As novas tecnologias no cultivo de vegetais e o rápido desenvolvimento da agricultura em estufas estão a encorajar os cientistas a desenvolver novas variedades promissoras de tomate. A descrição da nova variedade de tomate T 34 será do interesse dos proprietários de estufas: pequenos agricultores e residentes de verão. O híbrido tem se mostrado bem no cultivo industrial de hortaliças. Seu sabor já foi apreciado pelos compradores de supermercados.
Tomates russos - uma resposta às sanções
Em 2016, no auge das sanções, a variedade russa de tomate T 34 assustou o Ocidente. O nome ameaçador do tomate assustou os produtores europeus, não sem a participação da mídia americana.Cientistas políticos, com a participação de jornalistas, tentaram impor ao cidadão comum a ideia da agressão russa aos mercados vegetais europeus.
O híbrido russo é de facto muito promissor em termos de produtividade e não é à toa que assusta os agricultores da Bulgária e de outros países europeus. Foi testado em estufas industriais de tipos antigos e novos. Em complexos novos e bem organizados, onde a altura das estufas é de 4 m, o seu rendimento foi de 40 kg/m². Nas antigas estufas baixas, a produtividade do tomate é de T 34 - 31,6 kg/m², mas estes números são impressionantes.
Informações sobre variedades
Variedade T 34 do grupo dos tomates do tipo indeterminado. Seu desempenho máximo pode ser alcançado em estufas aquecidas com treliças de 4 m de altura.
Para a produção de tomate durante todo o ano, os veranistas e agricultores precisam dominar a tecnologia de rotação estendida, as características do T 34 são ideais para isso. O mais novo híbrido está adaptado a tecnologias intensivas, de modo que as sementes, apesar do alto custo, se pagam rapidamente.
Descrição
T 34 são tomates do tipo vegetativo. Características típicas deste tipo de tomate:
- Crescimento estável do caule principal.
- Dimensões lineares estáveis das placas foliares, a redução do comprimento no verão não passa de 20% (com norma aceitável de 30%).
- As inflorescências são resistentes a vincos.
- Os frutos são formados em cachos de pelo menos 5 a 6 pedaços cada, amadurecem simultaneamente e são colhidos em cachos, em vez de tomates individuais.
- Frutificação estável.
A finalidade do tomate é a salada; os frutos se formam e amadurecem em 110 dias. Em estufas aquecidas de policarbonato, os residentes de verão podem fazer a colheita durante as seguintes estações:
- inverno Primavera;
- verão;
- outono Inverno.
Os horticultores amadores podem receber um rendimento garantido de 11 kg/m².
Fruta
No híbrido T 34, os frutos apresentam formato regular de ameixa, são uniformes em tamanho, formato e cor. Os tomates maduros apresentam coloração uniforme, a cor dos frutos maduros é vermelha sem manchas verdes na região do pedúnculo.
A pele lisa possui uma estrutura fina e densa. O peso médio do tomate ameixa é de cerca de 100 g, podendo haver de 7 a 8 pedaços no cacho. A primeira inflorescência (pendão) forma-se na axila da 9 (10) folha.
Relação do T 34 com doenças
O híbrido é moderno, durante o seu desenvolvimento foi introduzido no genótipo um gene especial que garante imunidade duradoura às perigosas doenças do tomate:
- VTM;
- fusarium;
- verticílio;
- cladosporiose;
- nematóide.
Valor da variedade
O mais novo híbrido possui uma gama completa de características valiosas. Seus frutos toleram bem o transporte de longo prazo e podem ser armazenados por muito tempo em armazém e na geladeira doméstica.
As qualidades gustativas das frutas receberam as melhores críticas de provadores e compradores comuns. O T 34 comprovou sua produtividade e resistência a doenças durante um curto período de operação (desde 2012).
Conclusão
Os mais novos híbridos de tomate que chegam ao mercado de sementes não são baratos. Vale a pena experimentá-los, pois dão aos residentes de verão a oportunidade de passar para um novo nível de cultivo de hortaliças e alcançar rendimentos recordes.