Mesmo num curto período de verão, uma colheita garantida de tomate é possível se você escolher variedades que se adaptem ao máximo às condições climáticas locais. Uma combinação bem sucedida de resistência ao frio e alto rendimento é demonstrada pela descrição do híbrido “Guarda Vermelha”, criado por criadores de Chelyabinsk para a Sibéria, Extremo Oriente, Sul e Norte dos Urais. Os jardineiros recebem sementes premium com 100% de germinação e propriedades garantidas de plantas híbridas.
[toc]
As vantagens dos híbridos são óbvias: qualidade estável, uniformidade de produtos, resistência a doenças e fatores naturais instáveis. Mas é impossível preparar suas sementes para uso futuro, assim como é impossível obter a variedade você mesmo, na ausência da matéria-prima original.As sementes híbridas só devem ser adquiridas de distribuidores legais.
Características principais
Os tomates Red Guard f1 são híbridos de primeira geração, caracterizados por alto rendimento, resistência ao frio e resistência à maioria das doenças do tomate. As principais características da variedade parecem muito impressionantes.
- A planta é baixa, até 80 cm de altura, do tipo superdeterminada. Essa característica sugere que a primeira inflorescência se forma já acima do nível de 7 a 8 folhas, e imediatamente após a formação de 3 a 4 cachos de flores a planta para de crescer.
- É costume cultivar uma cultura de baixo crescimento na sua forma natural, sem cortar ou amarrar. Mas, como dizem os comentários, o tomate Red Guard f1 forma cachos com 5 a 9 frutas. O peso do tomate varia de 150 a 250 G. Uma carga tão pesada exige o fortalecimento não só do tronco, mas muitas vezes a liga dos brotos laterais.
- A planta tem ramificação média e cresce bem em massa verde. A folha é comum, lisa. Recomenda-se plantar parcialmente a planta, retirando todos os brotos laterais até o nível do primeiro cacho.
- O híbrido não tem medo de mudanças de temperatura e baixos níveis de luminosidade, e é destinado ao cultivo em estufas, estufas de inverno e verão com aquecimento solar natural, bem como para terrenos abertos. Isso é facilitado pela alta resistência ao frio, que é especialmente importante durante os períodos de retorno das geadas em junho.
- Outra característica do híbrido chama a atenção. Esta é a resistência da planta ao fusarium, cladosporiose, nematóides das galhas e vários patógenos de doenças virais. Isso não apenas facilita o cuidado do tomate, mas também pode reduzir significativamente as perdas na colheita.
- Os frutos são redondos, com nervuras no pedúnculo, densos, carnudos, com casca vermelha e densa. O sabor é doce e azedo, agradável. O tomate Red Guard apresenta boas características comerciais: é adequado para transporte, pode ser armazenado por muito tempo sem perder suas qualidades de consumo.
- Os frutos do tomate Guarda Vermelha são bastante versáteis, servem para fazer sucos, pastas e purês. Tomates menores e de maturação tardia funcionam bem em marinadas e picles. E, claro, a primeira colheita antecipada é usada para acompanhamentos e saladas.
O tomate é interessante pela confiabilidade, garantindo boa produtividade em quaisquer condições de verão curto e chuvoso. Os arbustos compactos não ocupam muito espaço, por isso são adequados para cultivo em pequenos canteiros de jardim. E mesmo depois de transplantados para o solo, apesar de serem despretensiosos, não exigirão muito tempo e esforço para serem cuidados.
Importante! Limitar a umidade pode regular a taxa de amadurecimento do tomate. Quando o equilíbrio hídrico é perturbado, a planta se esforça para reproduzir as sementes, direcionando todos os recursos para alimentar os frutos que se firmaram. O processo é acompanhado pela queda dos ovários.
Características de cuidado
As variedades híbridas distinguem-se por técnicas agrícolas simplificadas. As baixas exigências de iluminação e a altura limitada do arbusto permitem o cultivo de mudas fortes sem problemas. E isso já é metade do sucesso. Depois de pousar na rua, as preocupações diminuem ainda mais. É assim que são as principais etapas do cuidado de um híbrido.
- As sementes das mudas são plantadas no início de abril. Cuidar das mudas se resume a regar regularmente e soltar o solo. A alimentação é realizada uma vez a cada 20 dias. Na fase de 2-3 folhas permanentes, as plantas mergulham.
- As mudas são plantadas em local permanente em casa de vegetação nos primeiros dez dias de maio, colocando de 3 a 4 plantas por metro quadrado. M. As mudas são transplantadas para campo aberto na terceira década de maio, mantendo uma densidade de plantio de 2 a 3 arbustos por metro quadrado. m.
- A haste é reforçada amarrando-a a suportes. Os cuidados limitam-se a regar, na ausência de chuva, soltar o solo, capinar, adubar conforme necessário. A planta pode ser modelada, deixando de um a três caules. No primeiro caso, a colheita dos frutos maduros pode ser esperada no final de junho.
- Entre as recomendações do fabricante da semente também está a descrição das técnicas mais simples de formação de um arbusto. Os rebentos laterais são removidos até ao nível do primeiro ovário ou, se desejado, deixa-se um segundo caule de reserva. Você também deve remover imediatamente a folhagem morta.
- Em condições mais favoráveis, o arbusto pode ficar mais alto e, consequentemente, o momento da primeira colheita é adiado para um período posterior. Quem já plantou tomate sabe que com a ajuda de técnicas simples é possível regular a velocidade de amadurecimento dos frutos. Um desses métodos é reduzir a umidade do solo.
Uma curta estação de crescimento reduz a quantidade de fertilização adicional. E as características de uma determinada variedade dispensam o jardineiro da necessidade de lidar com enteados e acompanhar o crescimento excessivo da videira. Mas ainda são necessários cuidados mínimos. Essas variedades são indicadas para quem não tem tempo para trabalhar no local. A variedade de alto rendimento e resistente às intempéries e às doenças justifica plenamente seu nome incomum.