Graças ao trabalho árduo dos criadores, os tomates laranja, rosa e roxo são cultivados em várias regiões; muitos jardineiros plantam o tomate Apollo, cujos frutos têm uma forma original e amadurecem em clima úmido e fresco, tanto na estufa como no jardim.
Frutas brilhantes e adocicadas servem de decoração para qualquer mesa e são valorizadas por suas propriedades benéficas. Eles saturam o corpo humano com vitaminas e minerais, atuam como antioxidantes e previnem a formação de tumores.
Características da variedade
Os residentes de verão que cultivam o híbrido Apollo F1 atribuem-lhe apenas características positivas, já que o tomate não é suscetível a doenças e normalmente tolera surpresas climáticas. Numerosas análises indicam que a variedade é valorizada:
- para alta produtividade;
- para um sabor adocicado agradável;
- para resistência a fissuras.
A planta indeterminada atinge até um metro e meio de altura. Em um pincel formam-se até 12 tomates alongados, cerca de 50 em um arbusto. O primeiro fruto amadurece no 108º dia após a germinação e pesa de 110 a 200 g. Uma colheita de 14 kg é colhida por metro quadrado de área.
Os tomates têm:
- formato elíptico com bico;
- em vermelho;
- polpa densa.
Há uma mancha verde perto do caule. Embora a variedade Apollo pertença aos híbridos F1, as sementes podem ser coletadas de frutos maduros. Eles fazem mudas fortes.
Como formar um arbusto?
Apollo tem vantagens claras sobre variedades de baixo crescimento. A cultura não ocupa muito espaço na estufa porque cresce para cima. Novos botões estão constantemente se formando nos pincéis. As frutas frescas são colhidas em campo aberto até setembro.
As mudas são enviadas para o canteiro 55 dias após a semeadura para mudas. Esses tomates começam a florescer quando aparecem apenas 8 folhas. Para que os tomates produzam um bom rendimento:
- Os arbustos estão amarrados a um suporte.
- Remova os galhos laterais.
- Os enteados são cortados.
Caso contrário, a planta engrossa, a circulação do ar piora, o que leva ao aparecimento de oídio e podridão cinzenta. As folhas inferiores precisam ser arrancadas. Ao cultivar a variedade Apollo em terreno aberto, aperte o topo do arbusto em agosto. Então os frutos maduros têm tempo de amadurecer antes do frio.
Cuidados de cultivo
Os híbridos, como outras variedades de tomates, são plantados preferencialmente depois de endro, pepino, couve-flor, abobrinha e salsa. Por metro quadrado é necessário colocar 3 arbustos a uma distância de 50 cm um do outro, devendo ser dada especial atenção à rega. Os tomates que gostam de calor adoram o sol, mas também precisam de umidade. Com sua deficiência, os frutos não pegam bem, mas o excesso também prejudica a cultura. Nos verões frios e úmidos é melhor não regar a planta, no tempo quente e seco isso deve ser feito três vezes por semana. Para deixar os tomates felizes com a colheita:
- Não adicione grandes quantidades de minerais.
- É melhor fertilizar o solo próximo aos arbustos com uma mistura de cinzas e cascas de ovo trituradas.
- Várias vezes por temporada é necessário alimentar a planta com uma solução de esterco e excrementos de galinha, infundindo esses produtos em água.
- É aconselhável alternar a aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais.
- Para estimular o aparecimento dos ovários, o tomate é borrifado com ácido bórico e 2 g dessa substância são dissolvidos em água.
Após cada rega, o solo próximo à cultura deve ser solto.
Depois de ler a descrição do tomate, muitos veranistas começaram a cultivar a variedade Apollo em condições climáticas desfavoráveis e não ficaram desapontados com a escolha. Com os devidos cuidados, os arbustos não adoecem no verão úmido e os tomates têm tempo de amadurecer antes do início das neblinas do outono.