Os leitões podem ranger os dentes periodicamente enquanto comem. Em alguns casos, isso indica a presença de doenças em animais jovens que podem levar à morte do animal. Mas para escolher o tratamento certo, primeiro você deve descobrir por que os leitões rangem os dentes. Mas antes de iniciar a terapia para animais jovens, é recomendável observar os animais por algum tempo, prestando atenção aos sintomas adicionais.
O porco range os dentes: qual o motivo?
O ranger de dentes em leitões deve-se principalmente aos seguintes motivos:
- posição incorreta dos dentes (mordida anormal);
- os músculos mastigatórios apresentam cãibras ou espasmos;
- dieta selecionada incorretamente;
- infestação helmíntica.
É difícil identificar a verdadeira causa do ranger dos dentes sem um exame especializado. Isto se deve em parte ao fato de que os leitões costumam fazer esses sons por causa do tédio.
Só é possível decidir o que fazer nesses casos depois que, além do sintoma indicado, apareçam outros sinais de uma possível doença.
Posição incorreta dos dentes
Esta é uma causa comum de ranger de dentes. No entanto, uma mordida anormal só pode ser detectada após exame do leitão por um dentista. O monitoramento do rebanho ajuda a descartar a presença de doenças concomitantes que fazem com que os leitões rangem os dentes.
Se apenas um porco emitir esse som, isso pode indicar a presença de uma mordida anormal. Para diagnosticar tal desvio, é necessário examinar a mandíbula do animal. Com uma mordida anormal, marcas ou feridas visíveis deixadas pelos dentes permanecem nos tecidos moles da boca. O tratamento nesses casos é recomendado imediatamente, pois sem terapia adequada, danos constantes à membrana mucosa podem causar o desenvolvimento de abscessos (supuração). Além disso, você não pode fazer nada sozinho. Um médico especializado deve restaurar o formato dos dentes.
Para evitar mordidas anormais, recomenda-se dar pequenas porções de carvão aos animais jovens. Para isso, os animais adultos são pendurados no pescoço com uma corrente de metal.
Tédio
Ranger de dentes é típico de currais compactos nos quais um grande número de animais jovens se acumulou em um espaço limitado. Os leitões nessas condições tornam-se agressivos, o que faz com que as brigas entre os animais se tornem mais frequentes. A solução para este problema será aumentar a área onde vivem os animais jovens.
Ranger os dentes também é possível quando o porco está descansando. Este som ocorre devido ao tédio. Não há necessidade de tratar animais em tais circunstâncias, desde que não haja outros fenómenos anormais. Ou seja, a terapia não é necessária quando os animais jovens levam um estilo de vida ativo e comem normalmente.
Espasmos e cãibras dos músculos mastigatórios
Quando as razões acima mencionadas para a trituração em suínos são excluídas, é necessário monitorar a condição dos leitões. Se, enquanto comem ou em repouso, os animais apresentam espasmos incontroláveis nas bochechas, isso indica convulsões ou espasmos musculares. Tais sintomas surgem devido a distúrbios neurológicos ou devido às características fisiológicas de um determinado leitão. Um animal com tais distúrbios deve ser levado a um médico.
Erros de dieta
Ranger os dentes é possível devido a uma dieta inadequada. Esse fenômeno ocorre num contexto de dor localizada na região abdominal. Nessas condições, o animal sente desconforto, o que provoca agressões e, consequentemente, ranger de dentes. Basicamente, o fenômeno descrito é típico de leitões cuja dieta não muda há muito tempo e contém os mesmos produtos.
Se os animais jovens rangem os dentes intensamente, isso pode indicar uma úlcera gástrica. Esta patologia provoca fortes dores e desenvolve-se no contexto do consumo constante de alimentos secos e moídos. Além da trituração intensa, o curso da úlcera péptica é acompanhado por uma diminuição acentuada do apetite, liberação de fezes com sangue e estado deprimido do animal.
Além dessa patologia, uma alimentação inadequada leva ao desenvolvimento de gastroenterites.A doença ocorre no contexto da transferência precoce de animais jovens para a nutrição de adultos ou de deficiência de vitaminas A e grupo B.
Vermes
É menos provável que o ranger de dentes ocorra devido à infestação por helmintos. Mais frequentemente, a infecção é provocada por:
- perda de peso;
- chiado no peito;
- coceira intensa no ânus (o animal coça constantemente essa área);
- flatulência e diarreia;
- tosse intensa após exercício;
- aumento do nervosismo.
O tratamento da infestação helmíntica é selecionado levando-se em consideração o tipo de helminto.
Como resolver um problema?
O tratamento de animais jovens com ranger de dentes deve ser prescrito por um veterinário, levando em consideração a causa que causou esse fenômeno. Basicamente, a terapia se resume a ajustar a dieta diária e mudar as condições de vida. Se for detectada uma infestação helmíntica, são prescritos os seguintes medicamentos:
- Higrovetina. É utilizado no tratamento e prevenção de infestações helmínticas.
- Tetramisol. Prescrito em caso de detecção de ascaridíase (infecção por lombrigas).
- Levamisol. Solução injetável recomendada para infestações por nematóides.
- Alben. O medicamento é prescrito nos casos em que o tipo de verme não pode ser identificado.
- Invermec. A droga tem um forte efeito no corpo. Portanto, a dosagem do medicamento é calculada com base na idade e no peso do porco.
Se o ranger for devido ao posicionamento incorreto dos dentes, estes serão retificados pelos métodos descritos acima. Para espasmos musculares, são usados medicamentos que normalizam a condução nervosa.