O húmus é componente integrante dos solos, principal característica da fertilidade das terras agrícolas. Seu conteúdo determina o quão adequado o solo é para o cultivo de plantas. Vejamos o que é o húmus, como ele se forma, como difere do húmus e a classificação dos solos de acordo com seu conteúdo de húmus. Como a substância é utilizada na agricultura?
O que é húmus e como ele é formado?
O húmus é a substância orgânica mais importante do solo, que contém nutrientes utilizados pelas plantas.O volume de húmus no horizonte superior varia, a maior quantidade de húmus é encontrada nos chernozems.
A matéria do solo é formada por substâncias orgânicas e seus derivados e compostos organominerais. O processo de sua formação é denominado humificação, a substância acabada é formada a partir de matéria orgânica - resíduos vegetais apodrecidos.
A matéria orgânica é processada por microrganismos e animais do solo. Primeiro, os resíduos vegetais são processados pelas minhocas. Em seguida, a matéria orgânica semiprocessada é consumida pela microflora do solo, continuando a processá-la. Bactérias aeróbicas e anaeróbicas participam desse processo. Eles decompõem a matéria orgânica em compostos simples. A terra está cheia de minerais.
Existe uma ligação direta entre o número de habitantes do solo e a taxa de criação da camada de húmus. Quanto mais houver, mais rápido o húmus se forma. As minhocas não apenas digerem resíduos orgânicos, mas também soltam o solo, fazendo muitos movimentos nele.
Graças às substâncias húmicas, as plantas ativam o crescimento de todas as partes do corpo; o dióxido de carbono, que é formado durante a decomposição da matéria orgânica por bactérias anaeróbias, é utilizado pelas plantas nos processos respiratórios. O húmus é um bom agente fermentador; torna até o solo argiloso e denso mais solto e macio. Ao mesmo tempo, fortalece o solo, torna-o mais estruturado e reduz a erosão.
As substâncias em sua composição ligam-se aos componentes tóxicos, desativando-os, limitando sua propagação. Ao processar matéria orgânica, nutrientes básicos e adicionais são liberados e acumulados na camada de húmus.
Diferenças do húmus
A diferença é que o húmus é formado a partir do húmus na camada superior do solo ao longo de muitos anos. Acontece húmus a partir de resíduos vegetais e esterco animal.É uma massa homogênea, solta, leve, de cor semelhante à terra preta, podendo ser preta ou marrom. O bom húmus cheira a terra primaveril e contém uma grande quantidade de nutrientes e matéria orgânica.
Você também pode obter húmus artificialmente - coloque folhas, grama, galhos, esterco em uma pilha de compostagem, misture e deixe apodrecer. O húmus fresco é obtido pelo menos um ano após a colocação dos materiais; o húmus maduro é considerado se durar 2 a 3 anos. Uma vez aplicado ao solo, produz húmus após processamento adicional por bactérias.
Classificação dos solos de acordo com o teor de húmus
A classificação ocorre de acordo com o conteúdo deste importante componente do solo. O volume de húmus é expresso em porcentagem. Consideremos quanta substância húmica está contida nos solos usando o exemplo de diferentes tipos de chernozem.
Baixo húmus
Nesses solos, o conteúdo de matéria fértil varia entre 2-4%. Como resultado, o solo fica cinza ou cinza escuro. A fertilidade desses solos é a mais baixa entre os considerados, há pouco húmus neles, a umidade e o ar penetram menos bem e a velocidade dos microrganismos é reduzida.
Moderadamente húmus
Contém 4-6% de húmus na camada do solo. Esses solos apresentam maior fertilidade que o tipo anterior, são mais escuros e apresentam melhores características.
Húmus médio
Sob a influência de bactérias, 6 a 9% da substância se acumula na camada do solo. Esses solos são mais estruturados e apresentam boa permeabilidade à umidade e ao ar.
Húmus
A camada de húmus contém o maior teor da substância - de 9% e acima. Estas são as terras mais férteis e economicamente valiosas.Eles são de cor preta, aquecem bem e retêm bem os nutrientes das plantas.
Onde é usado?
O húmus, como componente do solo, é utilizado no cultivo de plantas, na agricultura e em terrenos privados. Determina em grande parte qual rendimento pode ser obtido usando técnicas agrícolas padrão.
Com o uso constante do solo, o teor de húmus diminui gradativamente, por isso precisa ser reposto. A restauração da fertilidade é conseguida adicionando húmus, colocando cobertura morta e aplicando fertilizantes. Essas medidas são necessárias, pois as plantas retiram muitos nutrientes, mas os frutos colhidos do solo não voltam para ele e a partir deles não se forma novo húmus.
Para que a substância húmus se forme mais rapidamente, é necessário utilizar outras medidas agrotécnicas no cultivo das plantas - o afrouxamento, que torna o solo mais macio e permite que o ar penetre nas raízes e seja utilizado pelos microrganismos para seu trabalho.
Para que as bactérias - principais conversoras de matéria orgânica - se multipliquem, é necessário aplicar não minerais, mas fertilizantes orgânicos e limitar o uso de agrotóxicos, principalmente os sintéticos, que afetam negativamente a microflora ao entrarem no solo.
O húmus é constantemente formado no solo; é um processo natural. A rapidez com que avança depende do clima, da vegetação e da atividade dos microrganismos do solo. Chernozems são considerados os mais húmus, mas seu conteúdo de húmus é desigual. Outros tipos de solo são inferiores aos chernozems em fertilidade, mas permanecem férteis o suficiente para uso na agricultura.