A turfa é uma rocha sedimentar que tem sido usada desde a antiguidade como valioso fertilizante orgânico e combustível. Pode melhorar as condições do solo no local, saturar o solo com húmus e elementos minerais e melhorar a permeabilidade ao ar e à água da camada fértil. Existem vários tipos de fertilizantes; as características da turfa de várzea serão discutidas mais adiante.
Descrição da turfa alta
Este é um fertilizante obtido pelo apodrecimento de restos de vegetação de pântano, musgo e agulhas de pinheiro. Formado em condições de alta umidade e deficiência de oxigênio. A turfa alta é chamada de turfa esfagno.Sua estrutura solta, alta capacidade de ar e umidade e excelente capacidade de filtragem permitem que seja usado como cobertura morta para clarear solos argilosos pesados.
A cobertura morta dos canteiros fornece aquecimento adicional, retém a umidade, protegendo o sistema radicular das plantas contra o ressecamento e aumenta a umidade e a respirabilidade do solo.
A turfa alta é altamente ácida, por isso é usada em solos alcalinos para tornar o solo neutro e aumentar sua fertilidade. A substância tem tonalidade marrom, estrutura fibrosa e contém poucas substâncias minerais e orgânicas em comparação com outras variedades. Portanto, decompõe-se lentamente, mantendo suas propriedades por muito tempo. Se necessário, o uso em solos ácidos é aplicado junto com cinza ou farinha de dolomita. A acidez do solo da região é verificada com tiras de tornassol.
Raramente usado como fertilizante independente. Usado com orgânicos e complexos minerais. A alta variedade é facilmente prensada em briquetes, não perde suas propriedades por muito tempo e é fácil de transportar. Utilizado como material isolante e filtrante.
Especificidades da planície
A peculiaridade da turfa das terras baixas é que ela se forma em pântanos em grandes profundidades. As plantas se decompõem quando expostas às águas subterrâneas com o mínimo de oxigênio. Existem 3 graus de decomposição: fraco, médio e forte. Uma variedade com alto grau de decomposição é a mais nutritiva para canteiros. O fertilizante é rico em matéria orgânica (até 70%) e tem aparência de terra preta. É utilizado para melhorar a composição de qualquer tipo de solo do local, exceto solo preto.
Importante: a turfa de várzea não é adequada para armazenamento a longo prazo, pois oxida rapidamente quando exposta ao oxigênio. Quando comprimido, não permite a boa passagem do ar. Esse tipo de fertilizante apresenta baixa acidez em relação ao tipo de topo.
A turfa Sphagnum é usada na superfície do solo (por exemplo, para cobertura morta), a variedade de planície é adicionada para escavar a uma profundidade de 25 centímetros. Misturada ao solo, a variedade de várzea melhora a qualidade do solo, saturando-o com húmus e microelementos (potássio, nitrogênio). O uso de turfa no local permite limpar o solo e a água de organismos patogênicos.
É adequado para uso em estufas, estufas e terrenos abertos. Não será benéfico em áreas ricas em matéria orgânica, não é aplicado em solos de chernozem. Ideal para uso em áreas argilosas e enriquece solos arenosos.
Qual é a diferença entre turfa alta e turfa baixa?
Existe uma diferença significativa entre os dois tipos de rochas sedimentares. Muitas vezes eles são extraídos em lugares diferentes. Portanto, o fertilizante é utilizado para diferentes fins:
- Ao introduzir a variedade de terras altas em solo ácido, é necessária a neutralização do solo. Para fazer isso, adiciona-se cal ao fertilizante. Não é adicionado à turfa de várzea.
- O tipo de várzea é mais rico em nutrientes, matéria orgânica e minerais.
- A turfa esfagno é melhor armazenada, decompõe-se mais lentamente, a turfa baixa deve ser usada 5 a 10 dias após a compra, a turfa alta pode ser armazenada por até um ano.
- O tipo alto é usado na superfície da terra, o tipo baixo é usado para cavar, para nutrir o solo por dentro.
- O tipo de topo desoxidado (neutralizado com cal) é usado para criar um substrato nutritivo para o cultivo de alface e flores de interior, e é usado em estufas e para “clarear” terrenos abertos.
A aplicação inadequada de fertilizantes pode prejudicar a área. Se houver um teor significativo de turfa no solo, é necessária rega adicional: a falta de umidade leva à aglomeração do solo, sua permeabilidade ao ar diminui e as plantas murcham e morrem.
Antes de fertilizar o local é necessário verificar a acidez do solo nos diferentes locais e o tipo de solo. O fertilizante é aplicado levando em consideração as diferenças entre os tipos de terras altas e de terras baixas.
Qualquer tipo de fertilizante pode beneficiar o local. Você não deve exagerar na quantidade ou esgotar o solo. Então os canteiros irão certamente deliciar-se com uma excelente colheita.