É difícil encontrar culturas que gostem de solo pesado e denso. O sistema radicular de qualquer planta precisa de acesso a umidade e oxigênio. A resposta mais comum à pergunta com que finalidade é necessário afrouxar o solo ao redor das plantas é aumentar a permeabilidade ao ar e à umidade do solo. Porém, não se esqueça dos benefícios adicionais: destruição de ervas daninhas jovens, prevenção de doenças parasitárias.
Por que uma estrutura solta é importante para o solo?
Solo pesado que gruda em aglomerados não permite que água, fertilizantes e oxigênio penetrem profundamente nas camadas mais profundas.Depois da chuva, forma uma crosta dura na superfície, por onde a água, em vez de fluir para as raízes, flui para sulcos e evapora rapidamente. Em solo argiloso compactado ou sob uma crosta espessa, as raízes da planta literalmente sufocam por falta de oxigênio, crescem mais lentamente e raízes jovens e finas podem morrer.
O solo solto, ao contrário, forma reservatórios internos, pequenos capilares nos quais a umidade fica armazenada por vários dias e fica à disposição das plantas. A necessidade de rega é reduzida (por isso, o afrouxamento é frequentemente chamado de “rega a seco”). O melhor efeito será obtido se for combinado com cobertura morta e fertilização dos canteiros.
Propriedades úteis de afrouxamento:
- ajuda a aumentar a respirabilidade do solo;
- promove melhor absorção de fertilizantes;
- evita a rápida evaporação da umidade;
- destrói pragas destruindo seus ninhos;
- danifica o sistema radicular das ervas daninhas.
A frouxidão do solo é especialmente importante quando se cultivam culturas a partir de sementes. As mudas podem não ter nutrientes suficientes contidos no grão para romper a crosta dura da superfície do solo até o sol (isso é especialmente verdadeiro para plantas com sementes pequenas, como cenoura ou salsa).
Tempo de afrouxamento
O primeiro afrouxamento é feito na primavera, quando o solo está preparado para o plantio. Eles se soltam imediatamente após cavar os canteiros a uma profundidade maior (até 25 cm) e depois os nivelam.
Após o plantio das mudas, o solo é cultivado duas semanas depois. Se a cultura for cultivada a partir de sementes, recomenda-se que o afrouxamento comece após a germinação.Se houver necessidade de afrouxar o solo antes da germinação (formou-se uma crosta na superfície ou a cultura exige leveza, leveza do solo, por exemplo, cenoura e cebola), é necessário soltá-lo com muito cuidado, exatamente na profundidade que a crosta ocupa (2-3 cm).
No outono, final da temporada de jardinagem, os canteiros são desenterrados e deixados até a primavera. O afrouxamento não é estritamente recomendado: torrões secos de solo congelam rápida e completamente, matando as larvas de insetos parasitas armazenados no solo.
Qual deve ser a profundidade
A profundidade do afrouxamento depende da época, bem como do tipo de cultura. Na primavera, antes do plantio, é maior e os brotos jovens requerem um manuseio cuidadoso. No verão, a profundidade recomendada é de 5 a 7 cm.
É importante lembrar: afrouxar não é desenterrar canteiros! Não revire o solo fértil localizado sob a crosta superficial.
Cuidando de diferentes culturas
Há o afrouxamento contínuo (pré-plantio e pré-emergência) e o afrouxamento entre canteiros, que é realizado após o surgimento das mudas na superfície, a alguma distância delas. Para as plantas jovens, a “zona de proteção”, onde não se recomenda afrouxar o solo, é pequena, à medida que os arbustos crescem, seu diâmetro aumenta para 10-15 cm.
As culturas de abóbora são as mais vulneráveis ao afrouxamento - possuem um sistema radicular delicado com abundante ramificação horizontal, por isso os canteiros devem ser afrouxados muito superficialmente e com cuidado.
Mas as culturas de repolho (todos os tipos) sempre reagem positivamente ao afrouxamento. A profundidade permitida é de 6 cm ou mais.
Após o plantio de leguminosas e algumas raízes (cenoura, batata), o afrouxamento deve ser feito até que apareçam os primeiros brotos e até mesmo uma crosta fina não deve se formar na superfície.
Não é recomendável afrouxar canteiros com cebola, beterraba e aipo até que as mudas germinem e fiquem bem verdes.
Mudas de árvores de jardim também precisam ser afrouxadas. Porém, suas raízes preferem ramificar-se horizontalmente sob a própria superfície do solo, por isso o cultivo do solo é feito superficialmente, até uma profundidade de 4 cm.