As donas de casa muitas vezes têm o problema de como congelar em casa a abóbora para o inverno. Se você tiver dúvidas se é possível congelar a abóbora, leve em consideração os conselhos de jardineiros experientes. Claro que é possível e necessário preparar e congelar a abóbora para o inverno, o principal é fazê-lo de acordo com as recomendações de artesãos experientes.
informações gerais
A abóbora é uma fruta que pode ser perfeitamente conservada sem estragar por até 20 meses. Para isso, basta empilhar bem a colheita após a colheita na adega para o inverno.Mas só quando o vegetal chega para armazenamento em perfeitas condições. Se a casca apresentar rachaduras, arranhões ou faltar um caule, a abóbora nunca durará muito. Isto também se aplica às variedades que não se destinam ao armazenamento a longo prazo.
Outro problema associado ao armazenamento da abóbora em casa é que o vegetal muitas vezes atinge muito peso e volume. Uma fruta grande é difícil de usar de uma só vez e, depois de colocada na geladeira cortada, perde rapidamente suas propriedades valiosas.
Nesses casos, surge o problema - como conservar a abóbora para o inverno? A melhor maneira moderna é congelar. Muitos acreditam que após o congelamento a fruta perderá grande parte de suas vitaminas, principalmente o caroteno, no qual é tão rica.
Há também donas de casa que têm certeza de que depois de guardada no freezer a polpa fica sem sabor, quase intragável.
Existem várias soluções simples com um algoritmo simples de ações. Para entender como congelar a abóbora, é importante decidir com antecedência como esse produto semiacabado será utilizado no futuro:
- Para crianças ou recheio de tortas, o purê congelado é adequado;
- para acompanhamentos - congelar pedaços de polpa escaldados;
- para panquecas e caçarolas - ralado;
- A maneira mais universal é congelá-lo cru em cubos.
Vamos considerar cada opção com mais detalhes.
Processo de congelamento DIY
Para se preparar para o inverno você precisará de:
- tábua de cortar;
- faca afiada;
- recipientes plásticos para purês (recipientes especiais, potes de laticínios ou copos plásticos comuns);
- sacos plásticos (normais ou com controle deslizante).
Quando tudo que você precisa está em mãos, você precisa processar o vegetal antes de armazená-lo para armazenamento a longo prazo.
Preparação de matérias-primas
Para melhor conservar a abóbora congelada em casa no inverno, você precisa escolher frutas maduras de formato oval oblongo de variedades de noz-moscada com polpa suculenta de laranja brilhante. As amostras selecionadas devem ser lavadas em água corrente, enxugadas com um guardanapo e deixadas até secar completamente, depois removidas da pele dura.
A forma mais cómoda de limpar é cortar as pontas, colocar o vegetal na horizontal sobre a mesa e retirar a casca com uma faca afiada. A abóbora, cortada em duas partes, é cuidadosamente limpa de sementes e miolo não comestível.
Recomenda-se picar a polpa em pedaços grandes e secar no forno, o que deixará a massa mais doce, saborosa e menos aguada, o que ajudará a economizar significativamente espaço no freezer. As sementes não precisam ser jogadas fora, mas também podem ser secas no forno. O resultado é uma guloseima saborosa e saudável.
Congelar como purê
O vegetal é cortado em pedaços médios. A casca não é cortada. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Asse em fogo baixo por cerca de uma hora. Verifique a prontidão furando os pedaços com um garfo. Se a polpa estiver bem assada, fica macia.
O vegetal assado separa-se facilmente da casca. A fruta é descascada e batida no liquidificador até obter a consistência de um purê espesso e homogêneo. Coloque em porções em recipientes pré-preparados, cubra com filme plástico (se não houver tampa) e leve ao freezer para congelar.
Este método é útil para quem tem filhos pequenos. Nesse método, a abóbora costuma ser congelada para a alimentação do bebê e até mesmo para o preparo dos primeiros alimentos complementares, combinando o produto com outras misturas de vegetais.
Congelamento após branqueamento
Este método ajudará a preservar de forma ideal o sabor da abóbora e todas as suas propriedades nutricionais.Ao usar este método, o vegetal não precisa ser descascado. As amostras selecionadas são cortadas em pedaços e depois escaldadas em água fervente por 3 a 4 minutos. Em seguida, eles são imersos em água muito fria quase ao mesmo tempo. Por conveniência, essas manipulações podem ser realizadas colocando a matéria-prima em uma peneira. O principal é deixar escorrer a água após o branqueamento.
Em seguida, o produto semiacabado é colocado em uma bandeja para que as partes individuais não se toquem, caso contrário podem grudar e a abóbora fica no freezer. Você pode simplesmente colocar o celofane no fundo do freezer e colocar os pedaços lá. Após o congelamento, são cuidadosamente embaladas em porções em sacos e a abóbora é devolvida ao freezer para armazenamento no inverno.
Congelar depois de ralar
O vegetal é cortado em pedaços médios, que depois são ralados no ralador grande ou médio. A massa preparada é colocada em saquinhos, deixando um pouco de ar. Os sacos são levemente apertados para ficarem mais achatados e colocados no freezer.
A abóbora congelada dessa forma costuma ser usada em caçarolas, sopas, como recheio de torta de abóbora e até cozida em geleia.
Congelando em pedaços
Como congelar adequadamente a abóbora cortada em pedaços? É necessário cortar a fruta em barras e cubos - o seu tamanho depende do prato a que se destina o produto semiacabado:
- se pretende usar a folha para recheio na hora de assar, corte-a em pedaços menores;
- se a abóbora for fervida, use pedaços maiores.
Deve-se levar em consideração que os pedaços de abóbora picados que devem ser armazenados juntos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho. Em seguida, são colocados sobre alguma superfície da cozinha e deixados secar um pouco devido ao excesso de umidade.Pré-congele da mesma forma que a abóbora escaldada. Em seguida, são embalados em sacos descartáveis.
Os sacos são levemente prensados, dando-lhes um formato plano, e colocados no freezer. Este método é perfeito para preparar diversos mingaus de leite - arroz, milho e até semolina.
Dicas para donas de casa
A abóbora congelada não deve ser descongelada antes de cozinhar. Basta adicionar a porção necessária ao prato preparado. Isso ajudará a minimizar a perda de substâncias valiosas contidas no vegetal e a preservar seu sabor.
Recomenda-se que ao guardar a abóbora no freezer, escreva a data do congelamento em cada embalagem de alimentos congelados. Assim você saberá quando os produtos expiram. Você pode sinalizar que se trata de uma abóbora, para não confundir com cenoura congelada - na forma de produtos semiacabados, esses vegetais são muito parecidos.
Conclusão
Congelar abóbora é um ótimo método de armazenamento se você não tiver um porão. Isso ajudará a diversificar o cardápio, tornando a alimentação mais saudável no inverno, quando o corpo passa por uma carência aguda de vitaminas.A polpa da abóbora é ativamente utilizada na cosmetologia: a partir dela são feitas diversas máscaras para o rejuvenescimento da pele do rosto. Vale a pena estocar um produto tão valioso para uso futuro, aproveitando os segredos de como armazenar adequadamente a abóbora para o inverno.