Muitos residentes de verão têm certeza de que não é difícil mover uma árvore florestal para um local. No entanto, na realidade este não é o caso. Para que a árvore se adapte normalmente às novas condições, vale a pena entender como transplantar um pinheiro da floresta para um local. Nesse caso, é preciso levar em consideração uma série de nuances - escolher o local e a época de plantio certos, desenterrar uma muda de boa qualidade e cuidar bem dela.
Algoritmo de transplante
Para que o transplante de um pinheiro para um novo local seja bem-sucedido, é importante seguir uma série de regras e recomendações.
Hora do procedimento
Qual é o melhor momento para transplantar uma árvore para um novo local? É melhor fazer isso no início da primavera, antes do início do fluxo ativo de seiva. Nesse caso, você precisa escolher um horário em que o clima esteja bastante quente. É importante considerar que o solo ainda deve estar suficientemente úmido. Dependendo das características regionais, pode ser no final de março, na primeira quinzena de abril ou no início de maio.
Se você planeja plantar no outono, é melhor fazê-lo do final de agosto a outubro. É importante concluir o procedimento antes que chegue a geada. Se o pinheiro foi escolhido no verão, não é recomendável desenterrá-lo imediatamente. O melhor é marcar este local e voltar no outono.
Como escolher uma muda adequada
Para que as mudas criem raízes, elas devem ser escolhidas corretamente. É importante levar em consideração os seguintes recursos:
- A altura ideal da planta é de 50 a 70 centímetros. Uma árvore jovem adapta-se melhor às novas condições e não causará problemas durante o transporte. O melhor é dar preferência aos cultivos na periferia ou na orla da mata. O pinheiro da montanha cria raízes bem.
- A árvore precisa ser escavada em círculo, mantendo um diâmetro de 20 a 25 centímetros. Depois disso, deve ser gradualmente exposto e cuidadosamente retirado do solo.Se o solo estiver muito seco, recomenda-se regar bem a muda antes de desenterrá-la.
- É necessário mover o pinheiro florestal com um pedaço de terra. O sistema radicular, protegido pelo solo, sofre menos os efeitos do estresse.
- Ao desenterrar um pinheiro, é importante preservar a integridade das suas raízes. Recomenda-se prestar atenção especial à raiz principal.
- Na estrada, o sistema radicular da planta não deve secar. Durante o transporte de longo prazo, as raízes da cultura precisam ser umedecidas.
- O sistema raiz não deve permanecer aberto por muito tempo. Pode ser embalado em uma bolsa ou pacote. Não é recomendado remover a terra das raízes. A planta deve ser transportada com solo local.
Preparando o site
É melhor plantar pinheiro em solo arenoso ou franco-arenoso. Os parâmetros ideais de acidez são 5,5-6,5. Para o cultivo, você não deve usar solo argiloso pesado ou solo alcalino salino. Solo fértil de jardim não é uma opção muito boa. Para neutralizar os parâmetros de acidez, recomenda-se adicionar cal à composição - 250-300 gramas. Deve ser bem misturado com o solo.
Ao escolher um local para o plantio de pinheiro, é importante garantir que ali não haja lençol freático elevado. Recomenda-se colocar a muda em áreas bem iluminadas. A princípio, a árvore jovem deve ser sombreada para não se queimar. É melhor plantar a planta em uma colina.
Preparando a cova para o plantio
Um buraco para plantio deve ser cavado pelo menos um torrão de terra. É desejável que o poço exceda em pelo menos 1,5-2 vezes. O buraco deve ser preenchido com substrato arenoso preparado. Sua composição deve incluir solo, areia de rio, turfa na proporção de 1:1:2. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de fertilizante nitrogenado.
A composição resultante é desenterrada junto com o solo escavado. O fundo da reentrância para plantio deve ser coberto com drenagem se a área selecionada estiver localizada em várzea ou se houver alto nível de lençol freático. Tijolo triturado ou argila expandida podem ser usados como drenagem. A espessura desta camada deve ser de 10 a 15 centímetros.
Instruções passo a passo para transplante
Depois de selecionar e preparar um local de pouso, você precisa fazer o seguinte:
- Determine os lados norte e sul da árvore. Recomenda-se fazer isso antes de desenterrar a colheita. Você precisa fazer uma marca correspondente no galho. Você também pode focar no tamanho das patas do pinheiro. No lado sul são grandes e apresentam uma estrutura fofa.
- Antes de plantar um pinheiro, suas raízes devem ser embebidas na solução Kornevin. Você também pode usar este produto para eliminar o recesso de pouso.
- Ao usar fertilizante, polvilhe com terra. Isso ajudará a evitar queimar o sistema radicular da árvore.
- Ao plantar, é necessário garantir que o colo da raiz esteja localizado acima da superfície do solo. Posteriormente, o solo assentará e o colo da raiz ficará nivelado com a superfície da terra.
- Preencha o buraco para plantio com terra e compacte-o. Em seguida, regue generosamente a área com água morna e sedimentada. Você precisa colocar pelo menos 2 baldes de água debaixo de 1 árvore.
- Aplique cobertura morta no círculo do tronco da árvore. Isso pode ser feito com turfa ou agulhas de pinheiro do local de crescimento natural da árvore.
Durante a primeira vez após o plantio, os pinheiros precisam ser sombreados para proteger a árvore da luz solar. Isto é especialmente verdadeiro quando se plantam culturas na primavera. As mudas de outono precisam ser amarradas para não quebrarem com o peso da neve.
Cuidados posteriores
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa receber um atendimento completo e de qualidade.
Regar e fertilizar
As plantas maduras geralmente têm umidade suficiente, que recebem durante a precipitação. Portanto, eles não requerem rega adicional. Uma exceção é o pinheiro rumeliano, que precisa ser umedecido de vez em quando. Isto é especialmente importante no verão - durante a seca.
Ao mesmo tempo, as mudas jovens devem ser regadas regularmente. Isto é especialmente importante no calor do verão. Também é necessário umedecer o solo no outono para evitar o congelamento.
Nos primeiros 2-3 anos após o transplante, os pinheiros precisam ser alimentados com fertilizantes minerais complexos. Recomenda-se que isso seja feito na primavera e no outono. Depois que a árvore crescer e ficar mais forte, ela se abastecerá de fertilizante orgânico, recebendo nutrientes da serapilheira.
Formação e poda de copa
As mudas precisam iniciar a poda no ano seguinte após o plantio no local. É imprescindível realizar podas sanitárias. Neste caso, vale retirar todos os galhos secos e amarelos. Se necessário, você pode ajustar a forma e a altura do corte.
Preparando-se para o inverno
Após o plantio de um pinheiro florestal, é necessário fazer um abrigo no local. Para isso você pode usar ramos de abeto, spunbond ou serapilheira. Não é recomendado o uso de filme, pois podem surgir patologias fúngicas durante o período de degelo. As plantações precisam ser cobertas apenas nos primeiros anos. Isto não é necessário para plantas adultas maduras.
Antes da chegada do frio, é realizada uma rega aumentada. Como regra, são necessários 1-2 baldes de água para 1 árvore. O volume é determinado em função da precipitação que cai no outono. Ao transplantar árvores da floresta para áreas ensolaradas, você precisa usar ramos de abeto.A iluminação excessiva pode causar queimaduras.
Dicas para iniciantes
Para que o cultivo do pinheiro transplantado seja bem-sucedido, é importante seguir as seguintes regras:
- Não se pode armazenar uma muda com a raiz nua;
- É proibido enterrar o colo da raiz da planta;
- Você não deve plantar uma árvore em solo fértil de jardim.
O transplante de pinheiro florestal para uma horta tem uma série de características importantes. O cumprimento das regras ajuda a acelerar a adaptação da árvore às novas condições e a obter uma planta forte e viável.