A turfa é conhecida como fertilizante e mineral de origem orgânica. É extraído e utilizado em diversas esferas da atividade humana. Vejamos o que é a turfa, suas propriedades, como é formada, como é extraída e onde estão localizadas as maiores reservas. Que tipos existem, como são classificados de acordo com suas características. Onde e com que finalidade é usado?
O que é turfa
A turfa está podre ou semi-podre e restos de plantas e animais comprimidos misturados com minerais.O mineral é encontrado em pântanos, sua formação requer umidade e deficiência de oxigênio. A composição contém restos de musgos esfagno e outras vegetações de pântano. O resíduo se deposita na superfície das turfeiras e depois se transforma em turfa, que é considerada uma rocha sedimentar.
A origem orgânica do fóssil permite que seja utilizado como fertilizante, combustível, material de isolamento térmico na construção, na produção de gás e para outros fins.
A turfa desempenha uma importante função ecológica, acumula produtos fotossintéticos e acumula carbono atmosférico, do qual contém 50-60%.
Os depósitos minerais estão localizados principalmente no Hemisfério Norte, na Rússia, Canadá, Inglaterra, países escandinavos e outros países europeus.
Propriedades básicas
A rocha solta consiste em resíduos vegetais incompletamente decompostos, produtos de decomposição de húmus e partículas minerais. A turfa fresca é úmida e contém muita água. O componente mineral determina o teor de cinzas do material. A cor, do marrom-amarelado ao marrom-escuro, depende do conteúdo quantitativo do húmus: quanto mais houver, mais escura será a massa.
Composição, condições de formação, propriedades - de acordo com estes critérios, a turfa é dividida em charnecas altas, transitórias e baixas. As maiores reservas são representadas pelo tipo de equitação. Em termos de acidez e teor de nutrientes, a turfa das terras baixas é superior à turfa das terras altas.
A densidade do fóssil depende da composição da matéria orgânica e dos minerais, do grau de decomposição, da umidade e do teor de cinzas. A massa é fracamente ligada, esfarela-se facilmente, é porosa, tem baixa dureza e pesa pouco quando seca.
Como é formado e extraído?
Plantas e organismos aquáticos que vivem em pântanos, lagos e reservatórios com baixo fluxo de água morrem e formam biomassa, que é parcialmente processada por bactérias em condições de alta umidade e falta de oxigênio. O que se obtém é depositado em camadas e prensado.
Tipos de turfa e suas características
A turfa é heterogênea, podendo ser classificada de acordo com diferentes critérios: grau de decomposição, natureza de ocorrência, método de extração, teor de cinzas.
De acordo com o grau de humificação
O grau de decomposição é determinado pelo tempo gasto na formação da turfa; de acordo com este indicador, fracamente decomposta (até 20% de massa sem estrutura composta por matéria orgânica e húmus), moderadamente (20-35%) e altamente decomposta (mais de 35%) do material são diferenciados. A composição contém restos de madeira, raízes, cascas de arbustos e árvores, agulhas de pinheiro caídas, plantas herbáceas, esfagno e musgos hipnum.
Por natureza de ocorrência
Eles são divididos em planícies, transição e terras altas. As terras baixas são formadas pela decomposição da vegetação que cresce ao longo dos leitos dos rios e ravinas. O grau de decomposição chega a 40%, úmido, rico em cinzas, contém 1% de fósforo, 3% de nitrogênio, enxofre e potássio (menos de 2%), até 60% de carbono. Transicional é a mesma turfa de várzea que ainda não completou sua formação. O grau de decomposição é de 25 a 35%.
O cavalo é formado durante a decomposição da vegetação característica da região, contém pouco cálcio, elementos cinzas e húmus. Contém 60-70% de umidade, o grau de decomposição é superior a 20%.
Por método de extração
Existem dois métodos principais: fresagem e hidráulico. No primeiro caso, a camada superficial dos depósitos é removida com máquinas especiais, recolhida, embalada ou prensada em tijolos. Com o método hidráulico, a matéria-prima é enchida com água, a massa líquida é bombeada e seca.
De acordo com o conteúdo de cinzas
O teor de cinzas é a proporção entre a massa que permanece após a calcinação da turfa e a massa seca total. A fonte dos elementos minerais são as plantas, a poeira, a umidade superficial e do solo. O teor de cinzas determina a direção de aplicação do material e para quais finalidades ele pode ser utilizado. A turfa é dividida em cinzas com baixo teor de cinzas (menos de 5%), cinzas médias (5-10%) e cinzas com alto teor de cinzas (menos de 50%).
Areas de aplicação
As terras baixas são usadas na agricultura como fertilizante e as terras altas são usadas como material de cobertura morta. Solta o solo, torna-o mais arejado, macio e leve, fornece nutrientes às plantas, o ácido pode ser usado para aumentar a acidez do solo alcalino. É utilizado como componente de substrato para flores, mudas e enraizamento de estacas, para fazer compostagem.
Briquetes para aquecimento e coque para usinas metalúrgicas são feitos de turfa. A partir dele, a indústria farmacêutica obtém álcool, ácidos, cera, preparações medicinais e carvão ativado.
A turfa é considerada um dos principais minerais.É extraído em diversos países e utilizado como matéria-prima para a produção de produtos para utilização em diversos ramos de atividade.