O solo é um corpo natural independente que se formou como resultado da atividade combinada de várias forças externas. Que fatores influenciam a estrutura do solo? Isso inclui organismos vegetais e animais, rocha-mãe, idade do país, relevo e condições climáticas. A estrutura do solo também é afectada pelas actividades económicas humanas.
Fatores físico-químicos de formação de estrutura
As pessoas muitas vezes estão interessadas em saber quais condições são necessárias para a formação do solo. Fatores físicos e químicos desempenham um papel significativo. Em condições naturais, a coagulação dos componentes coloidais argilosos presentes na estrutura do solo é importante.Eles são reversíveis e irreversíveis. A segunda opção provoca a formação de agregados resistentes à umidade.
A coagulação irreversível está associada à influência dos cátions absorvidos. Estes incluem cálcio, ferro, alumínio. Também importante é a coagulação mútua dos colóides do solo, que diferem em cargas positivas e negativas.
Por exemplo, compostos coloidais de alumínio e ferro, bem como sílica e húmus, formam coagéis fortes devido à coagulação mútua. Além disso, a coagulação irreversível pode ocorrer durante o congelamento, descongelamento e secagem de hidrogéis do solo com perda irreversível de umidade. Este processo é acompanhado por cristalização gradual.
Neste caso, a coagulação também pode ser reversível. Por exemplo, a coagulação de colóides e argilas do solo, associada ao aumento do teor de sais de potássio e sódio, provoca a formação de agregados estruturais. No entanto, não são muito resistentes à água.
A reversibilidade da coagulação provoca a dispersão de colóides previamente coagulados. Se, durante a irrigação da terra, o ambiente se tornar mais alcalino e o cálcio trocável for substituído por sódio, os agregados estruturais do solo se desintegram. Isto ocorre sob a influência da dispersão do material coloidal.
Físico e mecânico
Entre este grupo de fatores, a pressão desempenha um papel significativo. O desenvolvimento do sistema radicular, a movimentação de insetos e animais, bem como a criação de câmaras e tocas por eles, levam ao aparecimento de pressão sobre o solo fino. Isto implica a sua agregação.Inchar e aumentar o volume do solo quando molhado tem o mesmo efeito.
A maior secagem da massa de solo leva à redução do volume, ao aparecimento de fissuras e à ocorrência de aumento da pressão intracapilar. O inchaço e a contração alternados da massa do solo são considerados um dos fatores mecânicos importantes na formação do solo. O congelamento das águas subterrâneas tem um efeito semelhante com o aumento do volume e da pressão. É substituído pelo derretimento do gelo e pela diminuição da pressão.
Químico
Durante a formação do solo e o intemperismo, novos produtos químicos aparecem e são transformados em uma forma insolúvel. Isso pode resultar em uma estrutura de solo resistente à água. Por exemplo, o acúmulo de silicatos de ferro, magnésio e carbonato de cálcio no solo leva à cimentação de substâncias mecânicas primárias e à sua colagem. Isto provoca a formação de agregados impermeáveis.
Biológico
Fatores biológicos e bioquímicos são importantes para a formação dos solos. A estrutura dos solos e sua resistência à água estão intimamente relacionadas ao acúmulo de húmus e às funções desempenhadas pelos microrganismos. A formação ativa do solo se deve à atividade constante de microrganismos bacterianos e fungos.
A formação do solo é influenciada por um grande número de fatores significativos. Os mais significativos incluem biológicos, químicos e físicos.