A variedade de tomate, chamada Yellow Cap, foi desenvolvida por criadores russos e foi incluída no cadastro estadual em 2011. A cultura é destinada ao cultivo em abrigos e em espaços abertos. A planta é do tipo determinante e não necessita de ações adicionais para interromper o crescimento. Os arbustos pequenos com altura não superior a 50 cm são compactos, apresentam rizoma pouco desenvolvido, que se caracteriza pelo desenvolvimento lateral. Graças a essa característica do tomate, a planta consegue dar frutos quando cultivada em vasos no parapeito de uma janela.
O tomate é uma espécie de maturação precoce. Após o plantio, passam em média 80 a 90 dias até que os primeiros frutos sejam colhidos. O poderoso caule da planta permite que os arbustos suportem grandes quantidades de tomates. Devido ao período de maturação precoce, o tomate não é suscetível à requeima.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os jardineiros observam que a cultura tem vantagens e desvantagens. As vantagens do tomate são:
- curto período de tempo necessário para o tomate amadurecer;
- bela aparência de tomate;
- rico sabor de tomate da fruta;
- resistência à maioria das doenças.
As desvantagens incluem o baixo rendimento e a incapacidade dos frutos para armazenamento a longo prazo, mas esta desvantagem é compensada pelo excelente sabor do tomate. Os tomates são adequados para consumo in natura, inclusive em saladas. Os vegetais não perdem a utilidade quando congelados. Adicionar tomates aos pratos confere-lhes um sabor rico. Graças à casca grossa, os frutos toleram bem o tratamento térmico e não se deformam, por isso a variedade é recomendada para enlatamento.
Características da fruta
Os frutos maduros são redondos e apresentam uma rica cor amarela. Até amadurecerem, os tomates apresentam uma tonalidade esverdeada pálida. O tamanho médio do fruto é de 3 a 4 cm.O tomate tem casca densa, superfície lisa e brilhante.
A polpa do tomate é suculenta e contém pequena quantidade de sementes. Avaliações de jardineiros falam do aroma rico e do sabor doce da fruta. A colheita média por planta é de 0,5 kg. Alguns arbustos, sujeitos a técnicas adequadas de cultivo, podem render até 3 kg.As plantas são sensíveis à falta de luz, por isso, quando cultivadas em casa no inverno, é necessária iluminação adicional.
Os frutos apresentam boa resistência à fissuração. O problema dos defeitos das frutas está associado a mudanças bruscas de umidade devido às mudanças de temperatura diurnas e noturnas. O valor de umidade recomendado para cultivo é de 60%.
Recomendações para cultivo
O cultivo em terreno aberto só é permitido em áreas com clima quente. Nas regiões norte, é preferível plantar em estufa ou vasos de flores. Antes do plantio, recomenda-se desinfetar as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio. Para isso, o material de plantio é colocado em um recipiente com solução por 1 hora, após o que é lavado com água morna.
Recomenda-se escolher solos argilosos e com baixa acidez. As sementes são plantadas a uma temperatura do solo de pelo menos 25 C0. O material não deve ser enterrado mais que 2 cm e a distância entre as reentrâncias também deve ser de 2 cm.
Após o plantio, o recipiente é coberto com uma película, que é retirada após a germinação.
Ao mergulhar, o volume do vaso de mudas deve ser de no mínimo 300 ml. O transplante para local de cultivo permanente é realizado no 50º dia. No plantio em casa de vegetação recomenda-se deixar uma distância entre os arbustos de no mínimo 50 cm, para cultivar uma planta e fazer a colheita não será necessário muito tempo e esforço, pois a variedade não requer pinçamento e é considerado despretensioso.