A criação de animais domésticos exige certos conhecimentos do agricultor. Indivíduos doentes são encontrados em fazendas privadas e em fazendas de gado. Mas a carne desses animais não pode ser comida. Você precisa ser capaz de identificar a doença ao ver manchas vermelhas na pele dos porcos e realizar o tratamento adequado.
Causas de manchas vermelhas em porcos
Erupções cutâneas na pele de porcos não são incomuns. Mais frequentemente, estão associados à incapacidade de criar condições de conforto para os animais.Quando os porcos são mantidos em áreas sujas e sem ventilação, não são vacinados a tempo e são mal alimentados, qualquer pequeno ferimento na pele pode causar doenças. As consequências da infecção podem ser imprevisíveis.
Dermatite
O próprio nome da patologia indica a presença de processos inflamatórios nas camadas profundas da pele. Ao coçar o corpo, o porco permite que bactérias, vírus e fungos patogênicos penetrem na derme. A inflamação causada por microrganismos se espalha ainda mais, infectando áreas vizinhas. O processo patológico ocorre mais rapidamente quando há falta de vitamina B no organismo do animal.Uma grande quantidade de proteína na ração é um excelente solo para o desenvolvimento de dermatites.
Quando o porco está coberto de manchas vermelhas, é preciso verificar se há inchaço dos tecidos e determinar a presença de secreção purulenta nas feridas.
Neste último caso, é detectado o desenvolvimento da infecção. Junto com a inflamação purulenta, ocorre ulceração da área afetada, seguida de necrose tecidual. A gravidade da dermatite depende do tratamento oportuno das manchas vermelhas. É perigoso deixar um animal sem tratamento, pois leva ao desenvolvimento de gangrena.
Tricofitose
Se a pele estiver infectada por um fungo, a fonte da infecção deve ser identificada. Se pelo menos um indivíduo estiver doente, é necessário proteger os demais suínos do contato com ele. Uma infecção fúngica ocorre quando começam a limpar equipamentos sujos. A doença é transmitida por pequenos roedores.
Os principais sinais de tricofitose incluem:
- o aparecimento de manchas vermelhas;
- perda de restolho em áreas infectadas;
- coceira intensa;
- ansiedade no comportamento.
Se a pele do porco ficar vermelha, entre em contato com um veterinário imediatamente.
Sarna
A patologia se desenvolve como resultado da penetração dos ácaros da sarna na pele.Lá o parasita se instala, roendo suas passagens. Logo a fêmea põe ovos nas camadas superiores da epiderme.
A doença afeta mais frequentemente leitões jovens de 2 meses a um ano durante a primavera e o outono. Ao mesmo tempo, os animais começam a coçar incessantemente. No local do arranhão, formam-se crostas. Os porcos são infectados uns pelos outros. O carrapato pode se espalhar para outros representantes do gado e dos humanos. Na maioria das vezes, a doença é crônica e prolongada. A infecção em massa de leitões leva à perda de peso e ao enfraquecimento dos animais.
Furunculose
Quando a pele está infectada com estafilococos, o pus se acumula nos folículos capilares da pele. O tecido solto ao redor fica inflamado e vermelho. A olho nu você pode ver o inchaço dos tecidos ao redor da área afetada.
As razões para o aparecimento da inflamação incluem o fato de o porco:
- mantido em um quarto sujo;
- coça a pele;
- não recebe vitaminas suficientes;
- tem um distúrbio metabólico.
O aparecimento de pústulas deve alertar o agricultor. Ele deve estar atento à nutrição e manutenção dos porcos.
Doença vesicular
A formação de úlceras e vesículas na pele é o primeiro sintoma da doença. Eles são acompanhados por alta temperatura corporal. Nos primeiros dias de infecção, o leitão fica letárgico e com pouco apetite. As vesículas cobrem os membros dos porcos, parcialmente o focinho e a língua. Dentro das formações existe um líquido amarelo claro, que escorre após a abertura das vesículas. As feridas permanecem na área afetada. O vírus que causa a doença é bastante tenaz e é transmitido de animais doentes para animais saudáveis.
Micose
Animais saudáveis podem contrair líquen de porcos doentes ou de equipamentos contaminados. Uma infecção fúngica é determinada por:
- lesões ovais na pele;
- áreas escamosas;
- espessamento da epiderme;
- coceira.
Se o fungo penetrar nas camadas mais profundas da pele, podem ocorrer abscessos.
Erisipela
A infecção é causada por uma bactéria que entra no corpo dos porcos. Após uma semana, aparecem os sintomas da erisipela. A pele é afetada, ficando vermelha e manchas azuladas são visíveis na região abdominal. O animal desenvolve temperatura elevada. O porco não consegue se levantar, deita-se, recusa comida.
A doença sem manifestações de erupção cutânea na pele é especialmente perigosa. Ocorre na velocidade da luz, afetando todo o corpo do animal. A forma subaguda é caracterizada por erupção cutânea abundante. Com tratamento adequado, a doença é curada em 1-2 semanas.
Métodos de tratamento
A eliminação dos sintomas da doença está associada à seleção de métodos terapêuticos que atuam sobre o agente causador da infecção. A dermatite é combatida com a inclusão de antibióticos. As formas leves são curadas espalhando manchas vermelhas na pele com uma pomada contendo Furacilina. Compressas com ajuda de Clorexidina. A inflamação grave pode ser removida com injeções intramusculares de penicilina.
Doenças fúngicas? como tricofitose ou micose? passível de tratamento com antissépticos. Pomadas contendo zinco e enxofre são eficazes.
Um leitão se livrará da sarna se sua pele for borrifada com uma solução de Neostomazan na concentração de 1%. Antes do tratamento, lave cuidadosamente a pele para remover crostas e sujeiras com uma solução de sabão de água morna e creosoto. Entre os medicamentos anti-sarna, os mais eficazes são a Doramectina e a Ivermectina, que são administradas por via intramuscular uma vez a cada 14 dias.
Os furúnculos em suínos devem ser combatidos com tratamento com soluções alcoólicas. Isso inclui iodo, álcool salicílico e verde brilhante. Aplicações com pomada de ictiol ajudam.A doença vesicular requer tratamento por um especialista. E para a erisipela, são necessários medicamentos antibacterianos.
Prevenção
A criação de porcos altamente produtivos e saudáveis é uma questão complexa que requer competências zootécnicas. Para proteger a população suína de doenças, é necessária uma manutenção adequada dos animais. É necessário desinfetar as estradas de acesso no entorno da fazenda. Os trabalhadores não devem usar roupas de trabalho sujas. Todos os equipamentos de trabalho são tratados regularmente com soluções anti-sépticas.
Aos primeiros sinais da doença, manchas vermelhas na pele, o indivíduo é separado do gado saudável. Na maioria das vezes, a causa da doença são erros na dieta e na manutenção dos porcos. Os leitões são infectados pela porca. É necessário vacinar os indivíduos em tempo hábil e separar os animais jovens dos adultos.