O tomate Marmande é uma variedade não híbrida criada por criadores holandeses. Distingue-se pelo rendimento alto e uniforme, amadurecimento precoce dos frutos e facilidade de cuidado. As plantas são excelentes para cultivo em solo desprotegido e em estufas internas.
Características gerais
Os tomates Marmande foram criados por criadores holandeses. A variedade pertence ao grupo de maturação precoce, indeterminada. As plantas são caracterizadas por altura média. O arbusto não é padrão, cresce até 1,2 - 1,5 metros. O rendimento máximo é alcançado quando cultivado em 3-4 hastes.
Marmande foi classificada como variedade de maturação precoce devido ao curto período de maturação dos frutos.A maturação técnica da cultura ocorre no período de 85 a 100 dias após a emergência. A frutificação vai de julho a setembro. Com os devidos cuidados, a colheita é abundante e amigável.
Os frutos do Super Marmande são grandes. A forma é redonda, fortemente achatada. As costelas são claramente expressas. O peso do tomate varia de 150 a 200 gramas. Na maturidade técnica, a cor do fruto é vermelho intenso. A casca é densa e brilhante. A polpa é suculenta e carnuda. O número de sementes na fruta é pequeno. O sabor é excelente. Os tomates têm um sabor delicado e doce e um aroma pronunciado de tomate.
Tendo em conta a descrição da casta, os frutos são utilizados em rodelas, saladas verdes, preparação de sumo de tomate e conservas diversas. Sua aparência brilhante e boa vida útil tornam o Marmande adequado para venda.
Vantagens e desvantagens
Os tomates da variedade Marmande são encontrados na maioria das fazendas rurais. Sua popularidade se deve a uma ampla gama de qualidades positivas.
Entre as vantagens da variedade estão:
- aparência atraente;
- excelente sabor;
- duração do armazenamento;
- transportabilidade;
- amadurecimento precoce dos frutos;
- frutificação amigável e de longo prazo;
- resistência a doenças e pragas;
- facilidade de atendimento.
Avaliações sobre a variedade nos permitiram destacar apenas uma desvantagem significativa. Com fertilizações muito frequentes e excessivas, a massa verde dos arbustos aumenta de volume e a frutificação diminui. O crescimento dos arbustos dificulta o cuidado das plantas.
Semeando mudas
A variedade é cultivada pelo método de mudas. Eles começam a semear no início de março. Quando cultivado em estufas fechadas, a preparação começa 2 a 3 semanas antes.Devem decorrer pelo menos 60 dias desde o momento em que as mudas emergem até serem transferidas para o solo.
Para mudas, utilize recipientes individuais medindo 10 por 10 centímetros. Prepare você mesmo o solo ou use uma mistura de nutrientes pronta. Antes do plantio, as sementes são endurecidas e tratadas com permanganato de potássio. As sementes não devem ser enterradas mais que 1 centímetro.
Antes da emergência, os recipientes são cobertos com vidro ou filme. As estufas de mudas são mantidas a uma temperatura de 22 a 25 graus.
Após o surgimento das filmagens, o filme é retirado. As plantas são regadas regularmente por aspersão e o solo é solto. Na fase de 2-3 folhas verdadeiras, é realizada a colheita. O endurecimento é realizado 1-2 semanas antes da transferência para as cristas.
Regras da tecnologia agrícola
Marmande pertence à categoria de variedades leves e fáceis de cuidar. É despretensioso para a composição e qualidade do solo. Distingue-se por altos rendimentos estáveis, mesmo em áreas esparsas, sem fertilizante adicional.
Caso seja necessário aumentar o volume e a qualidade da colheita, os especialistas recomendam seguir as regras para o cultivo do tomate.
- Escolhendo um local. O local para Marmande é escolhido com solos leves e férteis. A variedade é leve e termofílica. Portanto, as áreas devem ser bem iluminadas.
- Método de cultivo. Os tomates são cultivados por semeadura. As mudas são semeadas no início de março. O endurecimento deve ser realizado antes da transferência para o solo.
- Transfira para o chão. As plantas são transferidas para solo desprotegido na segunda quinzena de maio. As mudas são plantadas em estufas fechadas ou sob filme no final de abril ou início de maio. Este método permite obter uma colheita mais precoce.
- Esquema de pouso. A distância entre os arbustos deve ser de no mínimo 50 centímetros, entre as fileiras 40. São colocados até 9 arbustos em 1 metro quadrado.
- Fertilização do solo.A primeira etapa da fertilização é realizada no início da primavera. Húmus é adicionado às cristas durante a escavação do local. Em seguida, os tomates são fertilizados 2 a 3 vezes por temporada com fertilizantes orgânicos.
- Rega. As plantas adoram umidade. Eles requerem rega regular. É realizado à noite com água morna e sedimentada.
As plantas devem ser protegidas das geadas noturnas. Quando a temperatura cai drasticamente, é recomendável cobrir os arbustos com filme.
Doenças e pragas
A descrição do tomate Marmande fala da resistência da variedade a doenças e pragas. A planta tem maior imunidade aos efeitos da requeima e verticillium.
Para prevenir doenças sazonais, os arbustos são tratados com inseticidas várias vezes por temporada. Também é recomendável inspecionar as plantas regularmente. As folhas secas e amareladas dos arbustos são removidas imediatamente.
As características da variedade Marmande fazem dela um verdadeiro achado para o jardineiro de qualquer nível. Com os devidos cuidados, as plantas produzem altos rendimentos por muito tempo. O excelente sabor do tomate permite que seja utilizado fresco, fatiado, em saladas, bem como em conservas diversas.