Os caminhos entre os canteiros de um terreno pessoal não são apenas um elemento decorativo do projeto paisagístico do jardim, mas também uma necessidade prática. Graças aos caminhos equipados, em tempo chuvoso o jardineiro pode circular pelo local sem sujar os pés em solo encharcado. Antes de decidir quais caminhos podem ser feitos entre os canteiros, vale conhecer as vantagens e desvantagens de cada material e estudar o passo a passo da obra.
- Por que são necessários caminhos entre as camas?
- Critérios de seleção de materiais
- Com o que cobrir os caminhos?
- Pranchas
- Cortes de árvores
- Trilhos de borracha
- Plástico
- Tijolo
- Agrofabric
- Ruberoide
- Caminhos entre canteiros de brita
- Lajes para pavimento
- Gramado
- Concreto
- Aplicação de Resíduos
- De serragem
- De jornais e revistas
- Do composto
- Das tampas
Por que são necessários caminhos entre as camas?
Mais cedo ou mais tarde, todo proprietário de um terreno pessoal pensa em criar caminhos entre os canteiros. Se as plantas cultivadas são constantemente cultivadas na horta com a finalidade de colher frutos, então requerem cuidados agrotécnicos constantes, em qualquer clima. Porém, depois das chuvas, o solo sob os pés se afasta e a realização dos procedimentos normais traz problemas.
Se você escolher o material certo para criar caminhos no jardim, será possível cuidar das plantas em qualquer clima, e o processo de organização dos caminhos não exigirá muito tempo e esforço.
Segundo os jardineiros, os caminhos entre os canteiros permitem resolver vários problemas ao mesmo tempo:
- Livre-se das ervas daninhas. As ervas daninhas crescem constantemente nos caminhos e espalham sementes nos canteiros, por isso temos que capinar constantemente.
- Se você remover as ervas daninhas dos caminhos e deixar o solo aberto, depois de chover, o solo ficará encharcado e será difícil mover-se entre os canteiros. Além disso, a sujeira grudada nos sapatos se espalhará por todo o quintal e pelas áreas de utilidades e de convivência.
- A umidade evapora do terreno aberto muito mais rápido, o que afeta o desenvolvimento das plantas cultivadas.
- O principal local de trabalho do jardineiro são os caminhos entre os canteiros, ele se desloca por eles, realizando procedimentos agrotécnicos básicos. Se você criar caminhos convenientes, o processo de cuidar das plantas será simplificado várias vezes.
- Caminhos forrados com belos materiais criam uma vista atraente do local em qualquer clima.
Critérios de seleção de materiais
Antes de começar a organizar caminhos em seu jardim, você deve escolher o material apropriado.Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. Se você escolher o material errado, poderá prejudicar as plantas cultivadas e afetar a qualidade e a quantidade da colheita.
A superfície dos caminhos do jardim deve atender aos seguintes critérios:
- Segurança ambiental. O material com o qual se pretende fazer os caminhos não deve conter substâncias nocivas. Na primeira precipitação, eles penetrarão no solo e, consequentemente, nas plantas cujos frutos são consumidos pelo homem.
- Resistente à umidade e aos raios ultravioleta. Um revestimento que absorve facilmente a água não durará muito e, depois que a chuva cair, se transformará em uma massa disforme sob os pés. Além disso, o material não deve permitir a passagem da luz solar.
- Como os caminhos no jardim são geralmente colocados na primavera, o revestimento deve ser resistente às mudanças de temperatura e não desabar sob a influência do retorno das geadas.
- Resistência e durabilidade. Se um jardineiro planeja colocar uma cobertura entre os canteiros por mais de uma estação, adquira material durável e de alta qualidade que não precise ser substituído após o inverno.
- Respirabilidade. Muitos proprietários de terrenos particulares preferem um revestimento que permita a passagem do ar, caso em que não aparecerá podridão por baixo e não ocorrerão processos de decomposição bioquímica.
Hoje, existem diversas opções de materiais à venda para a construção de caminhos entre leitos, que vão desde geotêxteis até lajes de pavimentação.
Com o que cobrir os caminhos?
Vários materiais são usados para revestir os caminhos entre os canteiros; alguns durarão muito tempo, enquanto outros terão que ser substituídos a cada estação.
Pranchas
Um dos materiais mais acessíveis para caminhos são as tábuas de madeira, que servem para criar decks no jardim. A vantagem dessa cobertura é que no final da temporada são retiradas do local e guardadas em uma despensa, e com a chegada da primavera são novamente colocadas no jardim.
Porém, a madeira tem medo da umidade e rapidamente se torna inutilizável sob sua influência, por isso as tábuas são pré-tratadas com uma impregnação especial hidrorrepelente. Para prolongar a vida útil do revestimento, ele não é colocado diretamente no solo, mas por baixo é colocada uma almofada para que as tábuas não entrem em contato com o solo. Outra desvantagem desta opção é que colônias inteiras de pulgões e caracóis se instalam sob as tábuas, o que prejudica a colheita.
Para criar uma almofada utiliza-se cascalho e areia, que são dispostos em camadas sobre geotêxteis pré-cobertos e compactados.
Cortes de árvores
Os caminhos feitos a partir de cortes de madeira parecem originais e cativantes no jardim, mas antes de colocar o material é necessário prepará-lo adequadamente. Para o corte utilizam-se árvores como a faia, o lariço ou o carvalho, também se podem pegar árvores coníferas, mas esses caminhos duram muito menos, mesmo apesar da presença de resina no material.
O trabalho na criação de caminhos a partir de cortes de serra consiste em várias etapas:
- Preparação de materiais. Cada corte é limpo de casca e a parte superior revestida com impregnação, que evita o apodrecimento. O corte inferior, que ficará no solo, é tratado com betume.
- Preparando a trincheira. Cave uma vala 15 cm mais profunda que a altura dos cortes de madeira. Uma película impermeabilizante é colocada no fundo e uma camada de cascalho é derramada.
- Instalação de cortes de serra.Os cortes preparados são colocados sobre um leito de areia ou cascalho, e os vazios entre eles são semeados com grama ou preenchidos com cascalho fino.
Trilhos de borracha
Os trilhos de borracha não apenas permitem que você se livre das ervas daninhas, mas também têm uma série de outras vantagens:
- durabilidade e resistência ao desgaste - com uso adequado, os caminhos duram até 10 anos;
- superfície antiderrapante - o material é revestido com uma substância especial, para que mesmo depois da chuva seus pés não escorreguem;
- imunidade à luz solar e às mudanças de temperatura;
- ausência de poças - graças à estrutura especial, a água não fica estagnada na superfície, mas penetra no solo.
Os trilhos de borracha estão à venda em rolos e em ladrilhos individuais, no primeiro caso o jardineiro tem a oportunidade de cortar de forma independente o revestimento nos fragmentos que necessita.
Plástico
Painéis de plástico são adquiridos na loja e colocados sobre um leito de cascalho pré-preparado. No entanto, alguns jardineiros criam caminhos a partir de garrafas plásticas entre os canteiros. Este método tem prós e contras. A vantagem é que você não precisa gastar dinheiro na compra do material, além disso, a combinação de diferentes tonalidades permite criar um design individual. Porém, antes de começar a arrumar os caminhos, vale considerar que o trabalho leva bastante tempo.
A criação de caminhos a partir de garrafas plásticas inteiras é realizada de acordo com as seguintes instruções:
- Usando uma corda e estacas, marque os limites do caminho futuro e cave uma vala (com duas pás).
- É feita a cofragem e o fundo da vala é coberto com geotêxteis.
- Despeje uma camada de areia, umedeça levemente e compacte.
- Depois disso, todas as garrafas são enchidas com areia e fechadas com tampas.
- As garrafas são colocadas sobre a almofada em qualquer ordem e os vazios são preenchidos com argamassa de cimento.
Tijolo
Um material como o tijolo é caracterizado por alto desempenho e preço acessível, por isso é frequentemente utilizado por jardineiros para arranjar caminhos no jardim. Os tijolos são usados inteiros ou triturados em pequenos pedaços. No entanto, neste último caso, dificultará a escavação do jardim se o proprietário do terreno decidir fazer um canteiro no lugar do caminho.
Agrofabric
O agrofabric raramente é usado pelos jardineiros como material independente para caminhos entre canteiros. Em primeiro lugar, é bastante caro, então você terá que destinar uma grande quantia para o arranjo e, em segundo lugar, mesmo apesar de sua relativa resistência, a estrutura do tecido será danificada com o caminhar constante. O Agrofabric é usado para criar um substrato na disposição de caminhos feitos de um material mais durável.
Ruberoide
Este material também é utilizado como piso sob o caminho, raramente sendo utilizado como opção independente. Porém, se o jardineiro precisar facilitar a aproximação dos canteiros por um curto período de tempo, então você pode colocar as velhas telhas de feltro que ficaram na fazenda.
Caminhos entre canteiros de brita
Uma das maneiras mais fáceis de criar caminhos no jardim é usar pequenos entulhos. Está espalhado nos locais onde está prevista a movimentação no local, após a retirada da camada de grama.
Lajes para pavimento
Se o proprietário do terreno quiser criar uma cobertura durável entre os canteiros, pode-se traçar os caminhos com lajes de pavimentação. É conveniente deslocar-se sobre este revestimento em qualquer clima e também evita a germinação de ervas daninhas.Porém, é importante fazer uma almofada adequada para esse material. O fundo da vala é forrado com geotêxtil e por cima é despejada areia, umedecendo-a com água e compactando-a.
Gramado
Os caminhos do jardim semeados com grama parecem esteticamente agradáveis, mas exigem manutenção constante, que inclui regar e cortar a grama. A grama cortada é usada para cobertura morta. Se você semear o caminho densamente, a maioria das ervas daninhas não conseguirá romper o tapete de grama; caminhar por esses caminhos é conveniente e, na próxima temporada, se necessário, canteiros podem ser feitos em seu lugar.
Concreto
Apesar de sua durabilidade, esse material raramente é utilizado no jardim. Isso porque se o jardineiro quiser reconstruir o terreno, desmontar os caminhos exigirá muito tempo e esforço. Porém, o concreto também apresenta vantagens sobre outras opções - baixo custo, capacidade de fabricar qualquer formato e tamanho com fôrma adequada, resistência, durabilidade e resistência ao gelo.
Aplicação de Resíduos
Se os caminhos entre os canteiros forem criados para uma temporada, é possível se contentar com materiais improvisados, o que economizará dinheiro.
De serragem
Você também pode preencher os caminhos com serragem, mas é preciso lembrar que eles tendem a acidificar o solo. Recomenda-se deixar a matéria orgânica repousar por um ano, se for para uso imediato tratar a serragem com uréia e cinza.
De jornais e revistas
Se for necessário fazer caminhos entre os canteiros, o trabalho começa com a capina da grama. Os jornais são colocados no chão em várias camadas para que não fiquem moles com a chuva, deve-se colocar areia, serragem ou pequenos entulhos por cima.Este material permite livrar-se das ervas daninhas, pois elas não crescem através das camadas de jornais. O uso de tais meios improvisados permite organizar caminhos de maneira econômica, sem a compra de materiais adicionais.
Do composto
Esta técnica permite não só arranjar caminhos, mas também saturar o solo com componentes úteis necessários às plantas. Primeiro, as ervas daninhas são arrancadas e camadas de palha, serapilheira e grama cortada são colocadas no solo descoberto. Este material é caracterizado pelo aumento da permeabilidade ao ar e à água, além disso, nele vivem vermes e bactérias benéficas, que soltam o solo. Mesmo um jardineiro inexperiente pode fazer caminhos de composto com as próprias mãos, sem o uso de ferramentas especiais.
Das tampas
Se você usar tampas multicoloridas de garrafas plásticas para os caminhos, não precisará gastar dinheiro na compra de material, além disso, os caminhos terão não apenas uma função prática, mas também decorativa.
Os geotêxteis são colocados no fundo da vala e sobre ela é colocada uma camada de areia. As tampas são instaladas aleatoriamente e os vazios entre elas são preenchidos com cascalho fino. Não é recomendável preencher as lacunas com concreto, pois será difícil desmontá-lo posteriormente.