O tomate “Druzhok F1” é um híbrido original da empresa de criação russa “Gavrish”, que recebeu as melhores críticas pela sua despretensão e produtividade. Produz excelentes colheitas mesmo para iniciantes no cultivo de hortaliças.
Descrição do híbrido
Descrição da variedade: os arbustos do híbrido “Druzhok F1” são determinados, crescem até 50-70 cm e o período vegetativo dura cerca de 90-100 dias. A haste é forte e padrão. Os tomates crescem melhor se amarrados a um suporte ou treliça.
Os tomates “Druzhok F1” são resistentes à luz solar, a folhagem protege os frutos de queimaduras. Os cachos formam seis ou oito frutos.No total, o arbusto produz 3-4 cachos frutíferos em uma haste. A produtividade chega a 12-16 kg de tomate por 1 metro quadrado com bom atendimento e tecnologia agrícola adequada.
Características dos frutos: os frutos do “Druzhok F1” são médios, saborosos, doces e azedos. A planta produz muitos lindos frutos vermelhos padrão de 80-100 gramas cada. O formato do fruto da variedade é redondo, nivelado com uma pequena depressão no fundo. Os tomates são carnudos, suculentos, a casca é grossa e macia. Todos os “amigos” amadurecem quase simultaneamente.
Vantagens do híbrido “Amigo F1”
As avaliações e as qualidades do produto do híbrido são excelentes:
- bom gosto;
- produtividade;
- aparência atraente da variedade;
- frutas de tamanho padrão;
- amadurecimento amigável de frutas;
- Os frutos são estáveis, não enrugam nem racham durante o transporte ou no mato.
A combinação dessas qualidades da variedade torna atraente para os produtores de vegetais o cultivo de tomates Druzhok F1, tanto para si quanto para venda. Esses tomates são muito procurados no mercado.
Os tomates vermelhos contêm o antioxidante natural licopeno, que destrói as células cancerígenas e prolonga a juventude.
Os tomates têm um grande efeito no funcionamento do coração e do sistema vascular, além de melhorar o funcionamento do fígado, dos rins e do pâncreas. Esses tomates são muito úteis, tanto crus quanto processados termicamente. Durante o tratamento térmico, a quantidade de vitamina C no tomate quase dobra.
Como aumentar a produtividade
O rendimento dos tomates Druzhok F1 pode ser aumentado seguindo certas regras de cultivo:
- É necessário fertilizar as mudas uma vez por semana com fertilizantes líquidos para mudas de hortaliças.
- Durante o transplante, é necessário usar preparados para fortalecer o sistema radicular, além de cinzas, que servem para polvilhar os buracos.
- Antes do plantio das mudas, elas devem ser inspecionadas cuidadosamente. Plantas enfraquecidas ou quebradas devem ser descartadas.
- Os pés de tomate são plantados de acordo com o esquema: 80-100 cm entre linhas, 40-50 cm entre arbustos.
- É melhor regar os tomates gota a gota.
- Após o plantio dos arbustos da variedade, é necessário regar os tomates a cada 10-12 dias.
- É melhor cobrir o solo sob a planta com grama picada, feno ou palha.
- Primeiro fertilize com uma fórmula de nitrogênio e depois com fertilizantes de potássio de acordo com o esquema.
Resistência a doenças do tomate
Os tomates “Druzhok F1” são híbridos resistentes a doenças, por isso praticamente não adoecem e você não precisa se preocupar com a colheita.
Para aumentar a produtividade e obter colheitas desta variedade antes do indicado pelo fabricante, pode-se utilizar preparações com aceleradores de crescimento vegetal. Por exemplo, o moderno bioestimulante “Biogrow” (para descrição e dosagem, consulte as instruções do medicamento).