Um gramado bem cuidado é uma excelente solução para uma grande área local. Grama macia, oportunidade de andar descalço, cuidado fácil, tudo isso atrai um grande número de pessoas. No entanto, os residentes de verão muitas vezes têm dúvidas sobre como se livrar dos botões de hera no gramado. Vamos descobrir que tipo de planta é essa, se é perigosa ou útil e como tirar a erva daninha da área.
Aparência
A planta tem um grande número de nomes - grama-toupeira, grama-toupeira, erva-dos-gatos, flor de parede. Budra pertence a plantas herbáceas perenes da família Lamiaceae.Os longos e tenazes caules da planta (20-60 centímetros) espalhados pelo solo, a budra forma um tapete denso, não permitindo a passagem de outras plantas.
A planta é chamada de catnip ou dognip por seu leve aroma mentolado, característico da budra. O caule retangular, em formato de coração, folhas levemente peludas com bordas onduladas e flores pequenas tornam a planta muito atraente. Pequenas flores em forma de funil podem ser lilases, lilases ou roxas, e as inflorescências pontilham o topo da planta. Começa a florescer no início de junho e desaparece em julho. Reproduz-se por sementes e estratificação do caule, por isso se espalha muito rapidamente pela área. Após a floração, a planta forma um fruto oval, semelhante a uma pequena noz, que, quando totalmente maduro, se divide em 4 segmentos.
Budra é uma excelente planta de mel e possui propriedades medicinais. Graças a todas essas qualidades, os paisagistas costumam usar budra para criar composições no local. Mas, ao instalar-se no gramado, a erva daninha não permite que a grama macia se desenvolva normalmente e prejudica a aparência.
Áreas sombreadas com solo fértil e úmido são ideais para o seu desenvolvimento: a budra cresce bem em quase todos os continentes. A erva daninha é tóxica para animais domésticos e de fazenda.
Por que a erva daninha é perigosa?
É preciso lembrar que budra é uma planta venenosa. Em pessoas propensas a reações alérgicas, a proximidade pode causar coriza, aumento do lacrimejamento e, em casos graves, edema pulmonar. O aroma da erva às vezes causa tonturas, suor excessivo e dores de cabeça.
Como se livrar do botão de hera?
Para deixar seu gramado feliz com uma cobertura de grama contínua, sem ervas daninhas e carecas, é preciso levar em consideração algumas sutilezas:
- não é colocado na sombra;
- não umedeça demais o solo ao regar;
- aplicar fertilizantes periodicamente para garantir a disponibilidade de nutrientes na quantidade necessária;
- Não corte a grama muito baixo ao cortar a grama.
Possuindo um poderoso sistema radicular, budra extrai ativamente umidade e nutrientes do solo, impedindo que a grama cresça normalmente. Você pode arrancar com as mãos, mas se a planta cresceu fica mais difícil se livrar dela.
Existem diversas variedades de herbicidas modernos que eliminam rapidamente as ervas daninhas. Para combater o botão de hera, são adequados: “Tornado”, “Roundup” - medicamentos contendo gliptosato ou triclopir como substância ativa. Os medicamentos são utilizados de acordo com as instruções do fabricante, sem ultrapassar a posologia recomendada e observando os cuidados de segurança. O herbicida é usado uma vez por temporada, na primavera (para lidar com os brotos) ou no outono (para destruir a erva daninha e evitar que ela cresça no ano seguinte).
Foi descoberto experimentalmente que budra não tolera a exposição ao tetraborato de sódio (bórax). O produto é seguro para gramados, não é tão tóxico quanto os herbicidas e pode ser adquirido em qualquer farmácia ou loja de ferragens.
A escavação profunda do local no outono, com remoção manual dos restos de botões e raízes, é uma tarefa trabalhosa, mas pode eliminar a erva daninha.
Poderia ser útil?
Catnip é usado na medicina popular. É conhecido por ter efeitos antiinflamatórios, cicatrizantes e anti-sépticos.
Importante: você deve usar esta planta com extremo cuidado para que ela não faça mais mal do que bem. Para abscessos, usam-se feridas purulentas que não cicatrizam, furúnculos, loções de decocção ou infusão de botão de hera.
A erva pode ser adquirida na farmácia, a embalagem do produto contém informações sobre a finalidade do medicamento e as regras de uso. Budra é usado para bronquite, tosse, cálculos biliares e algumas doenças ginecológicas.