A fertilidade do solo depende de muitos fatores, mas é amplamente expressa na espessura e no estado da camada de húmus. Consideremos o papel do húmus, como ele é formado e como ele difere do húmus. Como usar no local e prepará-lo você mesmo, pode estragar, como armazená-lo corretamente, quais os cuidados para trabalhar com húmus no jardim.
O que é húmus e como ele é formado?
É uma substância orgânica de estrutura complexa, formada a partir de restos de origem vegetal e animal processados por insetos, vermes e microrganismos. Bactérias e insetos vivem na camada superior do solo, onde é formado o húmus. Quanto mais estiver no solo, quanto mais espessa for a camada, mais fértil ela será.
O húmus contém ácidos húmicos (substâncias contendo nitrogênio), que conferem ao solo uma cor escura. Existem também sais desses ácidos, que incluem nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio. Os seguintes compostos de húmus são ácidos fúlvicos - substâncias orgânicas contendo nitrogênio; ao contrário dos ácidos húmicos, eles são de cor clara.
O conteúdo de sais e ácidos varia em diferentes tipos de solo. Os solos com predominância de ácidos húmicos apresentam coloração escura, enquanto os solos com predominância de ácidos fúlvicos apresentam coloração amarelada.
Classificação dos solos de acordo com o teor de húmus
A espessura da camada de húmus não é a mesma em todos os solos. Você pode até saber pela cor. A camada mais espessa de húmus é encontrada em chernozems (0,4-0,8 m), que são formados por vegetação de estepe e estepe florestal.
Os solos de castanheiro são formados pela vegetação de estepes secas, a espessura da camada de húmus de 3-4% é de 0,15-0,25 m.A formação de húmus é mais lenta devido à menor quantidade de vegetação e seus resíduos que entram no solo.
A camada fértil de solos marrons não ultrapassa 0,1-0,15 m, a capacidade de húmus é de apenas 2%. Os solos de floresta cinzenta contêm 3-8% de húmus e são considerados mais férteis do que os solos sod-podzólicos e podzólicos formados sob florestas mistas e de coníferas. Os solos de Taiga contêm 5% de húmus a uma profundidade de meio metro e 2-3% a uma profundidade de 1 m.
Papel na natureza
As substâncias húmicas participam da formação do perfil do solo.As condições mais favoráveis para o crescimento e desenvolvimento das plantas são criadas na camada: as substâncias colam as partículas do solo em pedaços, melhorando assim a estrutura do solo e suas propriedades físicas. Essa camada é a mais nutritiva, nela se concentram macro e microelementos, que devido à mineralização da massa vegetal ficam à disposição das plantas. A quantidade de húmus afeta a intensidade dos processos químicos e biológicos que provocam o acúmulo de nutrientes no solo.
A cor escura da camada absorve melhor os raios solares, por isso o solo aquece mais rápido na primavera. Os solos ricos em húmus são caracterizados pela estrutura, boa absorção de calor, água e ar, os microelementos permanecem neles por mais tempo e, sob a influência da chuva e da neve derretida, são levados mais lentamente para as camadas inferiores.
É possível estragar tudo?
A formação da massa de húmus e seu acúmulo é um processo lento e demorado. Mas também existem factores que contribuem para a sua destruição: escavação do solo ou aração, um pequeno número de plantas deixadas a apodrecer e humidade irregular.
Diferenças do húmus
Húmus e húmus não são a mesma coisa. O húmus e o composto são obtidos a partir de resíduos vegetais podres e esterco. Os produtores de vegetais muitas vezes os fazem eles próprios para suas roças. O húmus pode vir de uma pilha de estrume ou de copas, grama, caules e carniça removida do jardim. O húmus bem apodrecido tem aparência de terra preta, é leve, homogêneo e tem cheiro de terra. O húmus é usado como fertilizante; as plantas respondem bem a ele. Somente com o tempo ele pode ser convertido em húmus quando processado por bactérias e minhocas.
Como e quando usar húmus
Para restaurar a fertilidade do solo após o cultivo das plantas, são necessárias adições regulares de nutrição de manutenção.Em condições naturais, a renovação e o acúmulo da camada de húmus ocorrem de forma constante e natural. No solo permanecem caules, folhas e frutos secos, que apodrecem gradativamente. No jardim, esse processo é ainda mais lento, já que é costume retirar todos os restos de plantas no outono.
Portanto, é necessário adicionar húmus ao jardim e à horta todos os anos, pelo menos uma vez por temporada. Gradualmente, será transformado em húmus. Nele se converte apenas matéria orgânica, os fertilizantes minerais não são adequados para melhorar a camada de húmus.
Auto-cozimento
Qualquer horticultor pode preparar húmus. Você precisa coletar as copas do jardim, restos de plantas, carniça, ervas daninhas e empilhá-los. Quaisquer resíduos vegetais e de cozinha (exceto carne e peixe) caberão na pilha de compostagem. O estrume dos herbívoros agrícolas: coelhos, cabras, porcos, vacas, cavalos também é colocado na pilha.
Os resíduos vegetais não devem conter patógenos e pragas, e as ervas daninhas não devem conter sementes. Não deve ser utilizado estrume proveniente de indivíduos doentes.
Todo o material apodrece rapidamente, a massa resultante contém todos os elementos úteis necessários às plantas. O húmus resultante ao longo do tempo é inofensivo, não contém substâncias tóxicas e não prejudica plantas, solo, insetos ou animais.
A pilha de compostagem deve estar localizada em sombra parcial ou sombra, e não em local aberto onde os raios solares a possam secar. Na primeira temporada, principalmente no verão, quando faz calor, precisa ser umedecido para que o processo de fermentação não pare. O húmus estará completamente pronto em 2 a 3 temporadas. Pode ser borrifado sob as plantas durante a estação ou na primavera.
Com base no nível de decomposição, o húmus preparado no jardim pode ser dividido em 4 tipos. Como identificá-los:
- Fresco, com apenas alguns meses, quase nunca é usado como fertilizante. O processo de mineralização ainda não foi concluído, podendo haver esporos de fungos, patógenos, larvas de pragas e sementes de ervas daninhas.
- Meio apodrecido, empilhado há pelo menos um ano. Pode ser utilizado para alimentação na forma seca ou líquida, apresenta-se como uma massa marrom-escura intercalada com resíduos vegetais não apodrecidos. É aplicado sob vegetais, árvores, arbustos, flores na primavera, verão e outono, e para escavações.
- O húmus podre é de cor escura, claro e friável. Nessa massa, todos os resíduos, mesmo aqueles que continham grande quantidade de celulose, como serragem e galhos, estavam completamente decompostos. Pode ser usado para alimentar qualquer cultura, inclusive tubérculos, pois contém menos nitrogênio do que a massa não apodrecida.
- O húmus com pelo menos 3 anos pode ser usado como fertilizante, cobertura morta ou aditivo ao substrato. Na aparência não difere da terra, tem a mesma cor, friabilidade e cheiro.
O húmus com mais de 3 anos começa a perder nutrientes e, consequentemente, benefícios para as culturas. Portanto, não vale a pena mantê-lo amontoado por mais tempo que esse período.
Armazenamento e precauções
A pilha de compostagem deve ser protegida contra ressecamento em dias quentes. Use filme, pedaços de feltro, ardósia. Se a evaporação for excessiva, a pilha precisa ser regada de vez em quando e virada com um forcado para permitir a entrada de ar.
Após umedecimento, certifique-se de que os fungos não se multipliquem na superfície.Boas condições para seu aparecimento e reprodução são alta umidade, ventilação insuficiente e condensação na superfície do material que cobre a pilha. O composto mofado não é adequado para ser colocado em canteiros de jardim.
Se o húmus não se esgotar durante a temporada, ele precisa ser preparado para armazenamento no inverno. A pilha ou compostor deve ser coberto com uma película grossa, folhas, ramos de abeto para não congelar no inverno. Assim que esquentar, abra novamente.
O húmus ou húmus é totalmente atóxico para os humanos, você pode trabalhar com ele sem roupas de proteção ou outros meios. Basta usar luvas normais de jardinagem para não sujar as mãos. Após o trabalho, lave-os com sabão.
O húmus preparado artificialmente é o fertilizante mais popular e acessível para os horticultores. Satura o solo com nutrientes, melhora sua estrutura e torna-o permeável ao ar e à umidade. A terra fica mais macia, mais arejada, não compacta tão rapidamente e não racha, o que é importante nas regiões onde predominam os solos argilosos e argilosos. Se você adicionar húmus aos canteiros de ano para ano, depois de apenas algumas temporadas poderá perceber como a produtividade das plantas aumentará, pois elas se desenvolvem corretamente em solos férteis e bem tratados.
Cuidar dos canteiros do seu jardim ficará mais fácil.Devido à estrutura do solo, o número de afrouxamentos, escavações e regas pode ser reduzido, e será liberado tempo, que pode ser gasto em outros trabalhos da fazenda. E o mais importante, ao adicionar húmus você pode manter a fertilidade do solo em um nível elevado.