Uma dieta adequadamente formulada é a chave não apenas para a saúde, mas também para o rápido ganho de peso e excelente comercialização dos leitões. Não só os agricultores, mas também os veterinários prestam especial atenção a esta questão. Os iniciantes muitas vezes se perguntam se é possível alimentar porcos com batatas cruas e se isso causará consequências negativas. A resposta a esta pergunta requer alguma preparação teórica.
É possível dar batata crua aos leitões?
Os tubérculos de batata contêm componentes úteis como:
- vitaminas D e K;
- ácidos ascórbico e nicotínico;
- vitamina B.
O conteúdo calórico e o valor nutricional são alcançados devido ao alto teor de amido.Os porcos são ótimos para comer batatas, mesmo que sejam alimentados simplesmente misturados com cereais ou outros alimentos secos. O vegetal tem um efeito benéfico na digestão e absorção de qualquer outro alimento.
Alguns agricultores até experimentam e dão pontas de batata para alimentar os animais, mas os especialistas não recomendam isso.
Apesar de sua rica composição química, os componentes nutricionais dos tubérculos não são suficientes para substituir completamente os componentes dos alimentos verdes frescos. A hortaliça é utilizada como alternativa à ração de grãos, mas apenas na quantidade de 40% do total da alimentação ingerida pelos suínos. A alimentação é pensada de forma a não só ser equilibrada, mas também variada.
Recomenda-se alimentar os porcos com batatas cozidas no vapor ou cozidas. Os tubérculos crus são fornecidos apenas em quantidades estritamente regulamentadas. São um suplemento vitamínico ao cardápio diário. Em geral, é melhor dar aos leitões vietnamitas apenas vegetais cozidos.
Rochas subaquáticas
Ao alimentar porcos com batatas, é importante calcular corretamente as taxas de consumo. Um porco adulto de tamanho médio come até 4 kg de tubérculos por dia. Não se deve dar vegetais podres, estragados ou doentes aos animais, pois isso pode prejudicar significativamente a sua saúde. Ao cozinhar, é inaceitável colocar brotos ou partes verdes da planta na panela. A água em que os tubérculos foram fervidos é imediatamente drenada, pois nela se acumulam solanina e outras substâncias nocivas.
Antes de dar batatas aos porcos, elas são resfriadas. Os porcos dificilmente distinguem o quente do frio, o que pode resultar em queimaduras. Você não pode preparar tubérculos cozidos para uso futuro, pois eles azedam e estragam rapidamente. O ideal é cozinhar uma porção fresca antes de cada porção.Dessa forma, você pode evitar intoxicações e distúrbios do trato gastrointestinal.
Como alimentar batatas corretamente
A alimentação excessiva dos leitões com batatas deteriora a qualidade da carne, que fica solta e sem sabor. Efeitos semelhantes são observados com o consumo crônico de milho, farelo e trigo. As batatas não devem ser usadas como alimento principal.
Ao preparar tubérculos, é preciso estar atento ao seu estado. A cor verde ou manchas indicam alto teor de solanina, que é um alcalóide venenoso perigoso. Esse vegetal é perigoso não apenas para os humanos, mas também para os porcos, e sob nenhuma circunstância você deve alimentá-lo. Se um tubérculo de baixa qualidade for consumido por um porco adulto, isso ameaça causar problemas intestinais, mas para um porco pequeno esse alimento pode ser fatal. Os animais jovens não devem ser alimentados com batatas cruas; elas devem ser fervidas.
Batatas cozidas são fornecidas aos porcos a partir das 3 semanas de idade, pois apresentam excelente digestibilidade e alto teor calórico. Recomenda-se que seja administrado às mulheres como alimento, a fim de melhorar os processos metabólicos do corpo e aumentar a produtividade.
O valor nutricional
Os tubérculos de batata são importantes produtos de carboidratos. Eles incluem os seguintes componentes:
- amido (até 21%);
- proteína;
- gorduras;
- componentes minerais;
- celulose;
- açúcar.
A fibra é muito difícil de ser processada pelo corpo do porco. A maioria das proteínas contidas são compostos nitrogenados pertencentes ao tipo não proteico. O vegetal contém uma pequena quantidade de ácido ascórbico, beta-caroteno, riboflavina e tiamina. O valor nutricional do vegetal é de cerca de 0,3 unidades de ração.São 12 g de proteína digestível por quilograma de tubérculos consumidos. Estes indicadores podem variar ligeiramente e depender do tipo de vegetal.
O conteúdo calórico para cada 100 g de produto acabado é de aproximadamente 80 kcal. As substâncias secas melhoram o processo de absorção e aceleram a entrada no corpo. O consumo excessivo de batatas pelos porcos contribui para o crescimento da gordura, mas retarda o processo de crescimento. Os tubérculos devem ser incluídos na dieta dos leitões, mas devem ser observadas precauções de segurança. É necessário monitorar a qualidade do produto e evitar que os animais comam tubérculos podres, germinados ou verdes.
Você pode reduzir a quantidade de toxinas e microflora patogênica cozinhando batatas no vapor com água fervente por 20 minutos.
A melhor opção para alimentação de porcos é a batata para silagem, à qual se recomenda adicionar beterraba e rutabaga. Isto não só aumenta a concentração de vitaminas e componentes nutricionais, mas também reduz o risco de dores de estômago. A batata é utilizada como aditivo biológico na dieta diária dos leitões, proporcionando-lhes energia e vitaminas adicionais. Não se pode fazer dos tubérculos o prato principal e alimentar os animais apenas com eles. Agricultores experientes e especialistas elaboram um cardápio para leitões de forma que seja o mais equilibrado e ao mesmo tempo variado possível. Só neste caso será possível criar porcos saudáveis e com elevadas qualidades comerciais.