Ranger os dentes em um bezerro pode indicar algumas doenças que afetam animais jovens em idade precoce. Se a doença for confirmada, é necessário tratamento específico. Vejamos por que um bezerro pode ranger os dentes, doenças nas quais o ranger é um sintoma, métodos de diagnóstico e tratamento, o que precisa ser feito para prevenir doenças.
Causas do ranger de dentes em bezerros
Em primeiro lugar, é necessário excluir a possibilidade de entrada de areia ou terra na ração, ou de o bezerro comer forragem, gesso das paredes ou pedaços de terra. Isso se deve à alimentação com alimentos de baixa qualidade e de qualidade inferior, por isso contêm poucos nutrientes, cuja deficiência o bezerro tenta compensar com os meios de que dispõe. Areia e outras inclusões sólidas podem entrar na comida do bezerro se as regras de cuidado não forem seguidas, se a alimentação e o estábulo não estiverem idealmente limpos.
Normalmente, o rangido causado por partículas sólidas nos alimentos ocorre durante a alimentação ou mascar chiclete e pode ser facilmente identificado por este sinal. Em outros casos, o rangido é sintoma de doenças que não se esgotam na autocura e requerem tratamento obrigatório. São patologias como gastroenterite, paraqueratose ruminal e doença do músculo branco.
Gastroenterite
Basicamente, as causas da inflamação do estômago e do intestino delgado são distúrbios nutricionais ou alimentação com alimentos de baixa qualidade: alimentos estragados, feno podre, concentrados mofados. Sintomas de gastroenterite: o bezerro range os dentes, diarréia, muco e sangue podem ser observados nas fezes, sua temperatura aumenta, seu apetite diminui e o animal fica letárgico.
Paraqueratose cicatricial
Esta doença é típica de bezerros jovens de até seis meses de idade. Ocorre devido a distúrbios na dieta, quando as vacas recebem ração com maior teor de concentrados, caroteno insuficiente e pequena proporção de volumoso. Na paraqueratose, os sintomas incluem ranger e ranger de dentes, salivação excessiva, contrações leves do rúmen e movimentos intestinais fracos.
Doença do músculo branco
As causas exatas da doença do músculo branco não foram estabelecidas, mas acredita-se que a doença possa ser de origem viral e se desenvolver devido à deficiência de vitaminas E e A e de elementos minerais, como cobalto e selênio. Os sintomas da doença do músculo branco incluem o ranger de dentes característico, fraqueza geral grave na qual o bezerro não come ou bebe, dor de estômago, fezes com mau cheiro e olhos turvos.
Na doença do músculo branco, ocorrem alterações distróficas degenerativas - as fibras musculares são substituídas por tecido conjuntivo ou gorduroso ou são destruídas.
Diagnóstico de doenças
Os sintomas externos podem não ser suficientes para um diagnóstico correto. Se o bezerro range os dentes mais de uma vez, é necessário realizar exames laboratoriais. Isto é especialmente verdadeiro se houver suspeita de doença do músculo branco, quando o diagnóstico e tratamento incorretos ou a sua ausência podem levar à morte do indivíduo.
Para determinar a patologia, sangue e urina são retirados do touro para análise. Na doença do músculo branco, o número de glóbulos vermelhos e proteínas será menor que o normal, o conteúdo de creatina na urina aumentará e a reação será desviada para o lado ácido. Se houver suspeita de gastroenterite, devem ser excluídas doenças parasitárias e infecciosas com manifestações semelhantes.
O que fazer se ocorrer um problema
Assim que for possível determinar qual é a causa e estabelecer a doença, é necessário iniciar imediatamente o tratamento.
Tratamento medicamentoso
Os medicamentos são prescritos com base na doença que causou o sintoma, como ranger de dentes. O tratamento para gastroenterite é uma dieta de fome por 1-1,5 dias, durante os quais apenas água morna com sal pode ser administrada. Em seguida, o bezerro recebe leite azedo fresco, leite desnatado e aveia líquida.Se no futuro os sintomas forem geralmente favoráveis, você poderá transferir gradualmente o bezerro para uma dieta regular. O tratamento da paraqueratose cicatricial consiste na normalização da dieta, necessária ao restabelecimento das funções do organismo, além da administração de retinol, bicarbonato de sódio e magnésia queimada.
Para tratar a doença do músculo branco, os doentes são separados dos demais, pois a causa da doença pode ser um vírus. Os bezerros recebem injeções de vitaminas A e E e produtos contendo selênio (é usado selenito de sódio). Este medicamento é tóxico e só deve ser administrado por um veterinário; uma dose excessiva pode causar a morte do bezerro. Se ocorrerem abscessos nos locais de injeção, devem ser usados antibióticos.
Métodos e receitas tradicionais
Na gastroenterite, para aliviar os sintomas, os bezerros recebem aveia ou caldo de arroz e água aquecida com sal. No caso de paraqueratose, os animais jovens recebem uma solução de refrigerante para reduzir a acidez do suco, a proporção de feno é aumentada e a proporção de ração mista é reduzida.
Para a doença do músculo branco, é necessário tratamento medicamentoso; o tratamento popular deve ter como objetivo apoiar o corpo da vaca no combate à doença.
Quaisquer medicamentos populares são eficazes como remédios complexos adicionais e não podem resolver completamente o problema. Portanto, você não pode confiar apenas neles.
Quão perigoso é o problema?
Qualquer uma das doenças listadas é bastante comum e pode ser encontrada em qualquer exploração pecuária. As consequências das doenças se expressam na perturbação das funções corporais de bezerros e vacas, o que afeta sua produtividade.
Prevenção
As medidas preventivas que devem ser tomadas para prevenir estas doenças são as seguintes: fornecer às vacas e bezerros apenas rações de alta qualidade, que consistirão em produtos que contenham todos os componentes nutricionais necessários ao gado. Os animais devem beber água limpa e fresca, caminhar diariamente ao ar livre e ficar em baias espaçosas e limpas. A atividade física, a luz solar e a melhoria do estado mental do animal desempenham um papel importante na manutenção da força imunológica do corpo da vaca. Nos indivíduos mantidos em boas condições, a taxa de incidência é sempre menor.
Para vacas prenhes e recém-nascidos, é necessário criar condições sob as quais a probabilidade de infecção seja minimizada: após o nascimento, os bezerros devem receber colostro como fonte de nutrientes importantes para eles. Todos que trabalham com vacas devem observar regras de higiene pessoal para não espalhar a infecção pela fazenda.
Se um bezerro range os dentes, nem sempre é um sintoma inofensivo, pode indicar doenças infecciosas e digestivas. Qualquer animal que range os dentes deve ser atendido por um veterinário o mais rápido possível e tratado.