O solo é uma substância única que cobre a maior parte da terra do nosso planeta com uma camada fina. Em diferentes áreas possui diferentes propriedades físicas e químicas e um componente biológico diferente. Informações sobre as principais propriedades do solo, os parâmetros físicos e químicos mais importantes serão úteis para veranistas, agricultores e simplesmente leitores curiosos.
Conceito de solo
A principal qualidade do solo, a mais importante para a Terra, é a fertilidade. Esta é a capacidade da camada superior de fornecer às sementes das plantas que nela caíram recursos para crescimento e desenvolvimento.Depende de vários factores e pode mudar sob a influência das condições naturais ou da actividade económica humana.
A fertilidade depende da proporção de substâncias minerais e orgânicas na camada superior do solo, da capacidade de absorver e reter umidade e de absorver oxigênio. Ao longo dos milénios do seu desenvolvimento, o homem aprendeu a melhorar a composição da terra; a formação artificial de uma camada fértil (aração, aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais) permitiu fornecer alimentos às pessoas e permitiu instalar-se em novas áreas.
Os conceitos de solo e solo são diferentes. Substâncias minerais (areia, argila, rochas) são a base do solo do local. Pode ser utilizado para construção, estradas e outros tipos de obras. Uma pequena percentagem de matéria orgânica torna essas terras inadequadas para cultivo e utilização na agricultura. O solo é geralmente chamado de terra de qualquer composição, solo - apenas sua parte fértil.
A principal substância mineral do solo afeta a fertilidade do solo, a variabilidade da composição do solo no local é alcançada pela adição de misturas de areia, turfa e matéria orgânica.
A correta aplicação sistemática de fertilizantes, a organização da irrigação, as escavações sazonais permitem tornar férteis áreas onde nada crescia, e o uso analfabeto de pesticidas, as violações do sistema de irrigação e a desertificação das terras devido às alterações climáticas tornam as áreas mais férteis do passado impróprio para a agricultura.
Composição mecânica
Partículas minerais são componentes importantes do solo. Eles podem ter diâmetros diferentes, partículas de tamanho idêntico formam uma fração. A predominância de certas partículas nas amostras de solo possibilitou o desenvolvimento de uma classificação dos solos. Há:
- arenoso;
- franco arenoso;
- argiloso;
- argiloso.
Cada variedade difere em sua capacidade de reter umidade e calor, respirabilidade e grau de dificuldade de cultivo.
As superfícies argilosas e argilosas são as mais difíceis de processar. A composição mecânica do solo no local é determinada de forma simples - você deve umedecer a amostra de solo e enrolá-la em uma “salsicha”:
- Se isso não puder ser feito, o solo do local é arenoso.
- Obtém-se uma “linguiça”, mas ela se desintegra rapidamente - é arenito.
- Quando você tenta enrolar o flagelo resultante em um anel, o solo se desintegra - há argila.
- O solo produz uma “salsicha” que pode ser enrolada em anel sem problemas – o solo é argiloso.
Variedades de solo arenito e argiloso requerem fertilização significativa. A areia aquece e esfria rapidamente e não retém bem a umidade. A argila retém perfeitamente o calor e a água. Ambos os tipos de solo requerem adição de grandes quantidades de matéria orgânica e regas reguladas.
Quais propriedades físicas ele possui?
Existem várias características físicas importantes do solo que determinam a sua fertilidade.
Fator de dever
Porosidade, porosidade ou porosidade é a quantidade de vazios entre as partículas mecânicas do solo e os agregados. Esses vazios são preenchidos com ar, água e as raízes das plantas entram neles. O ciclo de trabalho de 40-60% é ideal para plantas. O indicador é determinado em laboratório.
Existem ciclos de trabalho capilares e não capilares.Capilar determina o número de poros preenchidos com água, não capilar - com ar. A porosidade é um indicador único que determina a permeabilidade do solo à água e ao ar. Pode variar dependendo da umidade do solo.
Classificação
Este é o número de elementos mecânicos em uma amostra de solo completamente seca. A classificação pela distribuição do tamanho das partículas depende da proporção de areia física e argila física na amostra.
Densidade
É a massa de uma unidade de volume de solo absolutamente seco, tomada em sua composição natural. Depende da composição mecânica, granulométrica do solo e da quantidade de matéria orgânica. Diminui imediatamente após o impacto mecânico no solo (cavar, gradar, afrouxar), após algum tempo adquire valores estáticos. Os valores ideais são de 0,8 a 1.
Umidade
Este indicador determina a porcentagem de água em relação à massa de solo seco. Como o alagamento do solo leva à morte das lavouras, este indicador é muito importante: a umidade recomendada para vegetais é de 60-70%, gramíneas forrageiras - 70-80%, cereais - até 85%.
Dureza
O valor mostra a capacidade de compressão e cunhamento do solo (resistência à penetração de ferramentas mecânicas no solo). Medido com medidor de dureza, afeta a germinação das sementes, as condições hídricas, atmosféricas e térmicas durante o cultivo do local e a resistência durante o processamento da máquina.
Aderência
Determina a capacidade das partículas do solo de aderirem umas às outras e às peças da máquina durante o processamento. Afeta a qualidade do cultivo da terra, a produtividade das máquinas agrícolas e do pessoal de trabalho.
É claro que, na compra de uma casa de veraneio, costuma-se limitar-se a uma inspeção visual e às características do solo do território da parceria de jardinagem.A aquisição de grandes áreas para arrendamento ou posse não fica completa sem a solicitação de um exame de ciência do solo, que leva em consideração os parâmetros físicos, químicos e biológicos do solo.