Sinais de redemoinho de pinheiro e seu tratamento, métodos de prevenção da doença

A podridão do pinheiro é uma patologia muito perigosa que afeta frequentemente as árvores coníferas. O risco de desenvolver esta doença aumenta com cuidados inadequados e enfraquecimento das lavouras por pragas. Para lidar com a doença, é importante tomar medidas oportunas. Para isso, a planta deve ser tratada com fungicidas e receber cuidados de qualidade.


O que é isso

O redemoinho do pinheiro é uma doença bastante grave, cujo desenvolvimento é causado por fungos Melampsora pinitorqua. COMpermogonial e especial os estágios de desenvolvimento ocorrem no pinheiro, e no verão e no outono - nas folhas do álamo tremedor e em algumas variedades de choupos.

A infecção do pinheiro é observada na primavera. Este processo envolve basidiósporos, que são formados durante a germinação dos teliósporos nas folhas caídas do álamo tremedor. O tempo de formação e a duração da dispersão dos patógenos dependem diretamente dos indicadores de temperatura e dos parâmetros de umidade do ar na primavera. A formação de basidiósporos de redemoinho de pinheiro pode ser detectada pela camada dourada na parte inferior das folhas caídas do álamo tremedor.

A duração do período de incubação da patologia é influenciada por fatores climáticos. A uma temperatura de +14-15 graus e umidade relativa superior a 90%, esse processo leva de 9 a 14 dias. Com parâmetros de +18-21 graus diminui para 6-8 dias. Se a temperatura do ar for inferior a +12 graus, o período de incubação aumenta para 18 dias.

Especialista:
Para lidar com a patologia, é importante tomar medidas oportunas. Para combater a doença, devem ser utilizados medicamentos fungicidas. Definitivamente, você também deve cuidar da planta.

Sinais de um spinner

Com o desenvolvimento da patologia, os primeiros sintomas aparecem no início de junho. Neste caso, em primeiro lugar, os rebentos e as agulhas sofrem. Primeiro, os espermogônios se formam ali na forma de pontos amarelados que são pouco visíveis.

Após alguns dias, ocorre a esporulação aérea do fungo. É colocado sob a epiderme dos ramos e, quando os aeciósporos amadurecem, vem à superfície. Nesse caso, formam-se longas almofadas laranja, de até 15 a 20 milímetros de tamanho e 2 a 3 milímetros de largura. Em seguida, os aécios maduros se rompem e danificam o tecido tegumentar. Depois disso, os aeciósporos se dispersam deles.

fiandeiro de pinheiro

Nos ramos do pinheiro, em áreas onde o micélio fúngico se desenvolve, observa-se a morte do tecido e aparecem úlceras abertas e alongadas, que cicatrizam após algum tempo. Com o desenvolvimento ativo da patologia, o micélio fúngico circunda uma parte impressionante do círculo. Como resultado, o broto torna-se menos estável e sua parte superior fica pendurada. Nesse caso, o broto não morre e seu crescimento continua. Como resultado, assume o formato de S característico desta doença.

Se as medidas não forem tomadas a tempo, o pinheiro giratório se desenvolve ao longo de vários anos em uma planta. Neste caso, os rebentos afetados morrem. Como resultado, a árvore torna-se multivértice. Com uma derrota posterior, quando os brotos anuais conseguem se formar a tempo, eles não dobram. Após a dispersão dos esporos, aparecem neles aetia, que posteriormente se transforma em pequenas úlceras. Depois de algum tempo eles ficam cobertos de vegetação.

Como a ferrugem começa na madeira

O desenvolvimento da patologia está associado à infecção por fungos especiais Melampsora pinitorqua. O nome da doença está associado à presença de um sintoma peculiar. Sob a influência de microrganismos fúngicos, os brotos adquirem formato de S.

O aparecimento do fungo é observado na árvore no final da primavera, após o qual os patógenos levam à derrota dos hospedeiros intermediários - álamos e choupos. Os pinheiros afetados por esta infecção raramente morrem. No entanto, eles podem assumir a forma de um arbusto.

foto de girador de pinheiro

Não é apenas um bairro infeliz que leva ao desenvolvimento da patologia. Os riscos aumentam sob a influência de tais fatores:

  1. Desenvolvimento ativo de ervas daninhas. É importante remover imediatamente a vegetação indesejada. Provoca a propagação de ferrugem e outras patologias, além de atrair parasitas.
  2. Compra de mudas infectadas. A infecção do pinheiro pode ocorrer no viveiro. Portanto, antes de comprar, é importante examinar cuidadosamente a muda e tratá-la após o plantio.
  3. Sem pulverização. A infecção pode estar associada ao não cumprimento das regras de prevenção. Para manter o jardim saudável, é recomendável pulverizar as plantas com fungicidas.

Perigo de doença

Na primavera, à medida que os brotos infectados se desenvolvem, eles sofrem vários graus de deformação. Às vezes eles morrem. No corte desses ramos existem áreas de necrose na região dos entrenós. Isto é o que cria os pré-requisitos para o desenvolvimento da deformação em forma de S.

Nos nós dos brotos, formam-se muitos botões de renovação. Eles formam brotos subdesenvolvidos que pendem. Eles formam galhos chorosos e espiralados. Se os pinheiros forem afetados em tenra idade, existe uma grande probabilidade de formação de arbustos.

Medidas de proteção

Para prevenir o desenvolvimento de patologias, os viveiros de pinheiros não estão localizados a menos de 250 metros de plantações de álamos e choupos. Com o cumprimento estrito das regras da tecnologia agrícola, aumenta a resistência das mudas de pinheiro à fiandeira. Para evitar o desenvolvimento de patologias, recomenda-se alimentar as mudas com fertilizantes à base de potássio e fósforo.

doença do pinheiro

Nos meses de maio e primeira quinzena de junho, é importante monitorar o aparecimento e o desenvolvimento da patologia. Se o risco de doença for alto, é necessária a realização de duas pulverizações preventivas. Para o tratamento, utiliza-se uma suspensão de fungicidas sistêmicos - “Topsina M”, “Fundazol”. Sua concentração deve ser de 0,2%.

A destruição oportuna do crescimento do álamo tremedor é de grande importância. Isto é especialmente verdadeiro para pinheiros com menos de 8 a 10 anos.Isso ajudará a impedir o desenvolvimento subsequente da patologia.

O redemoinho do pinheiro é considerado uma patologia bastante comum que leva a consequências indesejáveis ​​​​para as árvores. Esta doença freqüentemente causa deformação e crescimento atrofiado. Para lidar com a doença, é importante usar fungicidas em tempo hábil.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim