As melhores e mais produtivas variedades de tomates altos, quando plantá-los para mudas

Os tomates são convidados frequentes nos jardins rurais. Tomate em suas propriedades benéficas Não é inferior às frutas cítricas, especialmente em termos de teor de vitamina C. Portanto, os residentes de verão costumam chamá-la de “laranja do campo”. O cultivo de tomates é um trabalho bastante exigente, exigindo muita preparação para produzir uma colheita grande e saudável de tomates. Cada vez mais, variedades altas de tomates podem ser encontradas em canteiros de jardim. Eles são significativamente superiores a outras variedades de tomate em termos de taxa de crescimento do caule principal, e isso só pode ser interrompido se você apertar o topo do arbusto a tempo.


Algumas variedades de tomates altos podem crescer 5 m em apenas seis meses. Conseqüentemente, você pode obter uma grande quantidade de colheita deles. O principal é saber quando plantar tomate alto e como fazê-lo corretamente.

Tecnologia de cultivo de mudas

Variedades produtivas de tomate devem ser semeadas em caixas de mudas no final do inverno. E os preparativos para a próxima temporada precisam começar no outono. O terreno onde ficarão os canteiros de tomate alto e será realizada a semeadura deve ser bem escavado e fertilizado com esterco. O mesmo procedimento deve ser feito na primavera, quando a neve derrete. Somente para orgânicos, é necessário adicionar 1 colher de sopa. eu. fertilizante de potássio e 5 colheres de sopa. eu. fosfatos.

O fabricante das sementes lhe dirá quando semear tomates altos para as mudas. Ele deve indicar as datas exatas na embalagem. Normalmente, os tomates são plantados aproximadamente 2 meses e meio antes do plantio em canteiros abertos. O final de fevereiro é a melhor época para isso. As plantas poderão crescer e ficar mais fortes.

Se você já cultivou tomates altos em seu terreno, ou se seus vizinhos compartilharam várias frutas particularmente bem-sucedidas, você pode coletar sementes de tomate de forma independente para fazer mudas para uma colheita futura. Apenas as melhores variedades e os exemplares mais saudáveis ​​​​e bonitos são adequados para isso.

Várias das melhores frutas devem ser colocadas no parapeito da janela e esperar até que finalmente amadureçam e amoleçam. Use uma colher para retirar o suco com as sementes e coloque-o em uma jarra de vidro.

Depois de repousar alguns dias a uma temperatura de 22 °C, o suco ficará de cor clara e as sementes estarão prontas para processamento posterior. Eles precisam ser lavados e secos sobre uma superfície plana e lisa, por exemplo, sobre uma folha de papel ou vidro.

tomates em Jeplice

Mas o preparo das sementes para o plantio não termina aí.Para fortalecer e endurecer o material de plantio, é necessário embeber as sementes em uma solução quente usando fertilizantes líquidos ou cinza de madeira. E depois de decorridas 24 horas, é necessário embrulhá-los em sacos plásticos e colocá-los em local frio por alguns dias. Isso ajudará as sementes a sobreviver a possíveis mudanças de temperatura.

Os tomates para mudas devem ser plantados em solo previamente preparado. Para prepará-lo é preciso pegar húmus, turfa e grama em partes iguais, saturar com superfosfato, sulfato de potássio e uréia nas proporções indicadas nas embalagens. A mistura resultante deve ser calcinada no forno a uma temperatura de cem graus durante 20 minutos. A camada de solo não deve ultrapassar 5 cm.

O solo preparado para cultivo deve ser colocado em caixas de madeira ou plástico em uma camada uniforme.

Você mesmo pode calcular quando semear as mudas ou seguir o calendário lunar do residente de verão. Geralmente semeamos de 20 de fevereiro a 10 de março. Se as plantas forem transplantadas para uma estufa, a época de plantio pode ser um pouco diferente. Quando o local de plantio estiver pronto, ele deverá estar bem regado e você poderá começar a semear tomates altos e cultivá-los usando tecnologia testada pelo tempo.

É necessário fazer sulcos no solo a uma distância de 5 cm entre si e não mais que 1 cm de profundidade.As sementes devem ser semeadas uma de cada vez, em incrementos de 2 cm, e a seguir borrifadas com terra. Isso completa o plantio de sementes altas de tomate. Não se deve regar de cima, basta cobrir com vidro ou filme plástico para criar efeito estufa. As caixas com mudas devem ser colocadas em um local claro e quente - no parapeito da janela sul.Este é apenas o começo do cultivo de mudas fortes.

À medida que as mudas crescem, elas precisam ser alimentadas periodicamente com oxicloreto de cobre nas proporções indicadas na embalagem. Vale a pena regar moderadamente para não estragar as plantas ainda na fase de muda. O excesso de umidade pode causar a morte do sistema radicular, a acidez do solo e o aparecimento de uma mosca preta da fruta, alimentando-se da podridão.

Quando aparecerem as duas primeiras folhas verdadeiras, a planta deve ser podada. Isso acontece por volta dos 20 dias de idade, então as plantas precisam ser transplantadas para um recipiente maior. Frascos individuais ou até mesmo copos plásticos são perfeitos para isso. As mudas devem ser replantadas com solo nativo para que o processo de adaptação ao novo local ocorra de forma rápida e despercebida.

Mudas boas e fortes só crescerão se tiverem espaço suficiente para crescer e luz solar.

Plantar mudas em terreno aberto e cuidar

As variedades produtivas precisam ser plantadas em padrão xadrez. Para isso, prepare fileiras longas com covas largas e profundas, aproximadamente do tamanho de uma pá, de 15x15 cm, devendo ser plantado um arbusto em cada cova para garantir uma boa ventilação das plantas.

Fertilizante

O melhor rendimento é observado em plantas que possuem substâncias minerais e orgânicas suficientes. Durante todo o período de crescimento do tomate, agrônomos experientes recomendam pelo menos 3 mamadas. A primeira será 10 dias após o transplante das mudas para o canteiro. A melhor escolha para isso são excrementos de pássaros ou esterco, a partir dos quais é preparada uma solução 1:10. É melhor combiná-lo com rega. Também é possível usar misturas de fertilizantes prontas, por exemplo, “Gumisol”.Para melhor absorção, o solo para cultivo deve ser imediatamente coberto com serragem ou agulhas de pinheiro sob a base do caule do arbusto. Isso também evitará o aparecimento de ervas daninhas.

humisol

Quando aparece o segundo pincel com ovários no arbusto, é preciso esperar 10 dias e fazer a próxima alimentação. Para isso, é necessário preparar uma solução especial, que inclui esterco, 3 g de permanganato de potássio, 3 g de sulfato de cobre, 1 colher de sopa. eu. fertilizante pronto “Solução” - por 10 litros de água. 2 litros são colocados em cada planta. A terceira alimentação é realizada quando os primeiros frutos amadurecem. A mesma solução é preparada e são adicionados 2,5 litros em cada arbusto.

Rega

Os tomates altos devem ser regados generosamente, até 1 litro por arbusto. Mas não há necessidade de molhar os frutos e folhas, devendo regar apenas na raiz da planta. Porém, se o tempo lá fora estiver nublado e sem sol por muito tempo, a rega deve ser reduzida para 2 vezes por semana.

Tomates altos gostam de ser regados na primeira metade do dia. A temperatura da água não deve ser muito baixa. Idealmente – 24-26 °C. Portanto, o melhor é pintar um recipiente com água em cores escuras e colocá-lo em local ensolarado, assim não será necessário aquecer o líquido antes de regar.

Em tempo muito quente e seco, o solo entre os arbustos deve ser furado com um forcado e, após a rega, bem solto. Nesse caso, é preciso tentar não danificar as raízes da planta. E com a chegada do outono, quando restam apenas alguns cachos de fruta, os tomates devem ser libertados das amarras e cuidadosamente colocados no chão. Depois disso, a rega deve ser totalmente interrompida.

Liga

Sem suporte, essas plantas altas podem simplesmente quebrar. Eles precisam de um bom suporte, o que permitirá que os arbustos cresçam não só em largura, mas também em altura.Jardineiros experientes usam três tipos de liga - corda, estacas ou rede.

Ao longo das bordas da cama você precisa cavar 2 estacas altas, que podem subir 3m acima do solo. Entre eles é necessário esticar um cordão de náilon, do qual se estendem cordas para todas as plantas. Os materiais sintéticos que não estão expostos a germes são os melhores.

À medida que a planta cresce, as cordas precisam ser apertadas para que o arbusto não caia no chão. Quando os tomates chegam a 2,2 m, não dá mais para arrancá-los, mas deixá-los pendurados livremente junto com os frutos.

Se for possível amarrar cada arbusto separadamente, use estacas individuais que são cavadas perto do arbusto. Também deve ser amarrado em vários lugares, conforme o tomate cresce, com corda sintética ou de náilon. O mesmo princípio é utilizado para utilizar uma rede à qual as plantas são amarradas nos locais necessários. Quanto mais alto o arbusto, mais frequentemente ele precisa ser amarrado.

Enteado

Após 1,5-2 meses, a partir do momento do plantio das mudas, deve-se começar a retirar as folhas em crescimento e os brotos localizados mais próximos do solo. Eles interferem na circulação do ar e contribuem para a ocorrência de diversos tipos de doenças. Além disso, matagais muito densos atraem parasitas que podem danificar os frutos.

beliscando tomates

Os brotos devem ser retirados do arbusto pelo menos uma vez por semana. Neste caso, você só pode colher 3 folhas de uma vez. Após esta operação, um dia depois é necessário regar bem a planta. À medida que o arbusto cresce, é necessário remover o excesso de brotos e até mesmo os novos ovários. Para isso, basta monitorar a planta. Deve haver pelo menos 15 folhas e não mais que 8 cachos de frutas. Somente neste caso será alcançada uma boa produtividade.

Variedades de tomates altos

O momento de amadurecimento do tomate dependerá inteiramente da escolha da variedade. Todas as variedades produtivas terão maturação precoce ou intermediária. É isso que permite que bons jardineiros tenham grandes colheitas.

  • “Alyonushka” é uma variedade precoce, cujos frutos podem atingir até 1 kg cada. É semeado 100 dias antes da colheita prevista e o rendimento será alto.
  • “Miracle of the Earth” também é uma variedade inicial. Seus frutos pesam até 500 g e precisam ser plantados 90 dias antes da colheita.
  • "Midas" é uma variedade meio-tardia. Mudas semeadas e plantadas em campo aberto darão os primeiros frutos em 120 dias. Cada tomate pesará até 100 g.
  • "De Barão" é uma variedade de meia temporada. Deve ser plantada 130 dias antes da colheita e o rendimento é alto. Como dizem as avaliações dos jardineiros, essa variedade frutifica por 3 meses, antes da primeira geada, e cada fruto pesa até 70 g cada.

tomates altos no jardim

Todas essas variedades produtivas de tomates altos apresentam vantagens visíveis sobre outros tomates. Essas hortaliças requerem menos espaço para semear e podem ser plantadas em um pequeno terreno. Eles produzem muitas vezes mais rendimento em comparação com suas contrapartes de baixo crescimento, enquanto uma planta pode ter até dez cachos completos de frutas.

Além disso, o seu aspecto invulgar permite-lhe decorar o aspecto do seu jardim. Além disso, algumas variedades altas e produtivas, se plantadas corretamente, podem dar frutos até o final do outono, antes das primeiras geadas.

Cada jardineiro escolhe quais variedades de tomate plantar em sua parcela. Alguns buscam altos rendimentos, outros tentam cultivar os frutos maiores e outros ainda simplesmente adoram tomates cultivados em casa.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim