O tomate Bobcat é uma variedade híbrida de tomate criada por criadores holandeses. Seu registro na Rússia remonta a 2008. Pelas qualidades características do tomate, a variedade é popular não só entre os veranistas, mas também entre os empresários que se dedicam à comercialização de hortaliças.
Características principais
Os tomates Bobcat diferem de outras variedades em suas características individuais. Numerosas avaliações de residentes de verão afirmam que a planta plantada tem as seguintes características distintivas:
- Altura média: a altura média do arbusto é de 60 centímetros, sendo possível um desvio de 10 centímetros para menor ou maior direção;
- A planta tem maturação tardia: você pode fazer a primeira colheita 120 - 130 dias após o plantio no solo.
- A variedade apresenta alta resistência às doenças do tomate.
- Alto rendimento: a partir de 1 metro quadrado você pode colher 8 quilos de hortaliças.
- O plantio resiste bem às mudanças de temperatura e à falta de umidade.
- Os frutos maduros têm excelente sabor. Seu peso médio é de 180 a 240 gramas: os tomates mantêm o peso médio durante todo o período de frutificação.
- A cor é vermelha brilhante, a polpa é densa e carnuda;
- Os frutos apresentam formato redondo e achatado.
- A colheita resultante, caracterizada por uma combinação ideal de ácidos e açúcares, produz deliciosos sucos e pasta de tomate. Os vegetais cultivados são usados ativamente no preparo de preparações para o inverno e no corte de saladas.
A descrição da variedade menciona apenas uma desvantagem: o amadurecimento tardio. Devido ao longo amadurecimento dos frutos, o cultivo não é possível em algumas regiões do país.
Crescente
Existem várias características do cultivo da variedade de tomate Bobcat que devem ser observadas ao semear e plantar material de plantio no solo.
Essas restrições se devem ao fato de os tomates Bobcat terem sido criados para crescer em climas quentes. Condições ideais para plantar esses tomates em terreno aberto são criados no Território de Krasnodar, no Norte do Cáucaso e na região de Astrakhan.
Se um residente de verão quiser cultivar uma variedade na Rússia Central, os tomates devem ser plantados em uma estufa. A descrição do tomate Bobcat F1 não recomenda que os veranistas plantem arbustos nas regiões norte, uma vez que esta cultura não resiste a fortes geadas.
Semeando mudas
Para que a planta produza o máximo rendimento, as sementes devem ser semeadas corretamente. Para fazer isso, você precisa considerar várias recomendações:
- A semeadura deve ser feita em março.
- As sementes devem ser plantadas em solo normal misturado com húmus.
- Antes do plantio, as sementes não necessitam de preparo especial ou imersão.
Para semear, você deve seguir as seguintes instruções.
- O material de plantio é cuidadosamente disposto na superfície do solo, levemente borrifado e borrifado com água.
- O recipiente é coberto com polietileno.
- Após a germinação, o filme é retirado, a planta é replantada e alimentada com fertilizantes potássicos.
- Você pode obter mudas fortes e saudáveis em condições de falta de luz solar usando lâmpadas fluorescentes ou LED. Além disso, esses dispositivos impedirão que a bucha seja arrancada.
Na primavera, é recomendável levar as mudas para a varanda ou rua por várias horas - isso ajudará os arbustos a se adaptarem às condições ambientais.
Aterrissando no chão
Após a formação das mudas saudáveis, elas devem ser plantadas no solo. O transplante de mudas é realizado de acordo com instruções claras.
- O primeiro passo é preparar o solo. Deve ser desinfetado com solução de sulfato de cobre. A composição pode ser preparada misturando 1 colher de sopa da substância e 10 litros de água. Antes de irrigar a área, é retirada a camada superior do solo com 10 centímetros de espessura.
- O solo é levemente fertilizado com cinzas e húmus. Não é recomendado o uso de esterco como fertilizante para variedades de tomate Bobcat.
- Os arbustos são plantados em tabuleiro de xadrez a uma distância de 0,5 metros um do outro. Este princípio de plantio ajudará a obter arbustos fortes e formados.
Depois de plantar tomates Bobcat F1, eles precisam ser cuidados para se obter uma colheita rica.
Cuidado
Se um morador de verão deseja que a planta plantada o agrade com frutos maduros o mais rápido possível, é necessário formar um caule no arbusto. Mas neste caso, a partir de 1 metro quadrado não será possível colher mais de 4 quilos de hortaliças. Para obter uma colheita rica é necessário formar dois troncos, mas os frutos amadurecem muito mais lentamente.
Características de cuidado:
- Os arbustos devem ser amarrados a estruturas de suporte.
- Os enteados devem ser totalmente removidos, pois tornam a planta mais vulnerável a doenças e reduzem a produtividade.
- A descrição da variedade afirma que para eliminar o risco de atraso no amadurecimento é necessário retirar a folhagem abundante.
- A retirada da folhagem deve ser feita gradativamente: no primeiro intervalo é necessário retirar apenas 3–4 folhas, após uma semana o procedimento pode ser repetido.
- Os tomates requerem rega abundante, o que deve ser feito 1 a 2 vezes por semana.
- Como esta planta adora umidade, os arbustos devem ser cobertos com palha ou grama.
- Ao plantar em estufa, a estrutura deve ser ventilada regularmente.
Se todas as recomendações de plantio e cuidados forem seguidas, a variedade fará as delícias do veranista com uma colheita farta e saborosa e excelente imunidade a doenças. As características deste tomate afirmam que a variedade é altamente resistente a doenças, mas os veranistas são aconselhados a tomar medidas preventivas. Para isso, deve-se soltar o solo em tempo hábil, seguir o regime de irrigação e iluminação e aplicar fertilizantes regularmente.