A importância das propriedades físicas e mecânicas do solo é importante na determinação do seu valor para uso agrícola. Consideremos uma descrição das características das propriedades físicas e mecânicas, que incluem plasticidade, pegajosidade, inchaço e sua correspondente retração, coesão, maturação física do solo, sua dureza e resistividade quando processado por máquinas agrícolas.
Conceitos gerais
As propriedades físicas e mecânicas do solo permitem-lhe influenciar intensamente o crescimento e desenvolvimento de qualquer forma de planta, a velocidade e uniformidade da germinação das sementes, a propagação do sistema radicular em profundidade e largura, e têm um impacto significativo nas máquinas de lavoura.
Propriedades físicas e mecânicas
Este conceito inclui plasticidade, viscosidade do solo, inchaço sob a influência da umidade, retração por secagem, dureza e resistividade, coesão e maturação física.
Plástico
A capacidade de um torrão de terra adquirir em seu estado bruto uma forma que lhe foi dada artificialmente. Neste caso, não devem se formar fissuras, o caroço deve ser preservado mesmo após o término da exposição. Solo muito úmido ou seco não será plástico; boa plasticidade aparece com um certo grau de umidade.
A plasticidade com indicador máximo pode ser determinada utilizando o cone Vasiliev, se ele penetrar 1 cm de profundidade no solo sob a influência de seu peso em 5 segundos. O indicador mínimo é obtido se um cordão com diâmetro de 3 mm, que pode ser enrolado do solo, se quebrar em partes separadas.
A plasticidade indica a composição mecânica do solo (0 – areia, 0-7 – típico para franco-arenoso, de 7 a 17 – franco, acima de 17 – argiloso). A propriedade depende do tamanho das partículas e da composição dos sais absorvidos, pois mostram em grande parte o quão úmido está o solo e quanto húmus ele contém. O solo de húmus é menos plástico.
Aderência
A propriedade é definida como a capacidade do solo úmido de aderir aos objetos que toca. A viscosidade é detectada quando a adesão das partículas é mais fraca do que entre elas e os objetos.A propriedade depende da composição química, mineral, mecânica, umidade e estrutura. Solos argilosos sem estrutura aderem com mais força, enquanto solos estruturados e soltos aderem menos.
A viscosidade aumenta com o aumento da umidade, mas até um certo nível, depois diminui mesmo para solo úmido, à medida que aumenta a adesão entre as partículas. Em solos estruturais, esta propriedade é detectada em 60-80% da capacidade total de umidade. Solo sem estrutura adere mesmo com baixa umidade.
A viscosidade do solo é medida em termos do esforço que deve ser despendido para levantar um objeto preso do solo (em g por 1 cm2). Existem solos viscosos (>15 g/cm2), fortemente (5-15), médios (2-5) e fracamente viscosos (<2 g/cm2).
Inchaço
Esta propriedade descreve o aumento do volume do solo após umedecimento. Como resultado, o solo aumenta de volume. Solo que contém muitos colóides incha; o inchaço é mais característico de solos argilosos. Solos com vermiculita e minerais semelhantes incham facilmente.
O inchaço é determinado em porcentagem de volume. O valor depende da qualidade e do número de colóides. Os cátions trocáveis afetam o inchaço. Se o solo contiver cátions 1-valentes (principalmente sódio), então o solo pode inchar em 120-150%; quando saturado com cátions 2 e 3-valentes, o solo praticamente não incha.
Encolhimento
Este conceito define a diminuição do volume do solo durante a secagem. O encolhimento é medido como uma porcentagem do volume resultante do original. O encolhimento depende das mesmas condições que o inchaço e é, por assim dizer, o processo inverso. Com grande encolhimento, o solo racha e as raízes das plantas são rasgadas.
Conectividade
A capacidade do solo de suportar a força que visa separar as partículas do solo.A coesão indica a resistência estrutural do solo. A propriedade depende da composição mineral e mecânica, composição de cátions, umidade, conteúdo orgânico e estrutura. Expresso em kg/cm2. Coesão significativa é inerente aos solos argilosos; o nível aumenta se o solo estiver saturado com íons de sódio.
Amadurecimento físico
A condição do solo quando pode ser facilmente processado é irregular e solta. A terra desmorona e não gruda nas máquinas agrícolas. Os solos arenosos e franco-arenosos amadurecem mais rapidamente e os argilosos são os que duram. A taxa de maturação física também depende do teor de húmus: quanto mais húmus houver, mais rápido o solo se tornará adequado para processamento.
Dureza
É determinado pela resistência do solo à penetração de vários objetos nele. A dureza é expressa em kg/cm2. Determinado por características inerentes à conectividade.
À medida que o nível de umidade diminui, a dureza aumenta. A presença de cálcio e magnésio reduz a dureza em uma ordem de grandeza em comparação com a dureza dos solos solonetz. Argilas e margas são duras, as arenosas são mais macias. A dureza determina outra propriedade – a resistividade, que revela a aptidão do terreno para o cultivo agrícola.
Com base na dureza, os solos são divididos em soltos (<10 kg/cm2), soltos (10-20), densos (20-30). Eles também distinguem entre denso (30-50), muito denso (50-100) e contínuo (>100 kg/cm2).Se o solo for muito duro, isso indica propriedades agrofísicas fracas.
Resistividade
É expresso pelo esforço que deve ser despendido para cortar a costura, virá-la e esfregar na superfície da ferramenta. É medido na faixa de 0,2 a 1,2 kg/cm2, é influenciado pela composição, densidade, umidade, composição de cátions, dureza, volume de matéria orgânica, estrutura.
Baixa resistência em solos leves, não saturados com sais, franco-arenosos e arenosos, maior em solos argilosos e salinos. Ao cultivar solo virgem e terras mal cuidadas, a resistência aumenta em 45-50% em relação aos campos arados.
Solos bem estruturados e com alto teor de húmus apresentam menor resistência do que aqueles com estrutura fraca e pouca camada de húmus.
As propriedades físicas e mecânicas do solo determinam as suas características, que afetam o valor da terra, principalmente para uso agrícola. As melhores propriedades são encontradas em solos poderosos, estruturais, com alto teor de húmus, bem arejados e moderadamente úmidos, de composição mecânica leve. Entre todos os tipos de solos, os chernozems são considerados os melhores de acordo com a maioria dos indicadores. Estas são as terras mais adequadas para uso agrícola, as mais férteis e produtivas.