Para economizar espaço nos canteiros e aumentar a colheita, os criadores realizam constantemente experimentos de cruzamento de diferentes culturas. Agrônomos da Grã-Bretanha e da Nova Zelândia inventaram em conjunto um híbrido chamado Pomidofel. A planta tem tubérculos de batata comuns e, em vez de pontas, os tomates amadurecem no arbusto.
Descrição da variedade
As características de qualquer variedade híbrida não permitem uma descrição precisa da planta, pois suas características dependem das mudas cruzadas. As propriedades gerais incluem a aparência da planta, que é um arbusto com ricas folhas verdes.Os tomates que crescem em arbustos podem pesar de 300 a 800 g.
Tubérculos de batata pesando cerca de 100 g estão escondidos no solo.Uma muda de planta produz de 8 a 12 frutos de batata. Os indicadores de conservação da qualidade, amido e estado da polpa dependem da variedade específica utilizada para o cruzamento.
Crescente
É impossível plantar Pomidofel com sementes na parcela, pois o híbrido é cultivado apenas por enxertia. Quando os caules das mudas de batata e tomate atingirem a espessura de 0,5 cm, pode-se realizar a enxertia. O comprimento dos cortes deve ultrapassar a espessura das hastes em mais de 4 vezes. Cada broto deve ser enxertado fazendo fendas nas seções do caule e conectando-as entre si, evitando o ressecamento temporário. Em seguida, os brotos precisam ser amarrados na junção com um curativo bactericida e deixados em local escuro por vários dias.
Antes de plantar mudas, primeiro é necessário umedecer o solo e as próprias plantas. 7–9 dias após a enxertia dos caules, você precisa plantar a cultura no solo sob material de cobertura ou sacos. Depois de mais uma semana, você pode retirar o curativo da junção das hastes. Se as mudas não crescerem bem juntas, o material de amarração deve ser deixado por mais alguns dias.
Características de cuidado
Os arbustos da planta começam a florescer poucos dias após o plantio. Os primeiros frutos crescem em alguns meses. Para obter uma boa colheita, você deve seguir uma lista de regras padrão para o cuidado da colheita. Durante o crescimento do híbrido é necessário:
- Afrouxe periodicamente o solo.
- Inspecione visualmente os canteiros e remova quaisquer ervas daninhas encontradas.
- Regue a colheita, evitando a seca. A frequência e abundância da rega dependem das condições climáticas.
- Use fertilizantes adequados para batatas e tomates.
- Se for detectada podridão nas folhas dos arbustos, trate sua superfície com fertilizantes desinfetantes.
Ao plantar uma planta no solo na primavera, não é necessário regá-la imediatamente, pois o solo ficará saturado de umidade. O excesso de umidade ou a estagnação da água do degelo podem levar ao apodrecimento das raízes e ao murchamento das mudas.
Vantagens e desvantagens
Devido às especificidades da planta e às características do cultivo, vários prós e contras do híbrido podem ser identificados. Os benefícios incluem:
- Economizando espaço em sua casa de verão. De cada arbusto plantado você pode colher duas safras de uma vez.
- Original. Pomidofel ainda não se difundiu e é uma variedade exclusiva.
- Produtividade. Apesar do cruzamento de culturas, o indicador quantitativo de rendimento não se perde durante o processo de cultivo.
- Segurança. Os vegetais que crescem em uma planta híbrida podem ser armazenados por muito tempo, o que permite cultivar um grande número de frutas e deixá-las por várias temporadas.
- Benefícios e sabor. Os frutos cultivados mantêm suas características benéficas e o hibridismo tem efeito positivo no sabor.
As desvantagens de cultivar esta variedade incluem o seguinte:
- Preço Alto. O custo de uma muda é muito alto devido à complexidade do cruzamento e à singularidade do híbrido.
- Necessidade de fertilizantes. Como o híbrido combina duas culturas ao mesmo tempo, serão necessários fertilizantes tanto para batatas quanto para tomates.
- Dificuldade para pousar. A planta só pode ser cultivada enxertando caules de diferentes variedades.
- Especificidades do cuidado. Como os fertilizantes e nutrientes vêm de baixo para cima, é difícil distribuir uniformemente os nutrientes para as frutas.
Observando todas as características do cultivo desta cultura, você poderá obter uma grande colheita que recuperará os custos das plantas e dos componentes nutricionais. A fecundidade da variedade Pomidofel excede a das variedades convencionais de batata e tomate.
Pragas e doenças
Ao desenvolver o híbrido, os criadores temiam que a enzima tóxica da carne enlatada contida nas pontas das batatas pudesse afetar negativamente os frutos do tomate. Na prática, o conteúdo deste componente não ultrapassa o padrão.
Além disso, a planta é resistente e não é prejudicada nem mesmo pela doença comum da requeima.
O aroma persistente do tomate repele o besouro híbrido da batata do Colorado e pragas semelhantes, mas se não forem bem cuidados, os arbustos da planta podem ser atacados por insetos como pulgões, nematóides, ácaros e tripes. Quaisquer componentes inseticidas são adequados para repelir as pragas listadas. Como medida adicional para fertilizar e aumentar a frutificação, você pode adicionar composto e aditivos condicionadores de solo ao solo.
Colheita e armazenamento
Os primeiros tomates nos arbustos da variedade crescem alguns meses após o plantio. Você mesmo pode monitorar a aparência dos tubérculos jovens se soltar o solo com cuidado. Jardineiros experientes aconselham a colheita do Pomidofel no início do outono. Um arbusto da planta pode produzir cerca de 3 kg de batatas e 5–6 kg de tomates.
As frutas cultivadas são adequadas para armazenamento a longo prazo devido ao seu bom prazo de validade e apresentação atraente. Você pode guardar vegetais na geladeira, em gavetas ou em prateleiras. O principal é que o depósito tenha temperatura amena e iluminação mínima.
Avaliações de jardineiros
Marina, Tomsk:
“Arrisquei plantar Pomidofel na dacha e levei apenas alguns arbustos para o experimento.Surpreendentemente, as mudas criaram raízes bem e produziram uma grande colheita. Na próxima temporada tentarei plantar mais híbridos.”
Oksana, Ivanovo:
“Já ouvi muito sobre variedades híbridas, mas só conheci o Pomidofel no ano passado. Gostaria de destacar a grande eficiência da variedade - plantei várias toneladas de vegetais em uma pequena parcela.”