A turfa é utilizada como combustível orgânico, fertilizante natural e barato para nutrição de plantas, como material de isolamento térmico e para outros fins. Consideremos como ocorre o processo de formação de depósitos, como e onde a turfa é extraída e em quais áreas da atividade humana ela é utilizada. Como é armazenado e transportado, onde estão localizados os depósitos de turfa na Rússia e no mundo.
Processo de formação de depósitos
A turfa é um fóssil formado a partir de restos de vegetação que se decompuseram em condições pantanosas.Nos pântanos, ocorre uma deposição gradual e contínua de matéria orgânica parcialmente decomposta, que lentamente se transforma em turfa, que se deposita na superfície.
O desenvolvimento de matérias-primas fósseis é feito em turfeiras, localizadas em vales de rios e bacias hidrográficas. A vegetação pantanosa depende do terreno e da concentração de sais minerais que entram nos pântanos com a precipitação e das águas subterrâneas. A turfa de pântanos altos é formada por musgos esfagno, amoras silvestres, algodoeiro, urze, de pântanos baixos - de juncos, musgos, amieiros e bétulas.
Visão geral das espécies
A vegetação das turfeiras forma o tipo de mineral: terras altas, terras baixas e transicionais. A composição é determinada por compostos químicos (são altamente solúveis em água), bem como pela presença de ácidos húmicos e fúlvicos, lignina, celulose e betume. Entre os elementos químicos predominam o silício, o ferro, o alumínio e o cálcio. A composição do resíduo de cinzas inclui cobre, manganês e outros microelementos valiosos, que são então utilizados pelas plantas para sua nutrição.
Como e onde a turfa é extraída?
A mineração de minerais é realizada de várias maneiras. O desenvolvimento industrial dos depósitos de turfa começa com a drenagem dos pântanos. A água é drenada através de canais escavados. O método de mineração mais comum é a fresagem. Uma técnica especial transforma a camada em migalhas finas. A massa resultante é seca agitando-a. Após a secagem, são empilhados, coletados e encaminhados para processamento. A massa é granulada ou prensada em pedaços.
A segunda opção para extração de minerais é o método escavador ou método granulado. Neste método, as matérias-primas são obtidas na forma de pedaços, e não em massa triturada.Como é feita a extração: o disco de uma máquina de extração de turfa é imerso na formação até uma profundidade de 0,5 m e levanta os pedaços cortados até a superfície. Dentro da máquina, a massa é comprimida e expelida. As peças são secas e enviadas para processamento.
Outro método, quase nunca utilizado, é o esculpido. As matérias-primas são extraídas manualmente, cortando-as com pás. Os tijolos são secos e também reciclados.
Onde é usado?
A principal área de utilização da turfa é a agricultura. O material é utilizado como fertilizante orgânico para todos os tipos de cultivos abertos e também em estufas. É utilizado como substrato para o cultivo de mudas e adicionado às misturas de solo.
Este material é poroso, leve, permeável ao ar e à umidade e contém elementos minerais e substâncias húmicas. Afrouxa o substrato, cria boas condições para a formação de raízes, permite que as plantas cresçam intensamente e sejam saudáveis. A turfa de reação neutra é usada como fertilizante. O ácido pode ser adicionado a culturas que preferem uma reação ácida do solo.
As minhocas são criadas em substrato de turfa e usadas para fazer composto. É colocado nos campos para melhorar as condições do solo, afrouxá-lo e amolecê-lo.
Além da agricultura, a turfa é utilizada na pecuária como material de cama. Para a indústria da construção, é utilizado na fabricação de placas e blocos de isolamento térmico. Eles retêm bem o calor no inverno e protegem contra a penetração de ruído.
A turfa é utilizada na indústria química para produzir celulose, betume, parafinas, ácidos húmicos, amônia, alcatrão, fenóis e outros materiais. É usado na metalurgia e na medicina e na fabricação de filtros para tratamento de águas residuais, impermeabilização de estruturas e captura de dióxido de carbono e compostos tóxicos do ar. A turfa continua a ser um recurso importante para a indústria energética e é utilizada como combustível em centrais eléctricas.
Armazenamento e transporte
Para armazenamento a longo prazo, a turfa é colocada em áreas abertas. A espessura e o tamanho das camadas de turfa são pequenos, isso é feito para que a turfa não aqueça e não entre em ignição espontaneamente. Não é permitido armazenar turfa cuja temperatura exceda 40 °C, a massa contém impurezas de semicoque, turfa granulada com mistura de madeira e grama seca. A turfa é transportada em gôndolas totalmente metálicas.
Depósitos na Rússia e no mundo
No Hemisfério Norte, a zona de depósitos de turfa se estende ao norte, da Sibéria Ocidental ao Oceano Atlântico. Na América do Norte, os depósitos fósseis estão localizados na parte nordeste do continente. O Hemisfério Norte contém 80% de todas as reservas de turfa, com o Canadá ocupando o primeiro lugar na produção e a Rússia em segundo.
No Hemisfério Sul, a turfa é extraída nas ilhas do Sudeste Asiático. Em termos de volume de matéria-prima extraída, as jazidas do sul são inferiores às do norte.