Tabela de compatibilidade de vegetais em canteiros - bons e maus vizinhos

A quantidade e qualidade da colheita dependem de vários critérios - incluindo cuidados agrotécnicos competentes e a correta colocação das plantas na horta. Jardineiros experientes usam uma tabela de compatibilidade para determinar a proximidade ideal dos vegetais nos canteiros. Nesse caso, as plantas não se oprimirão e tirarão nutrientes. Se você organizar corretamente as colheitas na horta, o número de frutos colhidos aumentará visivelmente.


A importância da compatibilidade das plantas

Os jardineiros novatos não prestam a devida atenção à correta proximidade dos vegetais nos canteiros, o que faz com que o rendimento das colheitas seja reduzido em pelo menos 25%. Ao planejar uma horta, eles levam em consideração não apenas as necessidades de irrigação e iluminação das culturas, mas também a localização das plantas em relação umas às outras. Se você escolher seus vizinhos com sabedoria, as colheitas se desenvolverão mais intensamente, terão menos probabilidade de adoecer e serão danificadas por pragas.

Jardineiros experientes praticam plantios mistos, nos quais diversas variedades de plantas são plantadas em um canteiro para promover o pleno desenvolvimento dos vizinhos. Não se trata necessariamente de hortaliças - verduras, flores e outras variedades são semeadas nas proximidades.

Nesse caso, o proprietário de um terreno particular recebe diversas vantagens:

  • economia de espaço no jardim e uso racional das áreas de plantio;
  • reduzindo o esgotamento do solo e eliminando a necessidade de rotação constante de culturas;
  • aumentar a produtividade e melhorar o sabor dos frutos colhidos;
  • baixo consumo de preparações fungicidas e inseticidas para tratamento de culturas contra doenças e pragas de insetos e, como resultado, um produto ecologicamente correto;
  • reduzindo a quantidade de ervas daninhas. Existem culturas que cobrem completamente o solo, formando uma camada inferior, dificultando a chegada das ervas daninhas à superfície.

tabela de compatibilidade

Tabela de compatibilidade vegetal

Ao planejar o plantio de plantas no jardim, jardineiros experientes utilizam uma tabela detalhada de compatibilidade de culturas, o que ajudará a evitar erros na colocação de mudas e sementes e a aumentar a produtividade.

Cultura principal Vizinhos adequados Ação útil
Beringela Recomenda-se plantar espinafre ou feijão no mesmo canteiro. Graças às culturas vizinhas, é possível espantar da horta pragas como o besouro da batata do Colorado e melhorar a composição do solo, saturando-o com substâncias úteis.
Melões e melancias Girassol, ervilha, beterraba, milho Essas plantas saturam o solo com nitrogênio, e os girassóis e o milho protegem os melões dos raios escaldantes do sol.
Morangos de jardim Beterraba, alho, repolho, rabanete, cebola Os fitoncidas, contidos em vegetais picantes, atuam como repelentes de pragas. Os restantes vizinhos melhoram a qualidade do solo e estimulam o crescimento dos morangos
Ervilhas Milho, cenoura, tomate, pepino, rabanete Se você plantar ervilha perto do milho, ela servirá como um suporte natural para subir
Abobrinha Hortelã-pimenta, feijão, milho, capuchinha Essas culturas promovem o rápido crescimento da abobrinha
Batata Alface, couve-flor, rabanete, repolho, coentro, raiz-forte Ao plantar batata e raiz-forte no mesmo canteiro, este repele o percevejo da batata e, quando plantado junto com leguminosas, diminui o número de pragas como o besouro da batata do Colorado.
Repolho Hortelã, tomate, borragem, espinafre, feijão, chicória, beterraba Ervas perfumadas e picantes repelem insetos como borboletas-repolho, lagartas e caracóis
Cebola Camomila, cenoura, espinafre, pepino, batata, morango Algumas culturas promovem a formação de cabeças maiores, enquanto outras repelem a mosca da cebola
Tomates Manjericão, cebola, erva-cidreira, sálvia, salsa, alface, aipo As culturas vizinhas contribuem para o rápido crescimento do sistema radicular, repelindo pragas de insetos e melhor armazenamento das culturas
Pimentão Malmequeres, petúnia, coentro, manjerona, gerânio Quando plantadas ao lado dessas plantas, o sabor da fruta melhora e o rendimento aumenta.

Se você seguir essas recomendações, poderá cultivar e colher uma rica colheita, mesmo em uma pequena parcela.

Regras de pouso

Os residentes de verão que cultivam vegetais e frutas há várias temporadas mantêm um diário especial no qual registram a colocação das plantas no ano passado e desenham um diagrama do jardim. Ao planejar o plantio, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:

  1. Toda a área destinada ao cultivo de hortaliças está dividida em várias partes. As culturas mais altas, cujos frutos demoram mais para amadurecer, são colocadas no meio.
  2. As plantas pertencentes à mesma família não são plantadas no mesmo local.
  3. Verduras e ervas são colocadas ao redor do perímetro da horta, você também pode plantar morangos e uvas mais perto das bordas do jardim.
  4. As culturas com sistemas radiculares fortes e fracos são colocadas próximas para não competirem por nutrientes.
  5. As culturas vizinhas devem ter requisitos semelhantes em termos de iluminação, humidade e tipo de solo.
Especialista:
Se houver árvores frutíferas no local, o espaço sob elas também poderá ser aproveitado, mas neste caso existem algumas restrições. Se as árvores forem jovens, não vale a pena plantar outras culturas embaixo delas, pois as mudas precisam criar raízes completas. Verduras, ervas e rabanetes são colocados sob as árvores maduras, à sombra mantêm o aroma e a suculência por muito tempo.

Plantando vegetais

Ervas úteis para o jardim

As ervas aromáticas e medicinais são consideradas boas vizinhas das fruteiras. Cada planta desempenha suas próprias funções e ajuda a colher uma colheita elevada, por exemplo:

  • o orégano repele a maioria das pragas de insetos;
  • o tomilho evita que as lagartas se instalem nas cabeças do repolho e as estraguem;
  • a capuchinha previne efetivamente a reprodução dos pulgões, distraindo-os das plantas cultivadas;
  • a borragem promove o crescimento intensivo de feijão, ervilha e morango;
  • hortelã-pimenta e manjerona realçam o sabor do tomate e do repolho;
  • o coentro, graças ao seu poderoso sistema radicular, solta o solo e promove a sua saturação com oxigênio;
  • camomila e mil-folhas aumentam a imunidade natural das frutas e repelem pragas.

Exemplos de combinações de plantas bem-sucedidas

Graças a uma combinação bem-sucedida de culturas em um canteiro, será possível evitar muitos problemas durante o cultivo. Um dos vizinhos de maior sucesso, que até os jardineiros novatos conhecem, é considerado o plantio de cebolas e cenouras. Eles repelem as pragas que atacam a cultura companheira.

combinações de plantas

Especialista:
O manjericão é plantado entre pés de tomate, o que melhora o sabor dos frutos cultivados. Endro e aipo são colocados entre as fileiras de repolho, as verduras ajudam a lidar com a invasão de pragas como a mosca do repolho e a borboleta branca.

Quais plantas são melhores para não serem plantadas uma ao lado da outra no jardim?

Existem combinações de plantas nos canteiros que devem ser evitadas, por exemplo, não plantar próximo a:

  • morangos repolho;
  • cebola, legumes;
  • cenouras com erva-doce;
  • pepinos de erva-moura;
  • berinjela, alho e cebola.

Se seguir a tabela de compatibilidade de culturas, poderá cultivar plantas saudáveis ​​​​e fortes que irão deliciar-se com uma rica colheita no final da temporada.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim