Jardineiros e jardineiros experientes preferem cultivar plantas cultivadas em solo preto e fértil. Mas a turfa, que se parece tanto com a terra preta, é usada por especialistas como cobertura e fertilizante. Então, qual é a diferença entre a turfa, que é útil na agricultura, e o chernozem, e como usar adequadamente esses dons naturais para o cultivo de frutas, vegetais e frutas silvestres, examinaremos mais detalhadamente.
O que é turfa
Para entender como usar a turfa em uma horta ou horta, é preciso entender de onde ela veio e em que consiste esse material natural.
A turfa, por definição, refere-se a minerais combustíveis extraídos em áreas pantanosas e altamente úmidas em zonas climáticas temperadas e do norte.
Tais depósitos são formados ao longo de séculos e milênios, acumulando minerais com energia combustível.
- A turfa das profundezas dos depósitos é chamada de planície, marrom escura ou preta, densa e pesada.
- A camada superior dos depósitos é chamada de camada superior, praticamente não contém minerais e é caracterizada por alto teor de ácidos. Este material é mais friável, colorido em tons amarelados acastanhados.
Ele passa por um processamento adequado antes de ser utilizado na agricultura. Devido à sua alta acidez, o mineral não é utilizado na sua forma pura.
Características após o tratamento:
- fica preto;
- a consistência é solta, quebradiça;
- a umidade penetra rapidamente no material natural, mas evapora com a mesma rapidez.
Os fertilizantes e fertilizantes à base de turfa contêm muitos compostos minerais.
Interessante! Um antigo escritor, poeta e cientista romano que viveu no século I dC, em suas obras e pesquisas, definiu a turfa como “terra combustível”.
Descrição do solo negro
O solo Chernozem inclui uma camada fértil de solo formada a partir da decomposição orgânica de plantas e animais com a ajuda de protozoários e organismos invertebrados durante um longo período de tempo.Esse solo contém nutrientes e minerais, uma quantidade neutra de ácidos e uma grande quantidade de matéria orgânica contendo nitrogênio.
Características do chernozem:
- a camada superior do solo é preta, os depósitos inferiores de chernozem são castanhos claros;
- a consistência é quebradiça, granular, às vezes com pequenos grumos;
- bem hidratado e respirável;
- sob a influência do sol e durante a seca, não se formam rachaduras e crostas na superfície do chernozem.
Este solo é utilizado sem preparação prévia para o cultivo de todos os tipos de plantas cultivadas.
Facto! O famoso cientista do solo V. Dokuchaev descreveu o chernozem como a ferrugem nobre da terra, sem a qual o processo de formação do solo é impossível.
Principais diferenças
Para saber como e quando usar turfa e terra preta, você precisa se familiarizar com as diferenças entre os materiais naturais.
Características | Chernozem | Turfa |
Propósito | O solo | Recurso mineral |
Método de origem | Decomposição de matéria orgânica vegetal e animal com a participação de microrganismos simples | Decomposição da matéria orgânica vegetal sob condições de deficiência aguda de oxigênio |
Descrição | A camada superior escura se transforma em tons mais claros em profundidade, devido ao teor de argila, pegajosa quando umedecida | Camadas da mesma tonalidade, quebradiças, lembram uma esponja quando umedecidas |
Propriedades básicas | Baixo nível de acidez, não propenso a autoignição | Mineral combustível, deixa cinzas após a combustão, alto teor de ácido |
Aplicações na agricultura | Como solo principal e universal para o cultivo de todos os tipos de plantas cultivadas | Unidade constituinte na fabricação de misturas de solo para filtração de água. |
Importante! Após o processamento, a turfa adquire a cor e a consistência da terra preta, que muitas vezes é aproveitada por vendedores inescrupulosos.
Propriedades
A turfa contém muitos minerais necessários para nutrir solos inférteis e pesados. Portanto, o mineral é utilizado para preparar fertilizantes, cobertura morta e misturas de solo. Mas não devemos esquecer que o material natural é uma substância combustível e autoinflamável, que ainda hoje é utilizada como portador de energia.
Diferença visual
Como distinguir a turfa do solo chernozem na prática:
- solo preto pesado, turfa leve;
- a consistência do solo é constituída por pequenos torrões e grãos, a turfa tem uma estrutura uniforme;
- os combustíveis fósseis têm muitos tons – do amarelo ao preto;
- a camada fértil do solo permanece sempre preta;
- Chernozem espremido nas mãos deixa uma sensação de gordura, a turfa se esfarela sem deixar vestígios.
Importante! Após a combustão da turfa, permanece uma pequena quantidade de cinzas. Depois que a terra preta queima, permanecem pedaços de argila.
O que é melhor escolher
A escolha entre uma substância inflamável e terra preta é feita com base na finalidade adicional dos materiais naturais. Solo fértil é escolhido como solo principal para o cultivo de diversas culturas. O mineral é usado apenas na forma diluída de 1/1 para misturas de solo, fertilização e cobertura morta.