Agora, os fabricantes oferecem variedades de tomate de alta qualidade e alto rendimento que são autopolinizadoras. Variedades autopolinizadoras são aqueles tomates que contêm estames masculinos e femininos em suas inflorescências. Graças a isso, você pode cultivá-los em casa, na varanda, nas varandas, e não apenas no jardim. Além disso, esses tomates sempre produzem uma colheita abundante, têm forte imunidade e não têm medo das intempéries. É preciso estudar como escolher sementes de tomate autopolinizadoras e de alto rendimento para a estufa e o que fazer para que produzam muitos frutos.
O que prestar atenção ao escolher sementes
Os residentes de verão geralmente escolhem os tomates com base em alguns critérios importantes. São diferentes, cada variedade tem seu sabor, finalidade e quantidade de colheita.
Requisitos básicos para sementes aos quais jardineiros experientes geralmente prestam atenção:
- Imunidade e resistência a diversas doenças do tomate.
- Colheita abundante. Algumas variedades não foram projetadas para isso.
- Por que os tomates são cultivados: são usados em salada, para cortar, em conserva ou salgados, para fazer suco de tomate saudável.
- Sabor: os tomates podem ser azedos, doces, agridoces, amargos.
- Boa empresa, comentários.
Os tomates também são divididos em variedades:
- Arbustos baixos ou altos;
- Frutos grandes, peso médio e mini pequenos;
- Para estufas ou terrenos abertos;
- Arbustos com ponto de crescimento limitado ou não;
- O sabor é tomate ou frutado;
- Cor. Existem diferentes cores e tonalidades: vermelho, verde, amarelo e até preto;
- Cedo, meio ou tarde.
Se um residente de verão tiver dúvidas sobre a escolha de variedades autopolinizadoras, você poderá estudar muitas informações úteis sobre elas na Internet. Como quase todos apresentam excelente resistência a doenças, não têm medo das oscilações de temperatura, das frequentes mudanças climáticas espontâneas, trazem uma excelente colheita e são polinizados naturalmente.
Tomates maduros precocemente
As sementes autopolinizadoras de tomate para estufas e terrenos abertos são divididas em vários grupos. Entre eles podemos distinguir o início e o meio da temporada. As primeiras variedades de tomate produzem frutos já no octogésimo dia após a germinação. Você pode experimentá-los já no meio do verão. Não são grandes, redondos, de formato regular e lisos.
Vamos dar exemplos.
Urso de tomate no Norte.Os frutos são doces, pesam até 150 gramas e são vermelhos. Todos os galhos ficam vermelhos juntos. Eles não têm tempo para superar a doença porque amadurecem muito cedo.
O tomate âmbar tem uma cor amarela brilhante. Os arbustos estão baixos. As frutas são consumidas frescas ou enlatadas. Eles têm um sabor excelente.
A variedade Joy of Summer é um tomate vermelho brilhante com sabor e aroma ricos. O arbusto é baixo, não passa de 50 centímetros. O sabor é doce e azedo. Finalidade – alimentos frescos ou enlatados. Ideal para venda, não racha, dá alto rendimento.
Conto de neve de tomate. Amadurece três meses após a germinação das sementes. Os arbustos têm crescimento baixo. Os tomates são uniformes, lisos e redondos. Peso até 100 gramas, pequeno. Os arbustos estão cobertos, o rendimento é alto. Possuem excelente imunidade e não têm medo do frio. Você pode conservá-lo inteiro, cortá-lo em saladas, cozinhar massas e molhos.
Tomates no meio da temporada
As variedades de tomate de meia estação são aquelas que amadurecem não antes de três meses e meio após a eclosão das sementes. Aqueles cultivados em solo aberto amadurecem mais tarde do que aqueles cultivados em estufas.
Tufão. Possui caule ramificado, folhagem verde escura e forte imunidade. Os frutos são pequenos, até 100 gramas. Eles ficam armazenados por muito tempo e toleram bem o transporte. Excelente para conservas.
Variedade Dina. De baixo crescimento, produz rendimentos abundantes. Os frutos podem pesar até 170 gramas. Cor amarela, formato redondo. O sabor é doce. Você pode fazer isso e fazer saladas frescas.
Tomate Semko-Sinbad F1. Arbustos baixos com caules eretos. Os frutos maduros são de cor escura. Sabor rico de tomate. Imunidade a doenças fúngicas.
Amigo F1. Rendimento muito alto. Pode ser cultivado para venda e não racha durante o transporte. Os frutos são redondos, ligeiramente estriados na base. Cor vermelha.Peso até 100 gramas, não muito grande. O sabor é doce e azedo. Os arbustos estão baixos. Possui forte imunidade e é fácil de cuidar.
A variedade Verlioka também é autofértil. Pode ser cultivado em espaço aberto. Podem ficar muito tempo na adega, os tomates são bem transportados. Os arbustos crescem até um metro e meio. O sabor e o rendimento são excelentes.
Ilyich é famoso por seus frutos alaranjados brilhantes. O arbusto é alto e precisa ser amarrado. Um arbusto traz mais de seis quilos de tomate. Os frutos podem pesar até 170 gramas. Você pode salgar e marinar. Eles adoecem muito pouco durante todo o período de crescimento.
Lista dos melhores baixos e altos
Tomates de baixo crescimento para estufas ou para terrenos abertos com função de autopolinização, muitas vezes são criados diretamente em varandas, galerias, alpendres, em vasos. Nomes das variedades: Lady, Riddle, Ballerina, Eleanor, Seagull, Asteroid. Os frutos são de tamanho médio, de formatos diversos. Basicamente tudo tem sabor agridoce, o rendimento é alto.
As variedades de tomate para estufas ou espaços abertos com arbustos bastante altos são Scarlet Mustang, Intuição de tomate, Cesta de Cogumelos, Midas, Da Barão, Honey Spas, Donna Rosa, Pink Tsar e outros. Os frutos são em sua maioria grandes, amadurecem quase até a geada e apresentam excelente imunidade. Cada um dos tomates listados é autopolinizador, o que é benéfico para melhorar a qualidade da colheita.
Frutas grandes e pequenas
Os tomates autopolinizadores, cultivados em terreno aberto ou em estufas, vêm em tamanhos diferentes. Tudo depende do gosto dos veranistas.
Variedades grandes têm sabor adocicado, pesam até 500 gramas e arbustos altos. Eles são carnudos e suculentos. Eles são cultivados principalmente para alimentos frescos. Este é o boné de Monomakh, Chernomor, o sonho do jardineiro de tomate, variedade Cardinal, Rainha do Mercado e outras.
Variedades pequenas são ideais para decapagem, pois têm casca grossa e sabor doce e rico. Seu peso varia de 20 a 100 gramas. São eles: Lâmpada de Aladim, Ameixa Açucarada, Cereja, Trufa, Itália, Gota de Mel, Ameixa, Piquete e outros.
Cuidando dos tomates que se polinizam
Tomates com características autopolinizadoras, criados para campo aberto ou estufa, requerem cuidados padrão. Pouco difere de cuidar de tomates comuns.
- Forneça rega constante de alta qualidade com água morna.
- Ventile as estufas para regular os níveis de umidade.
- Remova as ervas daninhas, solte o solo e aplique cobertura morta.
- Aplicação de fertilizantes conforme cronograma.
Se a autopolinização for fraca, você pode ajudar os tomates artificialmente. Você pode usar um pincel para transferir suavemente o pólen para o pistilo da flor. Ou sopre com um leque e sacuda bem os galhos. Atraia borboletas, abelhas e vespas para o jardim. Eles são ajudantes valiosos.
Existem muitas variedades de tomate com autopolinização natural. Entre esta diversidade, cada veranista poderá escolher algo para si de acordo com as suas capacidades, condições e necessidades. Tenha uma boa colheita!