Tratamento e prevenção da murcha de fusarium do tomate

Se você tem certeza de que há murcha de tomate Fusarium em seu local, o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível, caso contrário a colheita poderá ser totalmente perdida. A murcha de Fusarium, ou simplesmente murcha de Fusarium, é causada pelo desenvolvimento do fungo Fusarium no sistema vascular do tomateiro. O bloqueio do sistema condutor de uma planta leva inevitavelmente à sua morte, por isso é importante prestar muita atenção às plantas do seu jardim e, se necessário, tomar medidas urgentes.



Identificação de Fusarium

A doença é identificada pelo amarelecimento das folhas inferiores com nervuras esbranquiçadas, aparecendo manchas escuras nelas. As folhas superiores parecem murchas, enroladas e as plantas estão deprimidas. Em corte transversal, os vasos são duros e marrons. O Fusarium deve ser diferenciado da requeima, que se manifesta primeiro pelo escurecimento dos frutos e depois das folhas. Em geral, a requeima ocorre com mais frequência em terreno aberto e o fusarium - em estufas.

 murcha de fusarium

Prevenção de fusarium

O fungo se espalha facilmente no plantio de tomates indeterminados. Os esporos estão presentes em solos de estufas e jardins se a rotação de culturas não for observada. A doença pode aparecer no local se o solo for tratado com ferramentas (enxadas, pás, ancinhos) que contenham partículas de solo contaminado. O desenvolvimento particular da doença ocorre em climas úmidos e quentes, com amplitudes significativas de temperatura diurna e noturna, em plantações espessadas de tomate. Pequenos esporos de fungos podem estar presentes nas sementes de tomate.

prevenção de fusarium

Neste sentido, devem ser observadas as seguintes medidas preventivas:

queimar os topos

  1. Manter a rotação de culturas. Não cultive tomates em um só lugar, eles não podem ser devolvidos antes de 3 anos. Você não deve plantar tomates depois de pimentões, berinjelas ou batatas. Os melhores antecessores são as plantas das famílias das leguminosas, da abóbora, do repolho e do pé de ganso.
  2. Queime as pontas dos tomates no final da temporada.
  3. Cave profundamente o solo do jardim no outono.
  4. Trate as ferramentas com desinfetantes antes de cada uso, incluindo tesouras de fixação.
  5. Vaporize o solo na estufa e antes de semear as mudas. Regar o solo com uma solução de permanganato de potássio é eficaz.
  6. Para obter mudas, semeie sementes desinfetadas. Para isso, use uma solução de permanganato de potássio - deixe as sementes de molho por 20 minutos, aquecendo-as a 50 ÓDe 15 a 20 minutos.
  7. Remova as folhas inferiores das plantas que apresentam sinais de doença.
  8. Na estufa, mantenha uma umidade relativa do ar uniforme em 60-70%, sem saltos em uma direção ou outra.

vaporize o solo

Tratamento de fusarium com produtos químicos

O fusarium do tomate não é difícil de derrotar com a ajuda de produtos químicos bem conhecidos, e os fungicidas modernos apresentam ainda mais atividade muito alta contra o fungo fusarium. Vejamos os produtos químicos, do simples ao complexo:

  • ácido bórico – 1 colher de chá. o pó é dissolvido em um balde de água. A solução é regada nas raízes das plantas;
  • cal - no outono, adicione 100 g de cal por 1 m22;
  • A tricodermina é um biofungicida eficaz contra muitas doenças fúngicas de plantas. Seu análogo é a Gliocladina. A tricodermina pode ser aplicada ao solo em pó antes do plantio das mudas, ou o solo pode ser derramado com uma solução desse medicamento. As plantas em vegetação podem ser pulverizadas a cada duas semanas. Além de Trichodermin e Glyokladin, são eficazes os biofungicidas Fitosporin M e Alirin B, Baktofit, Gamair, Pseudobacterin-2, Sternifag, Trichoderma Veride;

biofungicida tricodermina

  • Quadris é um fungicida altamente eficaz contra um complexo de fungos doenças do tomate terreno aberto e protegido;
  • Optimo é um medicamento moderno altamente eficaz contra o complexo da podridão;
  • Previkur Energy - regar embaixo de cada arbusto com solução do medicamento a 0,15%;
  • Bayleton - as plantas doentes são pulverizadas, observando-se um período de espera de até 20 dias - não pode ser pulverizada menos de 20 dias antes da colheita;

Bayleton é pulverizado

Tratamento de fusarium com remédios populares

Ash ajuda a lidar com o fusarium. É bom misturar cinza com enxofre coloidal e aplicar no solo após a colheita e retirada das pontas do tomate em setembro. Outros remédios populares para pulverizar tomates:

remédios populares

  • Para 1 litro de leite tome 25 g de sabão em pó ralado e 35 gotas de solução de iodo;
  • pique a cabeça do alho com uma faca ou ralador, despeje 1 litro de água morna e deixe por um dia. A infusão é adicionada com água até 10 litros;
  • 1 copo de cinza de madeira é colocado em 2 litros de água, adicione 1 colher de sopa. eu. sabão em pó ralado. Deixe a mistura por dois dias;
  • Para 7 partes de água, tome 1 parte de soro morno, borrife sem infusão;
  • regar e pulverizar as plantas com uma decocção de cascas de cebola.

derramando leite

Além da pulverização e das medidas preventivas, a aplicação do fertilizante líquido “Effecton-O” ajuda no combate ao fusarium.

Variedades de tomate resistentes ao fusarium

As conquistas modernas dos criadores fizeram progressos significativos na superação do fusarium no nível genético e não devem ser negligenciadas. A seleção seletiva ajudou a selecionar linhagens que apresentam resistência natural contra danos causados ​​pelo fungo Fusarium. Atualmente, estão inscritas no cadastro estadual as seguintes variedades, apresentando alta resistência ao fusarium:

Resistente a Fusarium

  • para terreno aberto: Bobcat, Aggressor, Ajlun, Biathlon, Izobilny, Imran, Iskander, Kalista, Red Style, Kendras, Lapillo, Sir Elian;
  • para terreno interno: Aramis, Ashdod, Belogorsk cream, Graceful, Ingrit, Intuition, Campari, Rihanna, Eigen.

Assim, a murcha de Fusarium do tomate é necessária e possível de tratar, mas é melhor utilizar um conjunto de medidas preventivas e prevenir o desenvolvimento da doença. Prestar muita atenção às plantas ajudará a evitar problemas com doenças.

medidas preventivas

O uso de remédios populares é geralmente preferível ao uso de produtos químicos altamente eficazes.Os remédios populares podem ser usados ​​​​com frequência e independentemente das datas de colheita - esta é a sua principal vantagem sobre os produtos químicos. No entanto, se a doença se espalhar, é necessário tratamento com um agente químico altamente eficaz.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim