Graças à seleção e melhoramento de culturas antigas, novas variedades de tomate surgem no mercado consumidor. Cada variedade é dotada de características individuais próprias, incluindo certos métodos de cultivo em casa de vegetação ou em campo aberto. Mas esses métodos tradicionais de plantio não são mais relevantes no mundo moderno. Uma opção mais nova e racional é a maneira preguiçosa de cultivar tomates. Mas, como a prática tem mostrado, para aumentar sua eficácia é necessário seguir a sequência exata de trabalho.
Trabalho preliminar
Para obter bons rendimentos de tomate para os preguiçosos, inicialmente será necessário realizar um trabalho preliminar de organização de locais para o cultivo de mudas e seu posterior desenvolvimento. Esses locais do terreno são preparados no outono, com certas regras e sequência.
Preparando um local para o cultivo de mudas
Para cultivar mudas de tomate de maneira preguiçosa, você precisará construir uma mini estufa para plantar sementes. Seu design é realizado da seguinte forma:
- Na área selecionada são cavados buracos de 50 cm x 100 cm e até 30 cm de profundidade.
- Camadas de estrume podre com palha fina são colocadas e compactadas em cada reentrância.
- Ao longo dos buracos, sem fundo, é criada uma estrutura de estufa a partir de tábuas.
- Os arcos são instalados no topo da estufa.
- Toda a estrutura é coberta com filme plástico.
O assento criado fica nesta posição até o início da primavera.
Preparando covas para transplante de mudas
Para o crescimento constante dos arbustos das plantas, você também precisará primeiro preparar sua localização. Para isso, é selecionado no local um local bem iluminado e com águas subterrâneas profundas. Se uma hortaliça for cultivada em uma área escura, ela se estenderá para cima. Se a água estiver perto da superfície, o sistema radicular começará a apodrecer devido ao excesso de umidade.
Assim, decidido o local, passam a organizar covas para transplante de mudas da seguinte forma:
- Mantida a distância de pouco mais de 1 metro entre si, são cavados buracos de 0,4 x 0,5 metros e profundidade de cerca de 35 cm, neste caso o solo escavado é colocado próximo à reentrância.
- O fundo dos poços está completamente solto.
- As estacas de apoio são instaladas no meio do recesso.
- Um balde de solo antropogênico na forma de húmus e areia é adicionado às covas.
- Até o nível superior do solo, a depressão é preenchida com solo escavado, ao qual devem ser adicionados primeiro 85 gramas. nitroammofoski.
- O conteúdo dos caroços está bem misturado.
- A borda de um buraco de 6 cm de altura é formada a partir do solo restante.
Tendo assim preparado um local para o crescimento constante das plantas, fica sozinho até o momento em que é necessário replantar os tomates preguiçosos.
Plantando sementes
No ano que vem, após a organização do local de plantio, o filme é retirado da miniestufa pré-preparada no início de março. Em seguida, o solo é escavado com cuidado e profundidade suficiente. Em seguida, despeje bem o solo com uma solução morna de salitre na proporção de 40 g. por 1 litro de água, é novamente coberto com filme até 15 a 20 de março.
Decorrido o tempo especificado, eles procedem ao plantio das sementes. Para isso, primeiro são feitas depressões suaves de 0,5 cm ao longo da estufa, mantendo uma distância de 4 a 5 cm entre si. Em cada sulco são semeadas sementes de uma variedade e seus nomes são marcados. Em seguida, as sementes são cobertas com uma camada de 1 cm de esterco solto e podre. A seguir, após regar o solo com água morna pelo método de gotejamento, a estufa é fechada e bem isolada com 2 camadas de material de cobertura.
Importante! Quando aparecem as primeiras mudas, recomenda-se desbastá-las das mudas fracas e doentes. Pois só neste caso os tomates fortes ganharão mais força para um maior desenvolvimento.
Transplante de mudas para um local de crescimento permanente
Quando as geadas da primavera passam e as mudas atingem uma altura de 30–40 cm, as mudas são plantadas em terreno aberto.
Para fazer isso, primeiro nas laterais dos poços preparados com um recuo de 7 cm.com uma estaca pontiaguda, são feitos buracos de até 50 cm de profundidade e, ao mesmo tempo, certificando-se de que cabem 4 a 5 plantas em um local de plantio. Em seguida, retirando cuidadosamente os tomates da estufa, sacuda-os e corte as raízes. Para garantir que as mudas possam entrar facilmente nos buracos, você também precisará remover todas as folhas inferiores de cada caule. Quando todas as mudas estiverem plantadas nos locais preparados, recomenda-se regá-las abundantemente com forte pressão de água morna.
Após a execução do trabalho, recomenda-se cobrir cada círculo de plantas com folhas podres ou serragem podre. Em seguida, todos os pés de tomate plantados em um buraco são amarrados a uma estaca com uma fita ou barbante.
Uma característica distintiva deste método de cultivo de tomate em relação a outros métodos semelhantes é que ele é ideal para qualquer pessoa preguiçosa. Após o plantio em campo aberto, as plantas não necessitam de pinçamento de arbustos e fertilizações frequentes. Os fertilizantes aplicados durante o plantio duram bastante tempo, até a frutificação. Além disso, quem já experimentou esse método afirma que as plantas não precisam de liga adicional. Os próprios arbustos encontram um local conveniente para crescer, entrelaçando-se entre si.