O tomate Danna se tornará o sonho de muitos jardineiros envolvidos no cultivo de hortaliças no norte e centro da Rússia. A variedade também apresenta alto rendimento em regiões onde os verões são bastante frescos. Na raiz, as plantas têm tempo de crescer cedo e amadurecer frutos suculentos e apetitosos, mesmo com mudanças bruscas de temperatura. Além disso, no cultivo, o tomate não necessita de muitos cuidados, o que também é uma vantagem indiscutível.
Descrição da variedade
O tomate Danna é uma hortaliça de maturação precoce da seleção russa. A variedade foi obtida em 1983 para cultivo nas regiões norte da Rússia, Moldávia e Ucrânia.
Graças à seleção bem-sucedida, a produção de tomate é sempre estável. A colheita do tomate ocorre nos dias 110–117, após o plantio das sementes. O primeiro pincel da inflorescência forma-se acima da 8ª folha da planta, cada um subsequente com intervalo de 2 folhas.
Descrição da planta:
- O tomateiro de Dunn não é um tipo padrão;
- a altura da planta é de 50–55 cm;
- variedade de folhas médias;
- a folha é de tamanho médio, verde escuro;
- a inflorescência é complexa, produzindo mais de 5 frutos.
O tomate destina-se ao cultivo em terreno aberto. Para que o rendimento chegue mais cedo, os vegetais também podem ser cultivados em estufas e estruturas de estufas.
Características da fruta
Tomate universal de Dunn. Seus frutos são indicados para o preparo de saladas, pratos quentes e diversos tipos de preparações para o inverno. Graças à sua casca forte e ao seu baixo peso, o tomate também é muito utilizado em conservas de frutas inteiras..
Características do produto do tomate:
- peso – 95–105 g;
- formato – achatado e redondo;
- cor – vermelho brilhante;
- polpa – carnuda;
- as qualidades de sabor são excelentes.
Uma característica distintiva dos tomates Dunn é que eles contêm cerca de 5,3% de matéria seca.
Vantagens da variedade
Como todas as hortaliças, a variedade Danna possui vantagens individuais. Os pontos fortes do volume incluem:
- alto rendimento, que varia de 3 a 5 kg por arbusto;
- bom transporte em longas distâncias;
- excelente sabor;
- resistência ao frio;
- resistência à requeima;
- facilidade de atendimento.
Segundo especialistas, a variedade não apresenta deficiências significativas.
Importante: Apesar da variedade Danna ser resistente à requeima, para prevenção ainda é recomendado borrifá-la com Fitosporina 3 vezes durante a temporada.
Dicas para cultivar a variedade
Aqueles que cultivaram a cultura Dunn afirmam que, para obter um alto rendimento, as seguintes regras devem ser seguidas:
- Para obter mudas maduras, é necessário semear bem densamente.
- Quando 2 folhas verdadeiras são formadas nas mudas, plantas fortes e bem desenvolvidas são selecionadas e colhidas.
- As mudas são plantadas em terreno aberto somente após a geada passar.
- A área de tomate deve ser bem iluminada e protegida dos ventos do norte.
- Padrão de plantio 40x60 cm.
- Durante o crescimento, as plantas são alimentadas com fertilizantes complexos radiculares e foliares.
Avaliações de jardineiros indicam que os tomates não precisam ser beliscados ou apoiados. Para o desenvolvimento da planta, são realizadas regas oportunas, capina e afrouxamento do tronco da árvore.
Avaliações:
“No ano passado plantei este tomate na minha casa de verão. Em princípio fiquei satisfeito com a colheita. Os tomates são macios e comercializáveis. Os frutos amadureceram precocemente, 90 dias após o plantio. A única coisa que não gostei foi o curto prazo de validade.” S. P. Jukov
“Danna planta tomates há vários anos consecutivos. Gostei desta variedade pelos seus arbustos baixos, onde os frutos foram colhidos de forma compacta. O rendimento também foi encorajador. De cada arbusto colhi cerca de 3 kg de tomate. Os tomates são saborosos, bonitos e muito bons para preparar frutas inteiras em conserva e saladas.” N. G. Apto
“Plantei diferentes variedades de tomate na minha dacha. Um dos melhores tomates que posso destacar é o Danna. A planta é absolutamente pouco exigente no cuidado e resistente a ondas de frio repentinas. Além disso, o tomate apresenta anualmente bons indicadores de rendimento” Dmitry Ascheulov