O tomate varietal anão japonês tornou-se muito popular entre os jardineiros nos últimos anos. É atraído pelo seu nome interessante, maturidade precoce e despretensão. Toda a colheita amadurece na videira. A variedade é adequada para semear diretamente no solo. Não é um híbrido e é fácil de coletar suas sementes.
Até agora, a variedade de tomate anão japonês não pode ser encontrada nas lojas de jardinagem russas. Oficialmente, é embalado pela empresa de sementes cazaque Invent Plus. É possível obter sementes anãs japonesas de horticultores amadores. As críticas sobre esta variedade são muito contraditórias. Para obter um bom retorno, é preciso levar em consideração todas as vantagens do anão japonês e utilizá-las com sabedoria.
Características varietais
O anão japonês é uma variedade despretensiosa, mas isso não significa que os tomates cresçam sozinhos com sucesso. Os tomates requerem pelo menos cuidados mínimos.
Formação
Os tomates anões japoneses são determinados, mas não de crescimento muito baixo. Eles crescem a meio metro do solo, às vezes até um pouco mais alto. Quando a planta atinge a altura máxima, ela termina (para de crescer). O segredo para obter uma colheita normal deste tomate está na correta formação do arbusto.
Aquela descrição da variedade, que fala da inutilidade de beliscar, não é totalmente correta. A experiência dos jardineiros mostra que a total falta de modelagem leva a rendimentos escassos. Os enteados floridos estéreis crescem de baixo para cima e do subsolo, atraindo para si a maior parte dos nutrientes. Basta um evento simples - um enteado único.
Para uma formação adequada, aproxime-se do arbusto uma vez durante toda a temporada - logo no início, quando o primeiro pincel floresce. É necessário arrancar todos os ramos laterais (enteados) abaixo do pincel de flores, certificando-se de deixar pequenos tocos. Não crescerão mais brotos aqui. Além disso, todo o crescimento que surgiu de baixo na base do tronco principal é imediatamente removido. É isso, o trabalho está concluído. Restam os brotos laterais que crescerão acima do primeiro pincel. As plantas devem estar amarradas.
Os arbustos ficam exuberantes por cima, mas bastante compactos. Essa redistribuição da nutrição permite obter uma boa colheita para uma variedade de maturação precoce - mais de dois quilos de tomates de maturação precoce de um arbusto. Os frutos terão tempo para evitar serem afetados pela requeima, que nunca aparece cedo demais.
O tipo de arbusto comprimido permite um plantio denso (6 a 9 raízes são colocadas em um metro quadrado), e a variedade anã japonesa não tem medo de sombreamento. Isso aumentará a produção de uma área específica.
Frutificação
Os tomates plantam sua primeira inflorescência cedo - às vezes já existem 6 ou 7 folhas na axila. Cada cacho produz de 3 a 5 frutos. Em média, os tomates pesam de 60 a 70 gramas, mas também existem frutas de cem gramas. Se os arbustos forem formados corretamente, eles estarão literalmente repletos de frutas.
Os tomates são redondos, muito lisos e de cor vermelha brilhante. As paredes da fruta não são muito grossas, mas também não são macias, mas sim densas, o que é raro em tomates de maturação precoce. O sabor dos tomates anões japoneses amadurecidos ao ar livre é bom, especialmente em comparação com outras variedades precoces.
Os tomates anões japoneses amadurecem tão precocemente e são despretensiosos que conseguem formar frutos mesmo quando cultivados sem mudas, quando semeados diretamente no solo (em estufa de rua). Além disso, o arbusto baixo e compacto é adequado para a colheita na varanda ou no peitoril da janela de um apartamento na cidade, mesmo com falta de luz. Quando semeado em casa no outono, o tomate dará frutos no inverno e na primavera.
Anão mongol
Além do anão japonês, os horticultores se apaixonaram pela variedade de tomate anão da Mongólia. Seu nome é semelhante, mas suas características possuem características próprias.
Dimensões da planta
O anão da Mongólia tem uma estrutura arbustiva incomum. Primeiro, o rebento principal se estende para cima, atinge uma pequena altura de 15 a 30 cm e depois se curva para o lado e em direção ao solo. O arbusto cresce com brotos curtos, espalhando-se em todas as direções. Pode ocupar uma área de meio metro a um metro de diâmetro.
O anão da Mongólia é legitimamente considerado uma variedade superdeterminada. O sistema radicular é superficial, ramificando-se não em profundidade, mas em largura. No início, as plantas jovens desenvolvem-se muito lentamente, depois o crescimento acelera. Os brotos que se espalham não precisam de liga e também não há necessidade de fixá-los.
Fruta
Esses arbustos anões produzem frutos inesperadamente grandes, pesando cerca de 200 gramas. O peso médio também é bastante respeitável - 170 gramas. Os tomates são redondos, vermelho-framboesa. O sabor é muito influenciado pelas condições climáticas. Às vezes a polpa é um pouco azeda, mas bastante agradável, com um aroma típico de “tomate”.
A densidade dos frutos é bastante elevada. Os tomates são carnudos, com pouco líquido e transportáveis. A pele é densa, mas ainda pode ser danificada por lesmas, pois os pincéis pesados ficam praticamente no chão. Ao cultivar um anão mongol, é necessário colocar uma camada de cobertura morta (palha, feno, fibra agrícola) sob ele.
A variedade anã da Mongólia tem maturação precoce. Os frutos começam a amadurecer muito cedo, às vezes já no final de junho - início de julho. Quase toda a colheita fica vermelha na videira, mesmo em terreno aberto na região de Moscou e na Sibéria. Os arbustos se ramificam e crescem constantemente novos ovários. A frutificação dura muito tempo, até a geada. Os tomates anões da Mongólia são tolerantes ao frio e à seca e resistentes a infecções bacterianas e fúngicas.
Tomates anões da Mongólia Ainda não vendido nas lojas. A variedade não tem status oficial. Jardineiros amadores compartilham as sementes entre si. No início, esse tomate era distribuído na Transbaikalia e na Sibéria, e agora é cultivado por jardineiros em toda a Rússia.