Descrição e características das variedades de groselha verde, cultivo e cuidados

A groselha verde é uma cultura relativamente nova, não tão difundida quanto a preta e a vermelha. Criado na década de 30 do século passado, só recentemente começou a “conquistar” chalés de verão e jardins. Isto é explicado pelas muitas vantagens e características desta cultura.


Características de variedades de frutos verdes

As principais características das variedades desta cultura, em comparação com as de frutos pretos e de frutos vermelhos, são as seguintes:

  • cor verde dos frutos maduros, casca fina e sabor adocicado;
  • a ausência de um “aroma de groselha” característico e acentuado nos frutos silvestres;
  • altas demandas nas condições de cultivo;
  • amadurecimento tardio;
  • resistência a pragas e doenças comuns à groselha preta.

Além disso, os frutos desta cultura não causam alergias alimentares: o teor de vitaminas e microelementos é maior do que nas variedades de groselha preta e vermelha.

Descrição das melhores variedades de groselha verde

As variedades mais populares de groselha são Vertti, Emerald Necklace e Snow Queen.

Vertti

Esta variedade da seleção finlandesa é caracterizada por um arbusto compacto de tamanho médio com 0,9-1,0 metros de altura, frutos verdes claros cobertos por pequenas manchas marrons. O sabor dos frutos silvestres é doce. A colheita amadurece no final de julho e início de agosto. A variedade é resistente ao gelo, ao oídio e aos ácaros dos botões.

 groselha verde

Colar de esmeralda

Uma variedade meio-tardia de seleção nacional. Os arbustos de baixo crescimento (0,5-0,7 metros de altura) desta variedade, em meados de agosto, são cobertos de amarelo pálido, com tonalidade esmeralda, frutos maduros de sabor adocicado e ligeiramente ácido. A variedade, de rendimento médio, caracteriza-se pela alta resistência ao oídio e média resistência ao ácaro dos botões.

A rainha da neve

Variedade de maturação tardia caracterizada por um arbusto compacto de baixo crescimento e grandes frutos maduros de cor verde claro. É despretensioso para as condições de cultivo, não é danificado por geadas severas e é resistente à maioria das doenças e pragas da groselha.O rendimento médio de 1 arbusto de groselha de frutos verdes desta variedade pode chegar a 2,6-3,0 kg.

A rainha da neve

Prós e contras de crescer no local

Como qualquer outra cultura, a groselha verde tem prós e contras.

As principais vantagens deste tipo de groselha são:

  1. Bagas de groselha verde madura de frutos grandes pesam até 4-5 gramas.
  2. Resistência à geada - a maioria das variedades desta cultura pode suportar não apenas as geadas do inverno, mas também as geadas do início da primavera.
  3. Hipoalergênico - ao contrário da groselha preta, os frutos das variedades de frutos verdes não causam alergias.
  4. Alta resistência a doenças e pragas - a maioria das variedades da seleção moderna nacional e estrangeira são resistentes a doenças e pouco suscetíveis a ataques de pragas.
  5. Invisibilidade para os pássaros - os frutos maduros não se destacam no fundo da folhagem, por isso não são bicados pelos pássaros.
  6. Sabor doce e casca fina de frutos silvestres maduros.

colar de esmeralda

As poucas desvantagens das groselhas verdes incluem:

  • período de maturação tardia (agosto-setembro) - a colheita das groselhas de frutos verdes amadurece muito mais tarde do que as variedades de frutos pretos ou de frutos vermelhos;
  • escassez de mudas - as mudas desta cultura ainda não estão difundidas, por isso comprá-las não é tão fácil quanto as variedades mais conhecidas de groselha preta e vermelha.

Além disso, uma pequena desvantagem desta cultura é a falta de uma descrição detalhada da tecnologia de cultivo.

Condições de pouso

O plantio é a etapa mais importante do cultivo da tecnologia.

vegetação bamboleante

Lugar ideal

O local escolhido para o plantio da groselha deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Iluminação – a área deve estar bem iluminada durante todo o dia.
  2. Composição mecânica do solo - o solo do local deve ser leve e ter boa permeabilidade à umidade.
  3. Teor de nutrientes - solos com alto teor de húmus (mais de 2%), macro e microelementos são adequados para o plantio e cultivo de groselha.
  4. Nível de água do solo - como o sistema radicular da cultura é sensível a inundações, ela deve ser plantada em área com baixo nível de lençol freático.

Além disso, você não deve plantar arbustos isolados ou uma plantação de groselhas de frutos verdes em zonas úmidas baixas, em turfeiras altas drenadas, perto de cercas, garagens.

arbusto plantado

Preparando o solo e cova de plantio

O tratamento do solo pré-plantio inclui:

  1. Destruição de ervas daninhas com herbicidas de ação contínua (Hurricane, Roundup, Glyphos).
  2. Aplicação superficial de fertilizantes potássicos e nitrogenados 10-12 dias após o tratamento da área com herbicidas.
  3. Cavar (arar) o local no outono a uma profundidade de 25 a 30 centímetros.
  4. Afrouxamento do solo no início da primavera a uma profundidade de 10-12 centímetros.

Depois de preparada a área, começam a cavar covas de plantio com 50 centímetros de diâmetro e 40 centímetros de profundidade. Com um esquema de plantio em linha única, a distância entre os centros das covas deve ser de 70-80 centímetros (para variedades compactas e de baixo crescimento) a 100 centímetros (para variedades vigorosas e espalhadas). Ao plantar uma plantação com 2 ou mais linhas, o espaçamento entre linhas é de 1,0-1,5 metros.

preparação do furo

Momento e tecnologia de plantio

Existem dois períodos de plantio:

  • início da primavera - meados de abril, depois que a água do degelo derreteu e o solo aqueceu;
  • outono - início de setembro, após a colheita em uma plantação frutífera.

Para o plantio, tanto no início da primavera quanto no outono, devem ser utilizadas mudas de dois anos com sistema radicular bem desenvolvido e 3-4 brotos.

A tecnologia de plantio de mudas envolve as seguintes manipulações:

  1. Para preencher o buraco, prepare uma mistura de nutrientes composta por 2 baldes de húmus, 200 gramas de superfosfato simples, 30 gramas de sulfato de potássio, 2 xícaras de cinza de madeira.
  2. Metade da mistura de nutrientes é colocada em um monte no fundo do buraco.
  3. A muda é colocada na cova de plantio preparada em um ângulo de 30-40 0, aprofundando o colo da raiz 8 a 10 centímetros abaixo do nível do solo.
  4. A mistura de nutrientes restante e o solo fértil são despejados no buraco e compactados completamente.
  5. A superfície do solo próximo à muda é coberta com uma camada de cobertura morta de 5 centímetros - serragem seca, turfa baixa, húmus, composto.

Um dia após o plantio, as mudas são regadas abundantemente. A camada de cobertura morta, à medida que assenta, é renovada.

pousando no chão

Como cuidar adequadamente das colheitas

As atividades de cuidado de uma plantação incluem regar, adubar, podar, tratar com agrotóxicos e cobrir para o inverno.

Frequência de rega

Durante o período vegetativo da cultura, ela é regada nos seguintes períodos críticos:

  • após o plantio (abril);
  • durante o período de floração (início a meados de julho);
  • frutificação (agosto-setembro).

Para irrigação, use água da torneira ou da chuva. A taxa de irrigação para 1 arbusto é de 10 a 12 litros. Ao regar, a água é despejada sob a raiz de um balde ou de um regador de jardim equipado com um bico de pulverização.

modo de rega

Fertilize os arbustos

Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, as groselhas são fertilizadas apenas no início da primavera, adicionando 30 gramas de nitrato de amônio a cada arbusto.

Nos anos seguintes, mais dois são adicionados à alimentação do início da primavera:

  • no início da frutificação (julho-agosto), na forma de 40 gramas de nitrato de amônio, 40 gramas de superfosfato simples, 30 gramas de sulfato de potássio;
  • no outono (após a queda das folhas), na forma de 50 gramas de superfosfato, 35 gramas de sulfato de potássio.

Além disso, uma vez a cada 3 anos, no outono, são aplicados 10 quilos de esterco podre ou composto em cada arbusto.

vários fertilizantes

Moldar e aparar

Dependendo da época do ano e da finalidade, distinguem-se os seguintes tipos de poda de groselhas de frutos verdes:

  1. Início da primavera - produzido antes do início do fluxo de seiva, do início a meados de março. No processo dessa poda, os brotos secos, danificados pelo gelo e quebrados são completamente removidos do arbusto.
  2. Sanitário – realizado quando são detectados focos de danos por ácaros, moscas-serra e oídio. Durante a poda sanitária, todos os brotos danificados por doenças e pragas são removidos. Os brotos cortados são queimados.
  3. Outono - realizado antes da plantação partir para o inverno. Durante esta poda, são removidos todos os brotos fracos e imaturos que engrossam o arbusto.
  4. Rejuvenescedora - este tipo de poda é realizada em arbustos velhos e pouco produtivos. Ao realizar essa poda no início da primavera, toda a parte aérea é cortada, deixando tocos de 2 a 3 centímetros.
  5. Formativa – realizada após o plantio da muda. Sua essência é encurtar os brotos da muda ao nível de 3-4 gemas da superfície do solo.

Para podar, use uma ferramenta afiada - uma tesoura de poda, uma faca de jardim. Seções com mais de 2 centímetros de espessura são cobertas com grama.

formação de arbusto

Tratamentos preventivos

Apesar da alta resistência da cultura a doenças e pragas, é necessária a realização de tratamentos preventivos contra microrganismos patogênicos e insetos.Para doenças, as plantações de groselha são pulverizadas com preparações como Topaz, Tiovit Jet, Alirin-B, Bayleton.

Para controlar pragas, pulverize com os seguintes inseticidas: Profilaktin, Aliot, Fitoverm, Kleschevit, Lepidotsid, Biotlin.

Cobrindo os arbustos para o inverno

Para evitar danos causados ​​​​pela geada nos brotos da groselha verde, ela deve ser coberta durante o inverno. Este procedimento consiste nas seguintes operações:

  1. O arbusto é inspecionado, todos os brotos verdes, anuais, velhos e danificados são cortados.
  2. Ajuntando folhas caídas.
  3. Os demais brotos são dobrados ao solo e fixados com estacas de metal e tijolos.
  4. Após o início das geadas noturnas estáveis, o arbusto assim preparado é coberto primeiro com palha ou serragem e depois com patas de abeto.

Se a cobertura de neve for intensa durante o inverno, esse isolamento permite evitar completamente danos aos brotos, mesmo nas geadas mais severas.

arbustos para o inverno

Como propagar culturas verdes

Os principais métodos de propagação da groselha verde são os seguintes:

  1. Estacas - durante a poda sanitária de outono, estacas de 15 a 20 centímetros de comprimento, com 2 a 3 botões, são cortadas dos brotos cortados. Neste caso, o corte sob a gema inferior é feito reto e acima da gema superior - em um ângulo de 45 0. Essas mudas são plantadas em canteiro pré-preparado (escola), colocando cada uma delas em um ângulo de 40-45 0. Antes do enraizamento, as estacas são regadas moderadamente. Para o inverno, os arbustos enraizados são desenterrados e colocados em um porão para armazenamento ou isolados com uma camada de folhagem, palha ou ramos de abeto.
  2. Estratificação horizontal - com este método de propagação, 2 a 3 brotos fortes são dobrados ao solo no início da primavera, fixados com pequenos alfinetes e cobertos com terra, deixando 5 a 10 centímetros do topo.À medida que criam raízes e aparecem os brotos, as camadas são adicionalmente reforçadas. No outono, as mudas enraizadas são separadas da mata-mãe e transplantadas para local permanente.
  3. Dividir o arbusto é a forma mais fácil de propagação vegetativa. Trata-se de dividir o velho arbusto-mãe em duas partes com uma faca afiada, seguido do transplante de cada uma delas para um local permanente.

A propagação por sementes (generativa) não é utilizada em chalés de verão e jardins.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim