Obter uma colheita plena é a preocupação mais importante dos agricultores e de todas as pessoas em geral. Isso se deve ao fato de a população estar crescendo e a quantidade de terras adequadas diminuir constantemente. Portanto, o problema da irrigação de solos áridos vem à tona. Existem muitas áreas semelhantes no planeta, portanto, introduzi-las no uso agrícola através da irrigação ajudará muito a resolver o problema nutricional.
O que é irrigação do solo
A falta de umidade no solo faz com que as plantas não ganhem bem massa verde, produzam poucos frutos e possam não sobreviver para a colheita.É por isso que a irrigação do solo é tão importante - fornecendo água a áreas destinadas a diversas culturas agrícolas e ornamentais.
A irrigação é projetada para aumentar a quantidade de umidade na camada do solo onde cresce a maior parte das raízes das plantas. Juntamente com a drenagem, está incluída nas principais modalidades de recuperação de terrenos e é a sua variedade de engenharia hidráulica.
O uso da irrigação do solo leva à diminuição da temperatura na camada de ar mais próxima do solo, aumenta o nível de umidade e, o mais importante, ajuda a aumentar o abastecimento do sistema radicular das plantas com água e nutrientes nele dissolvidos.
Componentes do sistema de irrigação
Os sistemas de irrigação são áreas nas quais estão localizadas estruturas que fornecem abastecimento de água a uma área específica. Eles estão abertos e fechados. No primeiro caso, são utilizados canais para abastecimento de água, no segundo - tubulações.
Na maioria dos casos, os sistemas de irrigação consistem em vários componentes:
- Fonte de água.
- Estrutura de captação de água.
- Dispositivos de abastecimento de água ou toda uma rede deles.
- Rede e dispositivos de irrigação.
- Rede de captação-bica.
- Drenagem.
- Estruturas adicionais e auxiliares.
- A infraestrutura.
Dependendo de quais componentes são usados para criar um sistema de irrigação, eles podem ser alimentados por gravidade ou levantados por água se forem usados dispositivos de bombeamento.
Métodos de irrigação
Os principais métodos de irrigação incluem o seguinte:
- Irrigação ao longo de sulcos e sulcos com água de canal de irrigação ou bombeamento. O método de irrigação mais antigo, utilizado até hoje.
- Pulverização através do fornecimento de água através de canos.
- Irrigação por aerossol, na qual a água é pulverizada em sprays finos.Serve para resfriar e umidificar a camada de ar na superfície da terra.
- Irrigação subterrânea, na qual a água cai nas plantas diretamente na zona radicular.
- Aspersão é a pulverização de água em sistemas circulares ou frontais, que podem ser autopropelidos ou transportáveis.
- Irrigação do tipo estuário, em que as águas locais são vertidas uma vez na primavera e umedecem profundamente o solo.
A escolha da técnica de irrigação depende da área de plantio, tipos de solo, clima, plantas cultivadas e muito mais.
Regras
Para uma irrigação adequada, é necessário calcular a quantidade de umidade necessária para todo o período de crescimento das plantas. Isso leva em consideração as especificidades do clima, as condições do solo e as necessidades das plantas durante os diferentes períodos da estação de crescimento.
Tratamento de solo irrigado
Ao regar, forma-se uma crosta no solo, que deve ser destruída para permitir que o ar chegue às raízes e maior penetração da umidade. A cobertura morta também pode ajudar nesses casos.
Na primavera, esses solos são cuidadosamente nivelados para evitar o acúmulo de umidade nas terras baixas e o alagamento. As plantas em terras irrigadas também requerem o uso de agrotóxicos, mas devem ser manuseadas com extremo cuidado para não levar ao acúmulo de componentes tóxicos no solo.
Quais culturas são cultivadas em solo irrigado?
Teoricamente, qualquer cultura pode ser cultivada em terras irrigadas.Isto depende do clima, da qualidade do solo e das espécies de plantas, bem como do método de irrigação e da quantidade de água utilizada. Por exemplo, em Israel, a maioria das frutas, frutos silvestres e vegetais são cultivados com irrigação por gotejamento, e nos Emirados Árabes Unidos, sob condições desérticas quentes, até palmeiras são cultivadas.
Na agricultura industrial, é necessária terra irrigada para cultivar a maioria dos melões (excepto melancias) porque eles adoram o sol e o calor, mas têm raízes superficiais. A irrigação também é necessária para o cultivo de algodão, milho, arroz e outros grãos.
Que problemas você pode encontrar?
Apesar das vantagens significativas da irrigação do solo, ela também apresenta uma série de desvantagens significativas:
- Salinização secundária. Esta é uma ameaça que ocorre com a irrigação descontrolada em climas desérticos.
- Poluição da água – subterrânea e superficial.
- Erosão de origem de irrigação (erosão).
- Acúmulo do horizonte cultural dos solos causado pelo uso da irrigação.
- Alagamento.
- Subsidência de relevo.
- Raso de reservatórios.
Estes resultados negativos exigem uma abordagem séria ao uso da irrigação do solo.