Nem todo jardineiro pode cultivar mudas de tomate poderosas e de alta qualidade. Afinal, além dos devidos cuidados, é necessária uma organização adequada do espaço. Graças a isso, a produtividade não é prejudicada e a manutenção fica mais fácil. Vejamos como é o esquema correto para o plantio de tomate em uma estufa 3x6.
Arranjo de camas
A construção de canteiros de estufa apresenta certas características. Vejamos os mais comuns:
- a estufa deve ser colocada em local bem iluminado e aberto;
- o lado comprido deve ser colocado de leste para oeste;
- as camas devem estar localizadas no lado comprido;
- altura dos canteiros de estufa - não mais que 30 - 40 cm;
- largura dos canteiros da estufa - 60 - 65 cm;
- passagem - não mais que 45 - 50 cm.
Variedades padrão e de baixo crescimento são idealmente plantadas em estufa ou viveiro.Ao fazer uma estufa 3 x 6, são construídos 2 canteiros e 1 corredor ou 3 canteiros com 2 corredores longitudinais.
O canteiro central é destinado ao plantio de variedades altas, e os externos são utilizados para variedades baixas e anãs. Esta combinação de plantas é perfeita para plantar tomates em estufa.
Claro, o layout depende apenas do próprio jardineiro. Para facilitar o cuidado dos arbustos externos, é necessário criar um canteiro de pequena largura. A passagem permite caminhar com calma pela área, sem tocar nas plantas.
Para que o tomate se desenvolva bem, cresça e dê uma boa colheita, é necessário dar-lhe espaço suficiente. Os tomates não devem crescer em condições de aglomeração - isso afetará negativamente a colheita. Se houver mudas extras, é melhor plantá-las em outros locais.
Características de colocação em estufa
É importante prestar atenção à organização de um microclima confortável em uma estufa de policarbonato. Uma das condições favoráveis ao cultivo é o correto plantio do tomate em área de estufa, para que os arbustos tenham plena luz e acesso ao oxigênio.
Com o plantio adequado, o tomate não carecerá de nutrientes que entram no solo - isso permitirá que cresça, se desenvolva normalmente e produza bons frutos. Se você quer fazer uma boa colheita, é preciso plantá-las corretamente e cuidar bem e sistematicamente delas.
Existem três opções de posicionamento possíveis (a escolha deve ser feita em função da variedade de tomate):
- O esquema tradicional é usado para variedades de maturação precoce. A distância entre linhas deve ser de 0,7 m, e entre arbustos - 0,5 m.
- Fita - caracterizada por plantas dispostas em padrão xadrez. A distância entre arbustos é de 0,5 m.
- Um esquema combinado é usado para o cultivo de diferentes variedades. Os baixos estão localizados ao longo das paredes (a uma distância de 0,3–0,4 m um do outro) e os altos são plantados perto do corredor (a uma distância de 0,5–0,6 m).
A estufa é colocada de leste a oeste - isto fornecerá a iluminação necessária.
É importante saber quantos tomates podem ser colocados em uma sala 3x6:
- variedades de baixo crescimento - plante cerca de 200 peças, 2 arbustos em um buraco;
- as variedades são de tamanho médio - são plantadas cerca de 40 peças;
- variedades altas - plante cerca de 30 peças, em padrão xadrez;
- variedades muito grandes - colocadas em uma linha de 10 a 14 peças.
Se forem plantados vários tipos de variedades diferentes, é necessário calcular a quantidade ideal de material de plantio na estufa para que o erro não prejudique a colheita.
O que influencia o posicionamento
Via de regra, os jardineiros plantam diversas variedades de tomates em uma estufa. No entanto, alguns outros critérios também influenciam o esquema:
- A direção do vento afeta a regulação da temperatura e a presença de correntes de ar no ambiente. Assim, é melhor plantar tomates com pouca resistência às mudanças de temperatura contra as paredes da estufa.
- Iluminação. Existem variedades que precisam de muita luz. Eles devem ser colocados no lado ensolarado.
- Uma combinação de diferentes variedades. Em um espaço pequeno, é mais lucrativo plantar tomates com características diversas. Por exemplo, você pode combinar variedades que gostam de luz com variedades tolerantes à sombra.
- O nível de comodidades é um fator importante na escolha de uma opção de acomodação.Isto inclui a localização de canteiros de estufa, a concepção de sistemas de irrigação, iluminação, aquecimento e ventilação.
Esquema de plantio para diferentes variedades
Quando é proporcionado um microclima confortável na estufa, para fazer uma boa colheita, deve-se prestar atenção ao esquema de plantio.
A colocação adequada das plantas fornecerá o nível necessário de luz, umidade e nutrientes.
Para estufas 3x6, faça 2 canteiros com um corredor:
- Os tomates anões padrão, de baixo crescimento, são plantados em três fileiras, um ou dois arbustos por cova. A distância entre os furos deve ser de cerca de 0,3 a 0,4 metros. No primeiro caso são plantados 200 arbustos e no segundo - 180.
- As variedades híbridas e de crescimento médio devem ser colocadas em duas linhas no canteiro da estufa. A distância entre os arbustos é de cerca de 0,4 a 0,5 metros. O número de plantas é de 40 peças em uma linha.
- Variedades indeterminadas e altas são plantadas em padrão xadrez. Para isso, são feitas duas linhas no canteiro da estufa. Número de tomates - 30 - 32 peças.
- Variedades espalhadas e especialmente grandes são plantadas em uma linha de 10 a 12 arbustos.
Em primeiro lugar, a colocação das plantas depende diretamente das variedades plantadas:
- baixo crescimento - 60 cm entre linhas e 40 cm - de arbusto em arbusto;
- altura - espaçamento entre linhas de 70 cm e 50 cm - distância de um furo a outro.
Para facilitar a manutenção, deixe um caminho que separe as linhas. Sua largura deve ser de 0,1 M. Preste atenção na forma de formação do arbusto da estufa. Para uma haste a distância deve ser de 0,2 - 0,3 m, para duas hastes plantadas em uma cova - 0,35 - 0,4 m O esquema deve ser realizado com uma distância de 80 cm, e entre canteiros de estufa - 1 m Covas para baixo crescimento as variedades devem ter 20 cm e para variedades altas - 30 cm.
Para plantar tomate, via de regra, utiliza-se uma estufa de 50 cm de altura acima do arbusto. Isso criará condições favoráveis para o bom desenvolvimento do tomate e o amadurecimento dos frutos.
A organização adequada do espaço na estufa permitirá obter uma colheita abundante e de alta qualidade. O principal é que as plantas não se amontoem e possam se desenvolver adequadamente. Seguindo regras simples de colocação de plantas, você pode facilmente obter lindos tomates.