A ameixa cereja é uma árvore frutífera com frutos saborosos que lembram ameixas. Os frutos da árvore fazem bem à saúde e possuem propriedades únicas que são utilizadas em cosmetologia, diversas dietas e alimentação infantil. A planta é despretensiosa, possui forte imunidade e alta produtividade. Mas, como qualquer árvore, a ameixa cereja pode adoecer. Que doenças e pragas são perigosas para a ameixa cereja, como lidar com elas e que medidas tomar para preservar a colheita de frutos saudáveis?
- Doenças da ameixa cereja e seu tratamento
- Local do buraco
- brilho leitoso
- Moniliose
- Doença marsupial
- Coccomicose
- Pragas da ameixa cereja e formas de combatê-las
- Ácaro da fruta marrom
- Mosca pegajosa
- Mosca-ameixa amarela
- Mariposa oriental
- Mariposa ameixa
- Pulgão ameixa
- Rolo de folhas subcortical
- Prevenção de doenças e pragas
Doenças da ameixa cereja e seu tratamento
Ameixa e cereja são plantas relacionadas, então suas doenças são semelhantes e existem muitas delas. As doenças identificadas em tempo hábil podem ser tratadas e a colheita preservada.
Local do buraco
Clusterosporíase ou mancha de buraco é uma doença perigosa da ameixa cereja de origem fúngica. A doença afeta apenas fruteiras com caroço. O agente causador é um fungo do gênero Clasteroaporium carpophilum. A doença se desenvolve rapidamente em condições de alta umidade, espalha-se rapidamente e, com a ajuda do vento, pode se espalhar para as árvores vizinhas em poucos dias.
Sintomas da doença da ameixa cereja com mancha perfurada:
- Aparecimento de manchas marrom-escuras nas folhas, que desaparecem com o tempo, formando-se um buraco em seu lugar.
- Borda vermelha das folhas.
- Formação de uma substância espessa e pegajosa de cor amarela nos galhos, tronco e frutos da ameixa cereja.
Os danos causados pela clasterosporiose são enormes: a produtividade diminui, alguns ovários caem, os frutos ficam deformados e as árvores param de crescer.
Se estes sinais forem detectados, é necessário tratar as árvores doentes com os produtos químicos “Kaptan”, “Tsineb”, “Fthalan”. O agente causador da mancha de buracos pode suportar temperaturas de até 0 0COM.
brilho leitoso
Na primavera e no outono, com mudanças de temperatura e alta umidade, as plantações de frutas com caroço são suscetíveis a outra doença fúngica comum - o brilho leitoso.
O principal sinal pelo qual a doença pode ser imediatamente reconhecida é a mudança na cor das folhas de verde para branco prateado. Bolhas se formam na superfície das folhas. Variedades de ameixa cereja com resistência média ou fraca à geada são especialmente suscetíveis à doença.
Para o tratamento, utiliza-se uma solução de sulfato de cobre ou ferro, com ela são lavados o tronco e os galhos da planta, as folhas danificadas são retiradas e queimadas.
Moniliose
Infecção fúngica causada por fungos do gênero Monilia cinerea. A moniliose afeta a ameixa cereja de duas maneiras:
- queimadura monilial;
- podridão de frutas.
A forma primaveril da moniliose ocorre em forma de queimadura, desenvolve-se rapidamente e ultrapassa a ameixa cereja na fase de brotação e floração. As folhas e flores da ameixa cereja secam repentinamente e ficam marrons.
Atenção! Os sinais de moniliose são frequentemente confundidos com as consequências das geadas primaveris. Uma diferença importante é que com esta doença fúngica as flores e folhas não caem das árvores.
A doença, na forma de podridão dos frutos, desenvolve-se no início do outono, na época da colheita. A fonte da infecção é a ameixa cereja. Começam a secar, ficam com aspecto “queimado” e, com o tempo, esporos cinzentos de fungos aparecem nos frutos.
Se a infecção começar, os fungos começam a penetrar no tronco da árvore, que pode rachar. A ameixa cereja para de crescer, perde energia e outras doenças estão associadas à moniliose. A qualidade de conservação dos frutos “sobreviventes” diminui.
Os remédios populares usados para combater fungos são pulverizar as plantas infectadas com mostarda em pó: 80 gramas de mostarda seca por 10 litros de água. Entre as preparações químicas, Fitolavin tem comprovado sua eficácia. A pulverização é realizada durante o período de floração.
Doença marsupial
Bolsões de ameixa ou doença marsupial é uma doença fúngica das culturas de frutas com caroço que pode reduzir a produção pela metade. O fungo ataca os frutos, eles ficam deformados e adquirem formato alongado. Nenhum osso é formado. O fruto permanece verde, coberto por uma camada branca e não é comestível. A doença então se espalha para outras partes das árvores.
Todos os frutos doentes devem ser retirados das árvores e queimados. Na primavera, antes da floração, os arbustos são borrifados com calda bordalesa ou utiliza-se o fungicida Horus. O tratamento pode ser repetido imediatamente após a floração.
Coccomicose
Doença fúngica que afeta as lâminas das folhas da ameixa cereja. Os surtos de infecção começam em meados de junho. As folhas das árvores ficam cobertas de pequenas manchas marrom-avermelhadas, cujo número aumenta constantemente, elas começam a se conectar, depois a folha fica amarela e cai. No verso da folha afetada você pode ver uma camada branca e áspera.
Na região sul a doença é rara, o fungo não tolera altas temperaturas, mas em condições de alta umidade e temperaturas do ar de +18 0De a +23 0C está se espalhando rapidamente.
Para prevenir a coccomicose, recomenda-se tratar os troncos das árvores com argamassa de cal na primavera e no outono. Em casos avançados, são utilizadas preparações químicas: “Chorus”, “Topsin-M”.
Pragas da ameixa cereja e formas de combatê-las
Além das doenças fúngicas, as fruteiras podem ser atacadas por insetos-praga, que causam enormes prejuízos à colheita futura.
Ácaro da fruta marrom
Uma praga que pode destruir completamente uma cerejeira. Alimenta-se de sucos de plantas, atrapalha o processo de fotossíntese e o equilíbrio hídrico nas folhas.
O tamanho adulto é inferior a um milímetro. Os insetos põem ovos na casca das árvores, onde passam o inverno. Na primavera, quando a ameixa cereja começa a brotar, as colônias de insetos despertam. Durante o ciclo vegetativo completo das plantas, o ácaro cria de 5 a 6 gerações.
O ácaro marrom da fruta evita a luz solar direta e as colônias estão localizadas sob os galhos mais baixos.
A época mais fácil para destruir as pragas é no início da primavera. A casca da árvore deve ser limpa e coberta com argamassa de cal.Você pode pulverizar com preparações biológicas ou químicas:
- "Fufanon";
- "Fitoverm";
- "Neurono".
Em uma nota! O melhor efeito do tratamento é alcançado durante o período em que as larvas eclodem dos ovos.
Depois de destruir os insetos, é importante alimentar as árvores para repor as forças tomadas pelos ácaros.
Mosca pegajosa
A larva preta, que parece uma sanguessuga, é uma mosca-serra viscosa. Come folhas, transformando-as em esqueleto. A praga feminina atinge 6 milímetros de comprimento, os machos são menores que as fêmeas. A reprodução desses insetos ocorre com a formação de pupas brancas.
A ameixa cereja afetada pela mosca-serra viscosa parece seca e a folhagem parece menos densa. Se o grau de infecção for pequeno, você pode usar remédios populares:
- Pulverize as árvores com uma infusão de camomila e absinto uma vez por semana durante 3 semanas. O procedimento deve ser realizado a partir do momento da formação dos botões.
- Quando a planta começar a brotar e durante o período de floração, borrife a ameixa cereja com uma solução de sabão em pó: dilua meio pedaço padrão em 10 litros de água.
Entre as preparações biológicas, “Fitoverm” e “Lepidocid” são adequados. Não é difícil identificar a praga, é preciso inspecionar regularmente as árvores.
Mosca-ameixa amarela
É uma lagarta grossa e branca que se alimenta de frutos de árvores frutíferas. Na forma de insetos voadores, não representa uma ameaça às plantas, pois se alimenta de pólen.
As lagartas comem completamente as sementes e a polpa dos frutos. A praga hiberna na forma de uma pupa verde clara. Devido à ação das larvas vorazes, a qualidade e a quantidade da colheita são significativamente reduzidas.
As ameixas cereja são tratadas contra pragas com Fufanon e Novaktion.
Mariposa oriental
Uma praga perigosa da família dos rolos de folhas que pode destruir completamente uma colheita.Na forma de borboleta adulta não prejudica as plantas. Larvas - as lagartas se alimentam dos brotos da ameixa cereja, fazendo passagens neles e podem danificar os frutos. A praga hiberna na forma de pupas nas árvores e no solo próximo ao tronco. Por conta dessa característica, no combate à praga, o espaço do tronco da árvore é tratado. Maneiras de controlar insetos:
- Remoção de folhas caídas e limpeza de cascas.
- O uso de cintas de captura de insetos durante a oviposição.
- Tratar as árvores com uma solução de sal de cozinha imediatamente após o término da floração.
A mariposa pode ser derrotada sem o uso de produtos químicos. A praga se espalha rapidamente, medidas devem ser tomadas rapidamente.
Mariposa ameixa
Uma praga da família dos rolos de folhas. A cerejeira está ameaçada por lagartas rosa claro que comem os caules e os frutos. As larvas comem a polpa e danificam o osso onde depositam os excrementos.
Os métodos de controle são os mesmos da mariposa oriental.
Pulgão ameixa
Os pulgões agem como ácaros - eles bebem nutrientes das plantas. Pela ação de pequenos insetos, você pode perder não só a colheita, mas também todo o pomar.
O primeiro sinal de infecção é o enrolamento das folhas das árvores. Se você olhar de perto, poderá ver colônias de insetos pretos cobrindo completamente as lâminas das folhas - crosta de ameixa cereja.
Um preventivo popular contra pulgões nas culturas de frutas com caroço é plantar plantas vizinhas com odor pungente: endro, salsa, hortelã, coentro. Entre as preparações químicas, Aktara, Fufanon e Confidor vão ajudar.
Rolo de folhas subcortical
As lagartas da praga representam um perigo. Fazem passagens na madeira de cerejeira.As árvores começam a ficar para trás no crescimento, os ramos do esqueleto secam e a produtividade diminui drasticamente.
Os galhos danificados devem ser removidos e queimados. As borboletas são capturadas com armadilhas de feromônios. Os inseticidas são usados contra larvas.
Prevenção de doenças e pragas
A lista de pragas e doenças que podem afetar as plantações de ameixa cereja é enorme. Para evitar doenças perigosas e visitantes indesejados, são tomadas medidas preventivas:
- Branqueamento de troncos de árvores com cal no início da primavera e no outono após a colheita.
- Fertilização de plantas com fertilizantes orgânicos e minerais.
- Plantar ervas aromáticas próximo às árvores: endro, lavanda, hortelã.
- Pulverizar ameixas cereja com uma solução de sabão ou sal de cozinha durante o período de floração e imediatamente após.
- Inspeção regular das plantações de ameixa cereja.
Qualquer doença ou praga pode ser combatida, o principal é não atrasar o tratamento e tomar as medidas corretas. As plantações saudáveis certamente recompensarão os jardineiros pelo seu trabalho com uma colheita abundante de frutas saudáveis.