada, é possível colher pelo menos 6 kg de tomate de um arbusto.
Quando cultivados em escala de produção, as fazendas colhem 188–241 kg/ha de tomates da variedade Morozko. Nos anos de maior sucesso, foram registadas colheitas de até 500 c/ha. A comercialização da cultura varia de 59 a 63%. Quando armazenado em áreas frescas de lojas de vegetais, é possível conservar os tomates colhidos por 1 a 2 meses.
As características desta variedade híbrida indicam que o tomate cresce e frutifica com sucesso mesmo em condições climáticas desfavoráveis ao cultivo.
Aumentou a resistência a doenças (especialmente fusarium e TMV). É necessário um processo de pinçamento, embora o número de hastes a serem arrancadas seja pequeno.
Após o aparecimento da quinta inflorescência, o topo do arbusto é pinçado, limitando o seu crescimento. A altura das plantas costuma atingir 75 centímetros (se cultivadas em casa de vegetação) e até um metro em áreas abertas. Até 6 tomates amadurecem em um cacho. Tal como acontece com todas as variedades híbridas, as sementes para o cultivo de mudas devem ser adquiridas no varejo especializado.
As principais vantagens e desvantagens de Morozko
Qualidades positivas da variedade:
- a capacidade de crescer e frutificar sob diferentes condições climáticas;
- a classificação na escala do teste de degustação é 5 em 5 possíveis;
- resistência a doenças típicas do tomate.
A principal e quase única desvantagem de que os jardineiros reclamam é a necessidade de beliscar arbustos.
Características da fruta
O tomate Morozko F1 tem nervuras suaves e formato achatado. A casca do tomate é lisa e com superfície brilhante.Os frutos do recheio apresentam uma cor esmeralda clara e, após a maturação, tornam-se vermelhos brilhantes. Resistente a rachaduras.
Os tomates têm 3–4 câmaras de sementes. A polpa apresenta uma acidez quase inaudível. A descrição da casta indica que os frutos são pequenos, têm peso médio de 50 a 75 ge os exemplares maiores chegam a 200 G. Excelente sabor. Os tomates são utilizados para consumo fresco; os tomates são adequados para processamento.
Regras crescentes
Esta variedade pode ser cultivada em diferentes condições: em estufa ou em canteiros abertos. As mudas cultivadas são plantadas no solo com 50 a 55 dias de idade após o plantio das sementes. Os tomates devem ser alimentados com fertilizantes minerais e orgânicos.
Por 1 m² m, 2–3 plantas são plantadas em estufa e 3–4 quando plantadas sob filme ou em terreno aberto. O tomate tem pouca folhagem no caule. É necessário formar 4 – 5 inflorescências. Os 2 cachos inferiores são considerados os mais fortes e possuem os frutos maiores.
Em casa de vegetação não há necessidade de pinçar, mas no cultivo em áreas abertas, o excesso de caules é cortado. O rebento principal é formado sob a quinta inflorescência. Não é necessário estaquear os caules da variedade Morozko. Quanto mais frutos houver no mato, mais demorado será o processo de amadurecimento. Se você fizer a pinça, a colheita pode ser feita muito mais cedo.
Como cultivar um tomate precoce
Os tomates ficam melhor com a combinação certa de açúcares e ácidos – um produto da luz solar e da fotossíntese.
As variedades precoces costumam ser menos saborosas do que os tomates de maturação tardia e intermediária, pois passam menos tempo ao sol. Mas se cultivadas corretamente, as variedades precoces podem produzir frutos muito saborosos.
A semeadura começa com o plantio das sementes 5 a 6 semanas antes da última geada esperada. Após 2 a 3 semanas, eles são transplantados para outros recipientes para permitir que o sistema radicular se desenvolva livremente.
Acesso ao sol
As mudas devem ser colocadas de forma que tenham acesso à luz solar por pelo menos 16 horas. Para isso, são instaladas lâmpadas fluorescentes. O local para plantio de mudas no solo é escolhido de forma a fornecer luz solar por 8 horas.
Aquecimento do solo
Antes do plantio, o solo é aquecido. Uma película preta é colocada no topo do solo por cerca de 7 a 10 dias, depois são feitos buracos para o plantio de mudas quando chegar o momento necessário.
O processo de plantio em uma cova
Ao plantar plantas no solo, certifique-se de que as folhas superiores estejam acima da superfície, abaixando o caule para formar raízes adicionais.
Um punhado de composto bem podre, esterco, farinha de ossos ou outro fertilizante orgânico para tomate, fertilizantes de fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento do sistema radicular, são colocados no fundo do buraco.
As plantas precisam ser plantadas a uma distância suficiente para que os arbustos possam receber livremente ar e luz solar, o que é especialmente importante para as primeiras variedades de tomate. Os enteados devem ser removidos para obter tomates mais precoces.
Colheita
O solo deve estar úmido, não seco, para garantir a floração e a frutificação. O regime de irrigação intensivo é interrompido vários dias antes da colheita prevista. Isso garante a concentração de açúcar e sabor na fruta.
Avaliações
Irina G., região de Belgorod: “Faço jardinagem há mais de 20 anos. Gosto de plantar diferentes variedades de tomate. Morozko plantou um híbrido este ano pela primeira vez.Posso dizer que crescer não foi particularmente difícil. Fiquei impressionado com o amadurecimento precoce do tomate.”