O pinheiro cedro Glauka é uma planta muito ornamental que permanece atraente durante todo o ano. Esta cultura distingue-se pelas longas agulhas verdes escuras com lindas listras cinzentas. Esta conífera é caracterizada por um crescimento lento e aumenta no máximo 10 centímetros por ano. É caracterizada por uma coroa decorativa larga e cônica. Devido ao seu aspecto atraente, a planta é muito utilizada em projetos paisagísticos.
Informações básicas sobre a árvore
O pinheiro Glauka é considerado uma variedade anã, que aos 30 anos atinge os 3 metros de altura.A Ephedra é caracterizada por uma fraca taxa de crescimento. Seu crescimento é de no máximo 3-4 centímetros. A cultura anã Compacta possui uma coroa piramidal, que é formada por ramos densos encurtados de cor marrom-azulada. Eles estão cobertos com lindas agulhas. Na idade adulta, a coroa muda ligeiramente de formato e torna-se mais cônica.
O pinho desta variedade é caracterizado por longas agulhas de 8 a 10 centímetros, que formam feixes de 5 peças. Ao mesmo tempo, as agulhas são bastante grossas, duras e espinhosas. As propriedades decorativas da cultura estão associadas à sua delicada cor esmeralda azulada e tonalidade prateada. Vale ressaltar que a tonalidade é determinada diretamente pela acidez do solo do local. Aos 10 anos, a planta adquire uma copa exuberante, que chega a atingir o volume de 2 metros. Ao longo de um ano, aumenta de 5 a 8 centímetros.
Decoratividade adicional é observada durante a formação dos cones. Nos rebentos adultos com mais de 8 a 10 anos, formam-se cones com pecíolos encurtados. Eles se distinguem por sua forma ovóide e tamanho pequeno - cerca de 5 centímetros. Na fase de maturação, os frutos apresentam tonalidade púrpura-violeta. Ao mesmo tempo, os cones totalmente maduros são caracterizados por uma cobertura castanha clara. Eles podem aparecer individualmente ou formar feixes de 2 a 3 peças.
Como plantar
É melhor plantar pinheiro cedro europeu na primavera, quando a temperatura do solo é de +10 graus. Se plantada mais cedo, existe o risco de a cultura não criar raízes. Ao comprar mudas, é necessário inspecioná-las cuidadosamente. É importante garantir que não haja rachaduras, placas ou manchas em sua superfície. Tudo isso sugere que o material de plantio está estragado.Quando é movida para terreno aberto, existe o risco de a árvore morrer dentro de 1 a 2 anos.
Recomenda-se plantar pinheiro em área bem iluminada. A árvore também pode crescer em sombra parcial. No entanto, neste caso será 1-2 metros mais baixo. O pinheiro cedro é considerado pouco exigente na composição do solo, pelo que pode ser plantado em solo argiloso, arenoso ou franco-arenoso.
Para realizar os trabalhos de plantio, recomenda-se fazer o seguinte:
- Cave um buraco medindo 50 centímetros e 70 centímetros de largura.
- Coloque uma camada de drenagem de pelo menos 10 centímetros no fundo. Para fazer isso, você deve usar argila expandida ou tijolo triturado.
- Coloque uma camada de solo nutriente na drenagem. Para fazer isso, você precisa misturar turfa com solo gramado em partes iguais.
- Despeje 10 litros de água no buraco.
- Coloque a muda no buraco e cubra com terra.
- Deixe o colo da raiz na superfície do solo para fornecer ar e nutrientes ao sistema radicular.
- Molhar a planta. São necessários 10 litros de água por muda.
Instruções crescentes
Para cultivar uma colheita saudável, são necessários cuidados adequados. O pinheiro é caracterizado pela resistência à seca. Precisa de rega apenas na primavera - na fase de formação dos botões. A alimentação deve ser moderada. Também é importante afrouxar o substrato e remover ervas daninhas.
Rega: como e quando
A colheita não precisa ser regada com muita frequência, mas abundantemente. Na primavera, a árvore precisa acima de tudo de umidade suficiente. Nesta fase, é necessário colocar 30 litros de água em cada cultura.A irrigação da copa deve ser feita a cada 2 semanas. Posteriormente, é necessário regar a planta em intervalos de 1 mês. Para cada colheita é necessário colocar pelo menos 20 litros de água. A copa também é regada mensalmente com mangueira. Isso ajuda a se livrar de parasitas e poeira.
Afrouxamento e cobertura morta
Toda semana a camada superior do solo precisa ser afrouxada. Isso precisa ser feito com ferramentas de jardinagem de alta qualidade. É permitido aprofundar no máximo 10 centímetros. Isso ajudará a eliminar a crosta superior, que impede que os nutrientes cheguem às raízes.
Antes da chegada do frio, o solo deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Isso é feito em outubro. Para isso, é necessário misturar a palha com o húmus em partes iguais e espalhar em uma camada uniforme de 20 centímetros de espessura. Graças a isso, será possível proteger as plantas das geadas e da evaporação da umidade.
Precisa ser aparado?
No outono e no inverno, é necessário romper os botões laterais para formar uma coroa. Também é permitida a poda de brotos que se desviem do formato geral da cultura. O procedimento deve ser realizado antes do início do período vegetativo, para não provocar enfraquecimento da planta.
A poda sanitária é recomendada na primavera. Isso é feito antes que a seiva comece a fluir. Neste caso, é necessário retirar ramos secos, doentes e danificados. Caso contrário, os brotos irão absorver uma grande quantidade de nutrientes. Isso levará ao ressecamento da coroa e das agulhas.
Doenças e pragas
O pinheiro cedro Glauka freqüentemente sofre de infecções fúngicas. A ferrugem é considerada a doença mais perigosa. Ela se manifesta na forma de ressecamento e vermelhidão das agulhas. Para lidar com o problema, você precisa usar uma solução de sulfato de cobre. Para isso, é necessário misturar 20 gramas do produto com 10 litros de água.A pulverização das árvores é realizada em intervalos de 3 semanas.
Aplicação da variedade
O pinheiro Glauka fica ótimo como tênia e em combinação com outras culturas. Pode ser usado para decorar jardins de estilo japonês e colocá-los em áreas de parques. A planta também é perfeita para jardins rochosos ou jardins ornamentais.
O pinheiro cedro Glauka é uma cultura muito decorativa e de belo aspecto. Para obter uma planta forte e saudável, é preciso cuidar bem dela.