Muitos jardineiros se esforçam para cultivar novas variedades de vegetais e frutas em seus jardins. Pessoas que preferem tomates suculentos plantam tomates rosa com mel. Pode ser plantada com mudas e sem mudas. Os frutos da planta apresentam polpa delicada e adocicada, o que distingue seu sabor das demais variedades.
Descrição
As características e a descrição da variedade permitirão que as pessoas se familiarizem com as suas características distintivas.
Fruta
Os tomates rosa mel não são híbridos, então você pode preparar suas próprias sementes para o próximo ano. A principal característica desta variedade são os seus frutos. São bastante grandes e seu peso pode chegar a 1-2 kg. Muitas vezes o mais tomates grandes localizado na parte inferior do arbusto. Os frutos são rosa brilhante e têm formato de coração arredondado. O mel rosa difere de outras variedades no sabor. Os tomates são adocicados e não apresentam acidez característica.
As desvantagens do tomate mel rosa incluem sua casca fina, por isso não podem ser armazenados por muito tempo e transportados por longas distâncias.
Arbustos
A altura média dos arbustos é de cerca de 70-80 cm, mas comentários de alguns jardineiros indicam que quando cultivados em estufa, sua altura pode chegar a um metro. A taxa de crescimento dos arbustos e sua altura dependem do correto plantio e das condições em que são cultivados.
Os pés de tomate da coleção Siberian Garden são resistentes à maioria das pragas e doenças.
Maturação
Esta variedade de tomate é um tomate de meia temporada, portanto o tempo de maturação dos primeiros frutos é de cerca de 100 dias após o plantio em campo aberto. Se o jardineiro plantou as mudas no início de abril ou no final de maio, a colheita será possível em agosto.
Para aumentar o número de ovários, recomenda-se atirar periodicamente nos arbustos e formá-los em dois caules.
Colheita
A produtividade desta variedade é bastante elevada. Em média, cerca de 5-6 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto. Para melhorar a qualidade e a quantidade da colheita, é necessário seguir todas as regras de plantio e cuidado da planta.
Semeando sementes para mudas
Antes de plantar tomates em terreno aberto, é necessário cultivar mudas.
Quando semear
A escolha do momento ideal para o plantio das sementes depende diretamente da zona climática em que o tomate será cultivado. Recomenda-se que os moradores dos Urais, da Sibéria e da zona intermediária comecem a plantar sementes não antes de abril. As pessoas que vivem nas regiões sul podem fazer isso já em meados de março.
Preparação do solo
Para preparar o solo para o plantio, é necessário misturar o húmus com o solo em proporções iguais. Depois disso, cinzas de madeira podem ser adicionadas ao solo. Um copo de cinzas será suficiente para um balde de terra. Você também pode usar fertilizantes minerais.
Desembarque
O plantio de sementes começa com a criação de pequenos buracos. Eles são feitos a uma distância de cerca de 2 a 3 cm um do outro. As sementes das mudas devem ser semeadas pelo método seco, não havendo necessidade de regar o solo antes do plantio. 2-3 sementes são colocadas em um buraco e depois polvilhadas com terra. Depois disso, as caixas com tomates plantados devem ser cobertas com vidro e colocadas em uma sala com temperatura em torno de 20-25 graus.
Crescente
As sementes de tomate começam a germinar uma semana após o plantio. Quando aparecerem os primeiros brotos, as plantas devem ser movidas para a luz solar. Na primeira semana, as mudas não precisam ser regadas, apenas borrife levemente o solo seco com água. Depois disso, as mudas são regadas uma vez por semana. Recomenda-se usar água morna aquecida a 25 graus.
Quando as primeiras folhas verdadeiras começam a aparecer nas mudas, elas devem ser transplantadas para recipientes separados com diâmetro de no mínimo 10-15 cm, para isso pode-se usar vasos especiais, sacos de leite cortados ou garrafas plásticas.
Plantando mudas
Recomenda-se plantar variedades de tomate com mel em solo aberto nas primeiras semanas do verão. Moradores da região Sul do país poderão fazer isso no final de maio.
Seleção do local
Para cultivar tomate, deve-se escolher uma área onde anteriormente foram cultivados repolho, cenoura, beterraba ou cebola. Além disso, o local onde os tomates crescerão deve ser bem iluminado e protegido de correntes de ar.
Preparação do solo
O solo para o tomate deve conter uma quantidade suficiente de nutrientes, por isso é necessário fertilizá-lo previamente com húmus e compostos minerais. Pelo menos 5-8 kg de fertilizantes são consumidos por metro quadrado de terreno.
Também é necessário cavar o solo. Ao mesmo tempo, não se deve quebrar os torrões de terra, pois contribuem para o congelamento do solo no inverno. Graças a isso, a geada matará a maioria das pragas que possam estar no solo.
Plantando
Para plantar mudas é preciso fazer covas. Sua profundidade é determinada pelo tamanho do recipiente onde as mudas foram cultivadas. No momento do plantio deve-se observar um determinado intervalo. Existe uma distância de cerca de 45 cm entre os arbustos e 75 cm entre as linhas.
Após colocar as mudas no solo, deve-se regá-las e compactá-las. Você também deve instalar suportes especiais para a liga próximo a cada bucha.
Cuidado
Para conseguir uma boa colheita no final do verão, é preciso cuidar bem dos pés de tomate com mel de rosa.
Rega
É melhor não regar as mudas nos primeiros dias após o plantio. Você precisa dar-lhes um pouco de tempo para que possam se estabelecer em seu novo lugar. Os pés de tomate são regados pela raiz para que a água não caia nas folhas.Não é recomendável regar a planta por aspersão, pois isso atrasa o amadurecimento dos frutos e começa a soltar flores.
À medida que os frutos amadurecem, a necessidade de água da planta aumenta, por isso ela precisa ser regada 2 a 4 vezes por semana. É necessário manter a umidade do solo no mesmo nível, pois mudanças sérias podem retardar o crescimento de novos frutos.
Afrouxando o solo
Você precisa soltar o solo após cada rega. Isso remove todas as ervas daninhas que crescem perto dos tomates. O primeiro afrouxamento é realizado a uma profundidade não superior a 10 cm para criar condições para o seu aquecimento. Todas as vezes subsequentes o solo é solto a uma profundidade de 5 cm.
Liga
É necessário fazer uma liga quase imediatamente após o plantio das mudas. Se isso não for feito em tempo hábil, os arbustos podem quebrar devido aos ventos fortes. Você pode amarrar a planta em treliças ou estacas esticadas. Para a disposição das treliças, as estacas devem ser cravadas a uma distância de 5 m uma da outra.
Conclusão
Esta variedade de tomate é bastante despretensiosa, por isso qualquer pessoa pode cultivá-la. Para isso, basta se familiarizar com as características de cultivo e cuidado dos pés de tomate. Além disso, antes de cultivar mel de rosa, você pode consultar uma pessoa que já o plantou antes.