Mesmo as árvores de jardim mais despretensiosas são afetadas por pragas e doenças. É por isso que os jardineiros muitas vezes se perguntam por que as folhas da ameixa ficam amarelas e caem. Outras ações dependem inteiramente do motivo que causou esse estado da planta. Talvez ele simplesmente não tenha vitaminas. Mas às vezes o amarelecimento e a queda prematura da massa verde indicam problemas mais sérios.
- Por que as folhas da ameixa ficam amarelas e caem?
- Local de pouso errado
- Falta de umidade
- Galhos congelados
- Deficiência ou excesso de nutrientes
- Problemas relacionados ao sistema raiz
- Doenças e pragas
- Verticillium
- Moniliose
- Coccomicose
- Clorose
- Pulgão ameixa
- O que fazer se as folhas ficarem amarelas
- Ações preventivas
Por que as folhas da ameixa ficam amarelas e caem?
Os especialistas identificam vários motivos pelos quais as folhas da ameixa ficam amarelas e depois começam a cair. Alguns deles são causados por erros nos cuidados e nas práticas agrícolas, enquanto outros são consequência da exposição a patógenos e pragas.
Local de pouso errado
Se a cor da massa verde das ameixas mudar e começar a cair de cima, isso indica que o nível do lençol freático está próximo. Mesmo que esse fator tenha sido levado em consideração no plantio, com o tempo as raízes vão muito fundo e ficam encharcadas.
O problema é resolvido replantando a árvore, construindo um morro ou drenando o solo.
Sintomas semelhantes nas ameixas são causados pela inundação constante do jardim com água de nascente derretida ou chuvas prolongadas. Nesse caso, somente o transplante pode salvar a muda. As folhas também podem ficar amarelas e murchar devido à falta de luz. A ameixeira não deve ser sombreada por árvores grandes ou edifícios próximos.
Falta de umidade
Durante a seca prolongada, uma ameixa adulta requer a adição de até 8 baldes de água ao solo a cada 10 dias. Uma árvore jovem precisa de 3 baldes. Se for fornecida menos umidade ou a irrigação for realizada menos de uma vez a cada 10 dias, as folhas da planta primeiro ficam amarelas e depois começam a despi-las.
Galhos congelados
Se, devido às temperaturas mais baixas, os ramos da ameixeira congelarem, devem ser removidos. Para evitar incômodos, é preciso preparar cuidadosamente a árvore para o inverno e também não retirar o material de cobertura precocemente.
Deficiência ou excesso de nutrientes
A deficiência de nutrientes se manifesta no fato de a folhagem da ameixeira começar a amarelar na parte inferior. Um pouco mais tarde, os ramos jovens sofrem. A falta de nitrogênio afeta o estado das folhas.Eles primeiro ficam pálidos e depois ficam amarelos. O crescimento da árvore para ou diminui.
Quando há excesso de nitrogênio no solo, a massa verde cresce rapidamente, fica com cor escura e o tamanho do prato é muito grande.
Em solo franco-arenoso ou arenoso, as ameixas geralmente carecem de magnésio. Como resultado, a folhagem fica coberta de manchas vermelhas ou amarelas, depois enrola e morre. Com a falta de fósforo, cai não só a folha amarelada, mas também o ovário formado e os frutos verdes.
Uma borda amarela ao redor da lâmina foliar, que eventualmente se espalha por toda a sua área, sinaliza deficiência de potássio. Se o tipo de fome for diagnosticado a tempo, pode ser facilmente eliminado introduzindo a fertilização necessária no solo.
Problemas relacionados ao sistema raiz
A ameixa não tolera flutuações repentinas de temperatura. Se você abrir as raízes no primeiro aquecimento, a chance delas congelarem aumenta muito. Como resultado, a árvore não recebe a quantidade necessária de nutrientes e morre lentamente.
Você pode salvá-la com fertilizantes e adubações, o que aumenta significativamente a chance de sobrevivência da planta.
Doenças e pragas
O amarelecimento das folhas de uma ameixeira geralmente sinaliza o impacto negativo de pragas ou doenças. Seria melhor tomar medidas preventivas em tempo hábil, mas em casos de emergência a árvore deve ser tratada com urgência.
Verticillium
Uma doença fúngica perigosa, em que o micélio obstrui os túbulos da ameixa através dos quais se movem o suco e os nutrientes. Os esporos entram na árvore através de um sistema radicular danificado. As folhas enrolam e ficam amarelas. Na fase inicial, você pode salvar a planta tratando-a com Previkur ou Topsin-M.
Se os sinais da doença aparecerem apenas na parte superior da ameixa, então o fungo já infectou todo o tronco, por isso terá que ser cortado e queimado, e o solo tratado com antifúngicos.
Moniliose
Outro tipo de doença fúngica que se espalha pelos pistilos das flores: com o tempo, as folhas da ameixeira murcham e os galhos são afetados. O pico de atividade da doença ocorre durante períodos de baixas temperaturas e ventos frios. Se as flores ficarem pretas, você deve tratar urgentemente a ameixa com Hórus. Recomenda-se a realização de tratamentos antifúngicos preventivos para prevenir a ocorrência de moniliose.
Coccomicose
Essa doença fúngica afeta com mais frequência galhos e folhas, mas às vezes os jardineiros se perguntam por que a ameixeira secou junto com os frutos? O primeiro sinal de infecção é o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas, que com o tempo se espalham por toda a área da lâmina foliar. Em casos graves, os esporos vermelhos dos fungos são visíveis nas rachaduras da casca da ameixa.
Você pode lidar com a doença tratando o jardim com sulfato de cobre e mistura bordalesa. Pulverize não apenas a árvore afetada, mas também o solo ao seu redor.
Clorose
Um sinal da doença é que as folhas da ameixeira ficam amareladas e caem já em junho. O processo começa de cima. Com o tempo, a doença se espalha para a parte inferior da árvore. Recomenda-se combater a doença pulverizando a planta com sulfato de ferro ou com o medicamento Anticlorosina. Para alimentar a ameixa, use o produto “Hilat”.
Pulgão ameixa
O ataque de pequenos pulgões provoca o enrolamento e amarelecimento das folhas da ameixeira. Os insetos se espalham muito rapidamente e são difíceis de controlar.Eles se instalam na parte posterior da lâmina foliar, causando deformação nas bordas. Recomenda-se cortar e queimar as partes danificadas da árvore e depois borrifar com infusão de camomila, alho ou solução de mostarda e sabão. Na primavera, os tratamentos preventivos com Inta-Vir, Iskra ou Decis ajudam.
O que fazer se as folhas ficarem amarelas
Para uma ameixeira jovem, a proximidade das águas subterrâneas não é assustadora, mas com o tempo seu sistema radicular cresce e sofre com o alagamento. Nesse período, as folhas começam a amarelar e cair. Em meados do verão, as águas subterrâneas diminuem e a árvore se recupera, mas essas mudanças a enfraquecem bastante. Como resultado, depois de alguns anos a planta morre. Somente um transplante para outro lugar ajudará a salvá-lo.
Na primavera, quando a neve derrete, ou no verão, durante os períodos de fortes chuvas, as folhas da ameixeira também ficam amarelas. Se a situação se repetir todos os anos, apenas replantar a árvore em um terreno mais alto ajudará. Casos isolados não representam grande perigo e a ameixa se restaura sozinha. Para ajudá-la nisso, é necessário adicionar fertilizante mineral complexo com alto teor de nitrogênio ao círculo do tronco da árvore. A pulverização com Epin promove o rápido crescimento dos rebentos jovens.
Se a causa do amarelecimento das folhas for o congelamento, a ameixeira só se recuperará depois de alguns anos.
Os galhos secos devem ser removidos regularmente. Em condições de verão seco, são necessários até 8 baldes de água debaixo da árvore a cada 10 dias. Caso nenhum dos motivos listados ocorra, será necessário fazer uma análise do solo e determinar com segurança quais componentes faltam à ameixeira para o desenvolvimento normal.
Ações preventivas
Para prevenir prontamente o amarelecimento e a queda das folhas da ameixa, é necessário saber exatamente o motivo que acarreta tais consequências negativas. Poderia ser:
- localização próxima do nível do lençol freático à superfície do solo;
- inundação da horta com água do degelo ou da chuva;
- solo argiloso pesado com alto teor de calcário;
- proteção do sol por árvores altas e espalhadas.
É aconselhável levar esses fatores em consideração no plantio de ameixeiras e tentar neutralizá-los. Caso contrário, muitas vezes acontece que a ameixa e os seus frutos secam. Se o amarelecimento da folhagem for causado pela exposição a bactérias patogênicas, o jardineiro precisa selecionar com antecedência os preparativos para o tratamento preventivo e pulverizar a árvore no momento certo.
Se na área predomina solo calcário, o dreno não absorve ferro mesmo que seu conteúdo seja suficiente. Será necessário acidificar o solo. Na primavera, adiciona-se nitrato de amônio e, no outono, adiciona-se sulfato de amônio ou sulfato de potássio. A coroa é pulverizada com o medicamento “Anticlorose” ou “Ferovit”.