A água subterrânea é um líquido que se acumula nas estruturas superiores do solo. A sua presença no local pode obrigar a pessoa a recusar a construção de estruturas permanentes, pois prejudica qualquer obra e provoca a destruição de estruturas. Por isso é tão importante determinar a presença de água e a profundidade de sua ocorrência. Existem muitos tipos de água nos solos. Eles são classificados de acordo com diferentes critérios.
Tipos de águas subterrâneas
As fontes de formação de águas subterrâneas incluem precipitação - chuva ou neve.Além disso, a causa de seu acúmulo é considerada a condensação da evaporação da água, que se forma no solo.
A profundidade das águas subterrâneas é influenciada pelo terreno e pela presença de reservatórios próximos ao local. Em lugares pantanosos e planícies, as águas subterrâneas estão localizadas quase perto da superfície da terra - 1-2 metros. Às vezes esse intervalo é de apenas alguns centímetros.
Hoje, alguns tipos de águas subterrâneas são conhecidos. Eles são classificados de acordo com vários critérios. Para realizar corretamente os trabalhos de plantio e erguer diversas estruturas no local, é necessário determinar o tipo de água.
Por localização
Com base na localização da água no solo, distinguem-se os seguintes tipos:
- estratos - localizados em rochas soltas ou fracamente cimentadas;
- poro - localizado nos poros da rocha;
- fissura – localizada em fissuras em rochas bem cimentadas.
Uma propriedade característica das águas subterrâneas é a sua facilidade de acessibilidade. Portanto, você pode usar maneiras simples de obter água gratuita - por exemplo, cavando poços.
Por agressividade
Este termo refere-se à capacidade da água de destruir estruturas metálicas e de concreto ou estruturas feitas de outros materiais. Este parâmetro também é utilizado para avaliar a capacidade da água de influenciar a flora e a fauna dos corpos d'água. A agressividade é influenciada pela presença de certos compostos químicos.
Dependendo da variedade e quantidade, distinguem-se os seguintes tipos de substâncias:
- Ácido geral. O nível de pH é usado como indicador de acidez. A água mais agressiva é considerada aquela cujo pH é inferior a 4. Isso indica que o ambiente é ácido. Ao mesmo tempo, a água com parâmetros de pH superiores a 6,5 é considerada a menos agressiva.Se o indicador for até 6,5, falam de acidez geral.
- Lixiviação. Eles são caracterizados por uma grande quantidade de bicarbonatos em sua composição - mais de 0,4-1,5 miligramas. Essas substâncias removem o hidróxido de cálcio das estruturas de concreto.
- Sulfato. Eles contêm muitos íons sulfato. Provocam inchaço do concreto e destroem o material.
- Dióxido de carbono. Eles contêm muito dióxido de carbono, o que leva à dissolução do bicarbonato de cálcio. A substância também pode provocar a destruição de estruturas de concreto.
Por mineralização
Este parâmetro é usado para determinar o volume de compostos dissolvidos em água. É avaliado evaporando 1 litro de água para obter um resíduo seco. Seu tamanho e composição ajudam a estabelecer parâmetros de mineralização.
De acordo com este indicador, a água nos poros do solo pode ter as seguintes variedades:
- fresco;
- sulfato;
- ligeiramente salgado;
- salgado.
Por dureza
Este parâmetro é determinado pela presença de íons magnésio e cálcio na água. Existem os seguintes tipos de dureza:
- em geral;
- carbonato;
- não carbonatado.
Há também uma classificação adicional baseada na dureza geral. A água pode ser muito macia, macia, moderadamente dura ou dura.
Por nível de poluição
As águas subterrâneas ficam poluídas ao filtrar elementos nocivos da superfície. Os seguintes tipos de fontes de poluição são diferenciados:
- locais industriais que utilizam elementos que podem migrar com as águas subterrâneas;
- áreas de armazenamento de produtos industriais e seus resíduos;
- áreas onde se acumulam resíduos domésticos;
- campos para irrigação de produtos agrícolas.
As áreas de armazenamento de pesticidas, incluindo aquelas de uso proibido, são especialmente perigosas.Esta categoria também inclui empresas de produção e refino de petróleo.
Como saber se há água parada ou subterrânea na área?
Água empoleirada refere-se a acúmulos temporários de precipitação na parte superior do solo. Eles estão localizados acima das águas subterrâneas. Isso geralmente ocorre após o derretimento da chuva ou da neve. Nesse caso, a umidade concentra-se predominantemente no solo que não conduz bem a água - argila, rochas densas, margas. Posteriormente, uma parte da água empoleirada evapora e a outra entra nas estruturas subjacentes.
Os seguintes sinais são característicos da água empoleirada:
- Baixa potência e área mínima de camada de água.
- Presença de argila ou argila na área - a água empoleirada não se acumula na areia.
- Há uma conexão óbvia com fatores sazonais - não há cheias no inverno e no verão. Este fenômeno é típico da primavera e do outono.
- Relação com parâmetros de umidade climática. A cheia é típica do período chuvoso. Porém, em tempos de seca, desaparece.
Aumentar ou diminuir o nível da água
O nível do lençol freático pode variar de 2 a 30 metros. Sua localização elevada provoca encharcamento do solo, piora as condições de crescimento das lavouras e destrói rapidamente as estruturas subterrâneas.
Existem os seguintes métodos para reduzir o nível das águas subterrâneas:
- drenagem do local;
- cavando um reservatório.
O esquema de drenagem padrão envolve a construção de uma vala ao longo do perímetro do local. Ao mesmo tempo, é necessário colocar tubos de plástico ou cimento-amianto. Depois disso, a vala é preenchida com areia, terra e cascalho.
Geralmente não é necessário elevar artificialmente o nível das águas subterrâneas. No entanto, se tal necessidade surgir, são construídos reservatórios.
As águas subterrâneas são classificadas de acordo com vários critérios. Isso permite determinar suas características e construir corretamente diversas estruturas no local.