Oxalis, popularmente chamada de repolho-lebre, é uma planta herbácea muito difundida, cultivada para fins ornamentais, para uso na culinária e no preparo de medicamentos. No jardim, a grama fica bonita, mas se multiplica a uma velocidade alucinante, fazendo com que os jardineiros fechem a cabeça. Existem vários métodos para se livrar rapidamente da azeda, mas você terá que mexer.
Como é a planta?
Oxalis é uma herbácea perene pertencente à família Oxalis.A espécie recebeu esse nome porque as folhas têm sabor azedo agradável e são próprias para alimentação. Essa qualidade da azeda se deve à alta concentração de ácido ascórbico e oxálico nos tecidos vegetais.
Características do tipo:
- altura do caule – 5-10 cm;
- as folhas são pequenas, triangulares ou em forma de coração, conectadas em três, verde rico, verde prateado, vermelho, roxo ou violeta (a forma e a cor dependem da variedade);
- as flores são pequenas, com cinco pétalas (diferentes variedades possuem branco, amarelo, rosa, lilás);
- o sistema radicular é rasteiro, desenvolvido;
- os frutos são formados na primavera e no verão.
As folhas dobram-se à noite e abrem ao amanhecer. O azedo do jardim é mais resistente à geada do que seu parente da floresta.
Por que a erva daninha é perigosa?
Muitas pessoas cultivam azeda em seus jardins para fins decorativos. Mas o problema é que a planta se reproduz a um ritmo incrível. Os frutos da azeda são vagens que, ao abrirem, espalham um grande número de pequenos aquênios, semelhantes às sementes de papoula. As sementes são carregadas pelo vento a uma distância de até 1,5 m e, uma vez no solo, brotam em pouco tempo.
Essa fertilidade faz com que, na ausência de medidas de controle e prevenção, a planta ocupe uma área significativa em um tapete denso. Em uma estação de cultivo, o repolho lebre pode ocupar uma área de 1 m2. Depois de algumas temporadas, os brotos acima do solo cobrirão todo o canteiro do jardim.
Se a azeda crescer no terreno de um vizinho, certamente aparecerá no seu, pois a transferência de sementes é feita por via aérea.
Como se livrar da azeda no site
Prevenir o aparecimento de azedinha é mais fácil do que combatê-la. Mas se a erva já apareceu, você terá que trabalhar muito para limpar a área.Existem métodos mecânicos, químicos e populares para se livrar da grama prejudicial.
Uso de herbicida
O uso de agroquímicos é uma medida indesejável, mas não pode ser evitada se a erva daninha tiver crescido rapidamente. O herbicida Roundup e medicamentos com composição química semelhante são eficazes contra a azeda. Trate a área afetada na primavera ou no outono.
Muitos jardineiros têm uma atitude negativa em relação aos herbicidas. Afinal, são toxinas potentes, e a área do repolho de lebre deve ser tratada com cuidado e intensidade.
Mecanicamente
O método mais comum e apoiado por muitos jardineiros é o mecânico. A remoção repetida e frequente de ervas daninhas é usada quando o solo está seco e as espécies de ervas daninhas ainda não entraram no período de floração.
É preciso retirar as raízes com cuidado, tentando arrancar do solo até as menores. É mais fácil arrancar caules crescidos e alongados que se preparam para formar botões, já não são tão frágeis e quebram com menos frequência. E arrancar brotos muito pequenos é uma tarefa tediosa. As ervas daninhas desenterradas são cuidadosamente varridas, tentando não deixar raízes e brotos no chão, e descartadas.
Não é aconselhável jogar azeda na pilha de compostagem. Suas raízes são incrivelmente resistentes. Estando entre restos de plantas em decomposição, eles conseguem permanecer vivos por 2 anos. Se você usar esse tipo de composto em seu local, em breve terá que lidar novamente com ervas daninhas.
Remédios populares
Jardineiros experientes oferecem várias maneiras eficazes de destruir ervas daninhas:
- Corte os caules das flores emergentes.
- Cubra a área afetada com um pano escuro. Você pode usar agrofibra Agrotex à prova de luz.
- Limpe generosamente o solo. Oxalis não tolera cal e morre rapidamente.
- Crie um sombreamento natural que não permita o desenvolvimento de azeda de madeira que adora luz. Para tanto, são plantadas na área afetada espécies cultivadas altas e arbustivas, cujos ramos protegem a superfície do solo da luz solar.
- Regue regularmente e generosamente com folhas de chá fortes.
Medidas preventivas
Para evitar danos à área por ervas daninhas:
- Eles arrancam as ervas daninhas pela raiz, impedindo-as de florescer e produzir sementes. Oxalis deve ser removido antes que as vagens apareçam, pois mesmo aquênios imaturos podem germinar.
- As ervas daninhas removidas não deixam secar nos canteiros.
- Não jogue as plantas coletadas em uma pilha de compostagem. A propagação das sementes com adubo orgânico é ainda mais rápida do que com o vento.
- A azeda decorativa que cresce no canteiro de flores é periodicamente ceifada quase até a raiz. Eles não permitem que floresça, caso contrário as sementes se espalharão pelos canteiros.
Variedades de plantas com folhas roxas e violetas não toleram luz solar direta.
Erros comuns que os jardineiros cometem
Muitos jardineiros cometem erros ao cultivar azeda de madeira ornamental, o que faz com que a área fique coberta de vegetação:
- É impossível fornecer aos oxalis um nível suficiente de umidade do solo. Em solo seco, as raízes finas secam, portanto, para conter a propagação da erva daninha, deve-se manter baixa umidade.
- Você não deve criar canteiros de flores próximos aos canteiros. A melhor opção é se houver cobertura de asfalto ou concreto ao redor do canteiro.
- Na remoção de ervas daninhas, é aconselhável trabalhar com um forcado em vez de uma pá. A lâmina da pá pode cortar as raízes e novas plantas brotarão dos pedaços deixados no solo.
Crescendo em um terreno pessoal, o repolho de lebre interfere no desenvolvimento normal das culturas hortícolas. Para combater a erva daninha você terá que ter paciência.E os jardineiros que desejam plantar uma variedade ornamental em seus canteiros devem pensar com cuidado.